A importância da educação no sistema prisional brasileiro: uma breve revisão da literatura
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-20Autor
Arruda, Marlon Bruno Santos de
http://lattes.cnpq.br/6091446099103842
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura utilizando uma metodologia de estudo exploratória e descritiva, buscando relacionar a importância da educação inserida no sistema prisional brasileiro e sua relevância no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Esta análise torna-se importante, pois, o sistema prisional e a ressocialização são temas bastante relevantes e estão em discursão a bastante tempo. Este artigo, tem como objetivo geral analisar a utilização do ensino de ciências no sistema carcerário brasileiro como um fator importante para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Os objetivos específicos são: Refletir sobre a aplicação das garantias existente na legislação brasileira sobre educação das pessoas privadas de liberdade, como funciona o processo de ensino aprendizagem em escolas estabelecidas dentro das unidades prisionais, quais as metodologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem pelos docentes de ciências da natureza, qual o nível de interesse dos reeducandos em retornar aos estudos e quais as dificuldades encontradas pelos docentes e discentes na implantação e desenvolvimento deste processo. Este estudo se baseia em pesquisas bibliográficas sobre o tema, a partir do qual foi possível chegar à conclusão que o processo educacional no sistema prisional enfrenta diversas dificuldades e limitações, entretanto, compreende-se como fundamental em um processo complexo de ressocialização
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: