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dc.creatorSales, Jéssica Maria da Silva
dc.date.accessioned2024-03-11T17:45:28Z
dc.date.available2024-03-11T17:45:28Z
dc.date.issued2023-02-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1220
dc.format.extent18fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABBAD, Gardênia da Silva ;ZERBINI, Thaís; SOUZA, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, v. 3, n. 15. Natal, 2010. ANDRADE, Rosemary de Fátima; SILVA, Vanessa Cristine. Capacitação docente para uso de estratégias de ensino remoto apoiadas por TICS. BrasilianJournalofDevelopment, v. 6, n.9, Uberaba, 2020. ANDREOLI, Taís; BASTOS, Lívia. Gestão da Qualidade: melhoria contínua e busca pela excelência. Curitiba: Intersaberes, 2017. AROLDI, Juscilynne Barros da Costa. Treinamento online sobre úlcera por pressão: aprendizagem, reação e o impacto no trabalho. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gestão de Qualidade- Diretrizes para Treinamento – ABNT NBR ISO 10015:2001. São Paulo, 2010. CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total no estilo japonês. 8. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e serviço, 2004. 16 CARPINETTI, Luiz C.R.; MIGUEL, Paulo A.C.; GEROLAMO, Mateus C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010. COUTINHO, Thiago. Veja os 7 princípios da qualidade definidos pela ISO 9001:2015. GrupoVoitto. Juiz de Fora, 2019. FERREIRA, André; VALÉRIO, Juliana Nogarect da silva; SOUZA, Gustavo Costa. A educação à distância nas organizações:a percepção sobre o e-learning em uma grande empresa nacional. EAD em Foco, v. 1, n. 1. Rio de Janeiro, 2010. FREIRE, Thiago Espindola et al. Gestão de pessoas: uso da educação a distância como ferramenta nos treinamentos e desenvolvimentos corporativos. Revista de ciências gerenciais, v. 21, n. 34. Osasco, 2017. GALVÃO, Henrique et al. A utilização da norma ISO 10015 como ferramenta para o RH estratégico. Revista de Administração da FATEA, v. 4, n. 4. Lorena, 2011. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUIMARÃES, S. Em busca da eficácia em treinamento. Associação Brasileira de Treinamento e desenvolvimento. São Paulo, 2009. JOIA, Luiz Antonio; COSTA, Mário de Figueiredo Cunha da. Fatores-chave de sucesso no treinamento corporativo a distância via web. Revista de Administração Pública, v. 41. Rio de Janeiro, 2007. LEITE, Paula AR; LOTT, Tereza CC. Treinamento e desenvolvimento organizacional, uma ferramenta nas empresas atuais. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 42, n. 1, 2013. LÉLIS, Eliacy C. Gestão do relacionamento em uma indústria de peças plásticas da cadeia automotiva. São Paulo: Pearson, 2012. 17 LOBO, Renato. Gestão da Qualidade. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. MOURÃO, Luciana; ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração, v. 49, São Paulo, 2014. NOGUEIRA, Tatiele. Treinamento online dos processos de geração de multa na empresa data traffic em Aparecida de Goiânia. Trabalho de conclusão de curso ( Administração) – Faculdade Nossa Senhora Aparecida, Aparecida de Goiânia, 2015. PINTO, Ricardo Lopes. Qualidade no serviço de manutenção predial terceirizado: um estudo de caso em uma organização pública autárquica. Tese de Doutorado - Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. PIRES, Wesley Tadeu Sousa. Educação a Distância (EAD): percepção dos gestores de uma organização de materiais de construção acerca da EAD como ferramenta de treinamento e desenvolvimento. 25 p. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Centro Universitário de Brasília, 2017. PRADO FILHO, Hayrton Rodrigues do. NBR ISO 10015 – Diretrizes para treinamento. Blog de Qualidade. Cornélio Procópio, 2010. REICHEL, Harduin. Planejamento Estratégico e o Treinamento e desenvolvimento de pessoas. IESDE BRASIL SA. Curitiba, 2008. REIS, Ana Laura Ferreira dos, et al. V SIMPÓSIO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Treinamento e Desenvolvimento Remoto: Principais Dificuldades e Como Solucioná-las. Universidade de São Paulo. Lorena, 2021. RIBEIRO, Cristiano. Gestão por processos e a integração estratégica. 1. Ed. Curitiba: Contentus, 2020. RICCOMINI, Fernanda Edileuzaet al. Treinamento online com ferramentas de design instrucional para melhorar o desempenho dos consultores de atendimento: um estudo aplicado à área médica. Braz. J. of Develop. Curitiba, v. 5, n. 8, ago. 2019. ROCHA et al. E-learningcomo estratégia de treinamento: percepção e avaliação das tecnologias de informação e comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Resende, 2007. RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, 2007. SILVA, Olga Rosa da. Sistema ISO 9000 e auditorias da qualidade. 1 Ed. Curitiba: Contentus, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTreinamento online - empresaspt_BR
dc.subjectNBR ISO 10015:2001pt_BR
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.titleANÁLISE DA APLICAÇÃO DA NORMA ISO 10015:2001 EM TREINAMENTOS ONLINEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892423397987358pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Willyans
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Willyans Garcia
dc.contributor.referee2Santos, Edilene Félix dos
dc.contributor.referee3Magalhães, José Tarcísio Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157024693020057pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907464080073423pt_BR
dc.publisher.departmentIgaassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.description.resumoA prática de realizar treinamentos dentro de uma empresa visa favorecer novas práticas de execução e gestão das atividades dos funcionários, sendo um dos principais instrumentos da administração dos recursos humanos. Entretanto, diante do avanço tecnológico atual, a oferta de treinamentos online se disseminou em diversas empresas, trazendo novos desafios aos gestores. Neste cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar se na aplicação de treinamentos online também são atendidos os requisitos da norma NBR ISO 10015:2001 Gestão da Qualidade - Diretrizes para Treinamento. De acordo com essa norma, editada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar continuamente a Gestão da Qualidade, entre outros resultados. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Para tanto, a partir de critérios de pesquisa, foram selecionados e analisados um total de dez obras já publicadas. Os dados indicam que é possível utilizar a norma NBR ISO 10015:2001 na aplicação de treinamentos online, pois seus parâmetros de treinamento foram atendidos em grande parte das obras analisadas.pt_BR
dc.creator.name2Marinho Neto, José Ferreira
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3809942806926419pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/995385466883200pt_BR
dc.creator.name3Silva, Simone Maria da


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