Ciência forense no ensino de Química como laboratório alternativo
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Data
2022-12-21Autor
Carvalho, Hemerson Barros Levino de
http://lattes.cnpq.br/1680185920224426
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Este trabalho descreve Ciência forense como ela pode ser descrita como uma atividade que dá suporte as investigações que se referem a crimes, por outro lado, a ciência forense também é capaz de apontar o envolvimento do Ensino de Química enquanto ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, como um tema complementar no processo educacional, manifestando a evidente aplicação dos conceitos químicos. Tendo em vista a compreensão de uma proposta de abordagem experimental alternativa tornando-se um instrumento eficaz na sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é despertar a curiosidade dos estudantes pelo estudo da química, onde é possível utilizar a experimentação e contextualização dos conceitos químicos e relacioná-los aos conteúdos de química. Foram feito três experimentos extração do DNA de frutas, coleta de impressão digital com pó de grafite e cromatografia de tintas de duas marcas de canetas, assim por intermédio dos experimentos são abordados os conteúdos relacionados com as práticas: solubilidade, polaridade, funções químicas e separação de misturas, tendo em vista com o intuito de contribuir ao ensino-aprendizado dos alunos
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