Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, José Lucian Feitoza da
dc.date.accessioned2024-03-11T21:08:41Z
dc.date.available2024-03-11T21:08:41Z
dc.date.issued2024-02-23
dc.identifier.citationSILVA, José Lucian Feitoza da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Mankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custo. 13 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1222
dc.description.abstractThe objective of this work is to present some proposals for the construction of the ethnomathematical game Mankala Colhe Três using low-cost materials. As this work is a construction proposal, our suggestions were in the direction of using three low-cost materials: the pizza box, the egg carton and the styrofoam. Each of these materials is easy to acquire, and can be found in stores and/or supermarkets, as well as in the homes of teachers and students. In this sense, it is expected that these suggestions can help the basic education teacher to expand their range of options when teaching mathematics, since many students often lose their fear of this misunderstood discipline, through different activities.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationD’AMBROSIO, U. Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. GITIRANA, Verônica. (Org.); TELES, Rosinalda. Aurora de Melo (Org.); BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar Bellemain (Org.); CASTRO, Airton. Temistocles. (Org.); ALMEIDA, I. A. C. (Org.); LIMA, Paulo Figueiredo. (Org.) ; BELLEMAIN, Franck. (Org.). Jogos com sucata na educação matemática: projeto rede. 1. ed. Recife: NEMAT: Editora Universitária da UFPE, 2013. GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos em sala de aula. Tese de Doutorado. Faculdade de educação. Campinas, SP: UNICAMP, 2000. KOLODZIEISKI, J. de F.. Jogos e atividades lúdicas: uma contribuição no processo ensino-aprendizagem. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia –PPGECT Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010. ROSA. Etnomatemática e o papel de Ubiratan D’Ambrosio: contribuições para a educação matemática. APEduC Revista, v. 2, p. 13-26, 2021. SILVA, C. B. S. F.; SANTOS, M. R. . Jogos como recursos pedagógicos no ensino: um levantamento sobre o que pensam os professores de matemática.. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2019, Campina Grande. Anais IV CONAPESC, 2019. v. 4. p. 1-1. Wisniewski, G..Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.1990.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectJogos Etnomatemáticospt_BR
dc.subjectMankalapt_BR
dc.titleMankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6832553421157172pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee2Ferreira, Evandro Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7972765878698380pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar algumas propostas de construção do jogo etnomatemático Mankala Colhe Três utilizando materiais de baixo custo. Como este trabalho é uma proposta de construção, nossas sugestões foram na direção de utilizar três materiais de baixo custo: a caixa de pizza, a caixa de ovos e o isopor. Cada um desses materiais é de fácil aquisição, podendo ser encontrado em lojas e/ou supermercados, bem caso nas casas de professores e estudantes. Neste sentido, espera-se que estas sugestões possam ajudar ao professor do ensino básico a ampliar seu leque de opções ao ensinar matemática, visto que, diversos estudantes perdem muitas vezes o medo desta disciplina tão incompreendida, mediante atividades diferenciadas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples