Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Jhonathan Lima de
dc.date.accessioned2024-04-02T03:02:05Z
dc.date.available2024-04-02T03:02:05Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jhonathan Lima de. O uso de experimentos gravados no ensino de Química. 2018. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1260
dc.description.abstractThe present work investigated the use of recorded experiments in the teaching of chemistry and its contributions to the teaching-learning process of chemistry concepts, analyzing the importance of methodological aspects in the use of videos. Therefore, it locates and defines ICTs in education as conceptual reference categories for carrying out the work; digital resources; videos; experimentation; and the teaching of chemistry. This is a qualitative research of experimental nature that involves students of the public school system in the municipality of Rio Formoso / PE. The subjects of the research were freshmen students of three different classes, and the chemistry teacher. The classes were divided into 3 groups: the Experimental Group (GE), in which the methodology privileges the use of videos with recorded experiments in articulation with a methodology built for this purpose; the Control Group (CG), which experienced only the exposure of the videos, without a differentiated methodological approach; and the Complementary Control Group (GCC), in which chemistry classes were exempted from these variables. Considering this, we tried to evaluate the results in the students' performance in the different approaches during the development of the interventions. For data collection purposes, pre-tests and post-tests were used as instrument in each intervention; in addition to a semi-structured interview with the teacher. The results indicate that the use of videos with recorded experiments assists in the acquisition of chemistry conceptual knowledge. However, when teacher intervention is planned and organized in a pedagogically based didactic sequence student performance is significantly better compared to situations in which such variables are not present. The debate and reflection of the video promote a positive effect on learning, favoring the construction of meaningful learningpt_BR
dc.format.extent115 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de experimentos gravados no ensino de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2962474011925402pt_BR
dc.contributor.advisor1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee3Botelho, Priscilla de Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp//lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726131898191970pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou o uso de experimentos gravados no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química, analisando a importância dos aspectos metodológicos na utilização de vídeos. Para tanto, situa e define como categorias conceituais de referência para realização do trabalho as TICs na educação; recursos digitais; vídeos; experimentação; e o ensino de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter experimental envolvendo estudantes de uma escola da rede estadual no município de Rio Formoso/PE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de três turmas do 1o ano do ensino médio, além da docente de química. As turmas, foram divididas em 3 (três) grupos: o Grupo Experimental (GE), onde a metodologia privilegia a utilização de vídeos com experimentos gravados em articulação com uma metodologia construída pare este fim; o Grupo Controle (GC), que vivenciou apenas a exposição dos vídeos, sem uma abordagem metodológica diferenciada; e o Grupo Controle complementar (GCC), em que as aulas de química foram isentas dessas variáveis. Com isso, buscou-se avaliar os resultados no desempenho dos estudantes nas diferentes abordagens no desenvolvimento das intervenções. A coleta de dados utilizou como instrumento pré-testes e o pós-testes em cada intervenção, além de uma entrevista semiestruturada com a docente. Os resultados indicam que o uso de vídeos com experimentos gravados auxilia na aquisição dos saberes conceituais química. Porém, quando a intervenção docente é planejada e organizada em uma sequência didática pedagogicamente fundamentada o desempenho dos estudantes é expressivamente melhor em comparação com as situações em que tais variáveis não estão presentes. O debate e a reflexão do vídeo promovem um efeito positivo na aprendizagem, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples