Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Hemerson Barros Levino de
dc.date.accessioned2024-03-16T14:11:29Z
dc.date.available2024-03-16T14:11:29Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.identifier.citationCARVALHO, Hemerson Barros Levino de. Ciência forense no ensino de Química como laboratório alternativo. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1236
dc.description.abstractThis work describes forensic science as it can be described as an activity that supports investigations that refer to crimes, on the other hand, forensic science is also able to point out the involvement of Chemistry Teaching as a tool for the teaching- learning, as a complementary theme in the educational process, manifesting the evident application of chemical concepts. With a view to understanding a proposal for an alternative experimental approach, becoming an effective instrument in the classroom. Thus, the objective of this work is to arouse the students' curiosity for the study of chemistry, where it is possible to use experimentation and contextualization of chemical concepts and relate them to chemistry contents. Three experiments were carried out: fruit DNA extraction, fingerprint collection with graphite powder and ink chromatography of two brands of pens. of mixtures, with a view to contributing to the teaching and learning of studentspt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica legalpt_BR
dc.subjectCiência forensept_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem experimental - Químicapt_BR
dc.titleCiência forense no ensino de Química como laboratório alternativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680185920224426pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gilson Bezerra da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0120654118821540pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gouveia, Marcos Juliano
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004260390846288pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gilson Bezerra da
dc.contributor.referee2Morais, Bruno Anderson de
dc.contributor.referee3Santos, Jonh Anderson Macêdo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0120654118821540pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799588947200945pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352755253464410pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve Ciência forense como ela pode ser descrita como uma atividade que dá suporte as investigações que se referem a crimes, por outro lado, a ciência forense também é capaz de apontar o envolvimento do Ensino de Química enquanto ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, como um tema complementar no processo educacional, manifestando a evidente aplicação dos conceitos químicos. Tendo em vista a compreensão de uma proposta de abordagem experimental alternativa tornando-se um instrumento eficaz na sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é despertar a curiosidade dos estudantes pelo estudo da química, onde é possível utilizar a experimentação e contextualização dos conceitos químicos e relacioná-los aos conteúdos de química. Foram feito três experimentos extração do DNA de frutas, coleta de impressão digital com pó de grafite e cromatografia de tintas de duas marcas de canetas, assim por intermédio dos experimentos são abordados os conteúdos relacionados com as práticas: solubilidade, polaridade, funções químicas e separação de misturas, tendo em vista com o intuito de contribuir ao ensino-aprendizado dos alunospt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples