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dc.creatorArruda, Marlon Bruno Santos de
dc.date.accessioned2024-03-13T00:45:36Z
dc.date.available2024-03-13T00:45:36Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.identifier.citationARRUDA, Marlon Bruno Santos de. A importância da educação no sistema prisional brasileiro: uma breve revisão da literatura. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1226
dc.description.abstractThis article presents a literature review using an exploratory and descriptive study methodology, seeking to relate the importance of education inserted in the Brazilian prison system and its relevance in the process of resocialization of people deprived of liberty. This analysis becomes important, as the prison system and resocialization are very relevant topics and have been under discussion for a long time. This article has the general objective of analyzing the use of science teaching in the Brazilian prison system as an important factor for the resocialization of people deprived of liberty. The specific objectives are: To reflect on the application of the existing guarantees in the Brazilian legislation on education of people deprived of liberty, how the teaching-learning process works in schools established within prison units, what methodologies are applied in the teaching-learning process by teachers of natural sciences, what is the level of interest of re-educated students in returning to their studies and what are the difficulties encountered by teachers and students in the implementation and development of this process. This study is based on bibliographic research on the subject, from which it was possible to reach the conclusion that the educational process in the prison system faces several difficulties and limitations, however, it is understood as fundamental in a complex process of resocializationpt_BR
dc.format.extent10 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEducação - Sistema penitenciário - Brasilpt_BR
dc.subjectSistema penitenciário - Ressocializaçãopt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Estatuto legal, leis, etc.pt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Ressocializaçãopt_BR
dc.titleA importância da educação no sistema prisional brasileiro: uma breve revisão da literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091446099103842pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Morais, Bruno Anderson de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799588947200945pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.referee2Morais, Bruno Anderson de
dc.contributor.referee3Monteiro, Rubens Teles
dc.contributor.referee4Ramos, Sérgio Murilo Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799588947200945pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8279982919278883pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391025786760593pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma revisão de literatura utilizando uma metodologia de estudo exploratória e descritiva, buscando relacionar a importância da educação inserida no sistema prisional brasileiro e sua relevância no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Esta análise torna-se importante, pois, o sistema prisional e a ressocialização são temas bastante relevantes e estão em discursão a bastante tempo. Este artigo, tem como objetivo geral analisar a utilização do ensino de ciências no sistema carcerário brasileiro como um fator importante para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Os objetivos específicos são: Refletir sobre a aplicação das garantias existente na legislação brasileira sobre educação das pessoas privadas de liberdade, como funciona o processo de ensino aprendizagem em escolas estabelecidas dentro das unidades prisionais, quais as metodologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem pelos docentes de ciências da natureza, qual o nível de interesse dos reeducandos em retornar aos estudos e quais as dificuldades encontradas pelos docentes e discentes na implantação e desenvolvimento deste processo. Este estudo se baseia em pesquisas bibliográficas sobre o tema, a partir do qual foi possível chegar à conclusão que o processo educacional no sistema prisional enfrenta diversas dificuldades e limitações, entretanto, compreende-se como fundamental em um processo complexo de ressocializaçãopt_BR


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