dc.creator | Silva, José Lucian Feitoza da | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T21:08:41Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T21:08:41Z | |
dc.date.issued | 2024-02-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, José Lucian Feitoza da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Mankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custo. 13 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1222 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to present some proposals for the construction of the
ethnomathematical game Mankala Colhe Três using low-cost materials. As this work is a
construction proposal, our suggestions were in the direction of using three low-cost
materials: the pizza box, the egg carton and the styrofoam. Each of these materials is easy to
acquire, and can be found in stores and/or supermarkets, as well as in the homes of teachers
and students. In this sense, it is expected that these suggestions can help the basic
education teacher to expand their range of options when teaching mathematics, since many
students often lose their fear of this misunderstood discipline, through different activities. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade. 3. ed.
Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GITIRANA, Verônica. (Org.); TELES, Rosinalda. Aurora de Melo (Org.); BELLEMAIN,
Paula Moreira Baltar Bellemain (Org.); CASTRO, Airton. Temistocles. (Org.); ALMEIDA, I.
A. C. (Org.); LIMA, Paulo Figueiredo. (Org.) ; BELLEMAIN, Franck. (Org.). Jogos com
sucata na educação matemática: projeto rede. 1. ed. Recife: NEMAT: Editora
Universitária da UFPE, 2013.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos em sala de
aula. Tese de Doutorado. Faculdade de educação. Campinas, SP: UNICAMP, 2000.
KOLODZIEISKI, J. de F.. Jogos e atividades lúdicas: uma contribuição no processo
ensino-aprendizagem. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
–PPGECT Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. II Simpósio Nacional
de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010.
ROSA. Etnomatemática e o papel de Ubiratan D’Ambrosio: contribuições para a
educação matemática. APEduC Revista, v. 2, p. 13-26, 2021.
SILVA, C. B. S. F.; SANTOS, M. R. . Jogos como recursos pedagógicos no ensino:
um levantamento sobre o que pensam os professores de matemática.. In:
CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2019, Campina
Grande. Anais IV CONAPESC, 2019. v. 4. p. 1-1.
Wisniewski, G..Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química
Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis. Dissertação de Mestrado. Universidade
Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.1990. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos Etnomatemáticos | pt_BR |
dc.subject | Mankala | pt_BR |
dc.title | Mankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6832553421157172 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Evandro Bezerra | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7972765878698380 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar algumas propostas de construção do jogo
etnomatemático Mankala Colhe Três utilizando materiais de baixo custo. Como este
trabalho é uma proposta de construção, nossas sugestões foram na direção de utilizar três
materiais de baixo custo: a caixa de pizza, a caixa de ovos e o isopor. Cada um desses
materiais é de fácil aquisição, podendo ser encontrado em lojas e/ou supermercados, bem
caso nas casas de professores e estudantes. Neste sentido, espera-se que estas sugestões
possam ajudar ao professor do ensino básico a ampliar seu leque de opções ao ensinar
matemática, visto que, diversos estudantes perdem muitas vezes o medo desta disciplina
tão incompreendida, mediante atividades diferenciadas. | pt_BR |