Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Keith Alves
dc.date.accessioned2024-03-15T03:26:52Z
dc.date.available2024-03-15T03:26:52Z
dc.date.issued2022-05-26
dc.identifier.citationRIBEIRO, Keith Alves. Educação sexual e o ensino de ciências: análise do uso de anticoncepcionais a partir de uma proposta didática interdisciplinar direcionada às estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1231
dc.description.abstractSexuality has been present in the individual's life since his birth, and accompanies him throughout his life. Sexuality involves all forms of seeking and experiencing pleasure. The process of sexuality development is influenced by external stimuli from the social environment of the individual. In view of this, we highlight the importance of studying the themes related to sexual education in the classroom, since in adolescence young people are knowing their body and desires. Thus, this study aimed to answer the following problem, which is the understanding of high school students about Sexual Education, Science Education, the use of contraceptives as well as the consequences and effects of this use. The methodology of this work consists in the application of a didactic sequence based on the Kelly Cycle Experience involving the theme of the use of contraceptive methods, through a didactic intervention carried out in high school of the Federal Institute of Pernambuco-Campus Barreiros. Bardin Content Analysis was used to treat the results. The application of the project helped the adolescents to know more about the difference in sex and sexuality, to understand the importance of using contraceptive methods, besides knowing how they work in their body. In view of the knowledge acquired with this research, health actions aimed at the prevention of side effects related to the misuse of Oral Contraceptives have been suggestedpt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação sexual para adolescentespt_BR
dc.subjectAdolescentes - Comportamento sexualpt_BR
dc.subjectAnticoncepcionaispt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescentes (Meninas) - Uso de medicamentospt_BR
dc.titleEducação sexual e o ensino de ciências: análise do uso de anticoncepcionais a partir de uma proposta didática interdisciplinar direcionada às estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122006326960068pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Verônica Maria do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037192300336635pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Azevedo, Jardiene Manuela Santos da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Verônica Maria do
dc.contributor.referee2Melo, Hélida Maria Gomes de
dc.contributor.referee3Celestino, Francisca Adriana Correia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037192300336635pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshtttp//lattes.cnpq.br/0533917462543804pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/0197709546242411pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
dc.description.resumoA sexualidade está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento, e o acompanha durante toda sua vida. A sexualidade envolve todas as formas de busca e vivência do prazer. O processo de desenvolvimento da sexualidade sofre influências de estímulos externos vindos do meio social do indivíduo. Diante disto, destaca-se a importância do estudo das temáticas relacionadas a educação sexual em sala de aula, visto que na adolescência os jovens estão conhecendo seu corpo e seus desejos. Desta forma, este trabalho objetivou responder a seguinte problemática, qual a compreensão das estudantes do Ensino Médio sobre a Educação Sexual, o Ensino de Ciências, o uso de anticoncepcionais bem como às consequências e os efeitos deste uso. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática baseada na Experiência do Ciclo de Kelly, envolvendo a temática do uso dos métodos contraceptivos, por meio de uma intervenção didática realizada no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco-Campus Barreiros. Para tratamento dos resultados foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin. A aplicação do projeto auxiliou as adolescentes a conhecer mais sobre a diferença de sexo e sexualidade, a entender a importância do uso de métodos contraceptivos, além de saberem como estes funcionam em seu corpo. Diante do conhecimento adquirido nesta pesquisa, foram sugeridas ações de saúde dirigidas para a prevenção dos efeitos colaterais relacionados ao uso indevido de anticoncepcionais oraispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples