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dc.creatorSilva, Renata Cristina Lopes da
dc.date.accessioned2024-03-14T01:40:46Z
dc.date.available2024-03-14T01:40:46Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.identifier.citationSILVA, Renata Cristina Lopes da. Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1229
dc.description.abstractBrazil, the fifth largest country in the world in terms of territory and population, is one of the countries that generate the most solid waste and most of this waste is not properly disposed of, thus generating a huge environmental and social problem. The present work deals with a brief review of the literature on the importance of environmental education and solid waste disposal in schools. Thus, interventions carried out by different authors in some Brazilian teaching institutions were analyzed, addressing the issue of environmental education and the disposal of solid waste for the school community. Furthermore, it also deals with the importance of Environmental Education in schools so that children and young people become aware of the future of the planet. The Federal Constitution guarantees that we all have the right to an ecologically balanced environment, an asset for common use by the people and essential to a healthy quality of life, imposing on the Public Power and the community the duty to defend and preserve it for the present and future generations, but unfortunately this is not enough to guarantee this fundamental right. The school community is a fundamental part of this fight to preserve the future of the planet. Lectures and workshops are held in many schools across Brazil where children and young people learn and become aware of how to properly dispose of such waste and take advantage of it to give it another ecologically correct purpose, helping to preserve the environmentpt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos - Descartept_BR
dc.subjectMeio ambiente e cidadaniapt_BR
dc.subjectConscientização ambiental - Escolaspt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Preservaçãopt_BR
dc.titleResíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571411859178281pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Morais, Bruno Anderson de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799588947200945pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.referee2Morais, Bruno Anderson de
dc.contributor.referee3Monteiro, Rubens Teles
dc.contributor.referee4Ramos, Sérgio Murilo Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799588947200945pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8279982919278883pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391025786760593pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO Brasil, quinto maior país do mundo em território e população, é um dos países que mais geram resíduos sólidos e a maior parte desses resíduos não são corretamente descartados, gerando assim, um enorme problema ambiental e social. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da educação ambiental e o descarte de resíduos sólidos no âmbito escolar através de uma breve revisão da literatura. Desse modo, foram analisados trabalhos que abordaram intervenções sobre o tema educação ambiental e o descarte de resíduos sólidos na comunidade escolar por diferentes autores. Dentro das discussões foi analisado e discutido a importância da Educação Ambiental nas escolas para que as crianças e jovens se tornem cidadãos críticos. A Constituição Federal garante que todos temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, mas, infelizmente, isso não é suficiente para garantir esse direito fundamental. A comunidade escolar é peça fundamental nessa luta para preservar o futuro do planeta. Palestras e oficinas são realizadas em muitas escolas pelo Brasil onde crianças e jovens aprendem e se conscientizam a descartar corretamente tais resíduos e aproveitá-los para dar a eles uma outra finalidade ecologicamente correta, ajudando a preservar o meio ambientept_BR


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