dc.creator | Silva, Renata Cristina Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T01:40:46Z | |
dc.date.available | 2024-03-14T01:40:46Z | |
dc.date.issued | 2022-12-20 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Renata Cristina Lopes da. Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1229 | |
dc.description.abstract | Brazil, the fifth largest country in the world in terms of territory and population, is one of the countries that generate the most solid waste and most of this waste is not properly disposed of, thus generating a huge environmental and social problem. The present work deals with a brief review of the literature on the importance of environmental education and solid waste disposal in schools. Thus, interventions carried out by different authors in some Brazilian teaching institutions were analyzed, addressing the issue of environmental education and the disposal of solid waste for the school community. Furthermore, it also deals with the importance of Environmental Education in schools so that children and young people become aware of the future of the planet. The Federal Constitution guarantees that we all have the right to an ecologically balanced environment, an asset for common use by the people and essential to a healthy quality of life, imposing on the Public Power and the community the duty to defend and preserve it for the present and future generations, but unfortunately this is not enough to guarantee this fundamental right. The school community is a fundamental part of this fight to preserve the future of the planet. Lectures and workshops are held in many schools across Brazil where children and young people learn and become aware of how to properly dispose of such waste and take advantage of it to give it another ecologically correct purpose, helping to preserve the environment | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos - Descarte | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente e cidadania | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental - Escolas | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Preservação | pt_BR |
dc.title | Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8571411859178281 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Morais, Bruno Anderson de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0799588947200945 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.referee2 | Morais, Bruno Anderson de | |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Rubens Teles | |
dc.contributor.referee4 | Ramos, Sérgio Murilo Sousa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0799588947200945 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8279982919278883 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1391025786760593 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil, quinto maior país do mundo em território e população, é um dos países que mais geram resíduos sólidos e a maior parte desses resíduos não são corretamente descartados, gerando assim, um enorme problema ambiental e social. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da educação ambiental e o descarte de resíduos sólidos no âmbito escolar através de uma breve revisão da literatura. Desse modo, foram analisados trabalhos que abordaram intervenções sobre o tema educação ambiental e o descarte de resíduos sólidos na comunidade escolar por diferentes autores. Dentro das discussões foi analisado e discutido a importância da Educação Ambiental nas escolas para que as crianças e jovens se tornem cidadãos críticos. A Constituição Federal garante que todos temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, mas, infelizmente, isso não é suficiente para garantir esse direito fundamental. A comunidade escolar é peça fundamental nessa luta para preservar o futuro do planeta. Palestras e oficinas são realizadas em muitas escolas pelo Brasil onde crianças e jovens aprendem e se conscientizam a descartar corretamente tais resíduos e aproveitá-los para dar a eles uma outra finalidade ecologicamente correta, ajudando a preservar o meio ambiente | pt_BR |