dc.creator | Silva, Gustavo Luiz da | |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T19:27:34Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T19:27:34Z | |
dc.date.issued | 2024-02-21 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gustavo Luiz da ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. O Uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio. 27 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1211 | |
dc.description.abstract | The present study proposes an innovative approach to teaching Statics in the first
year of high school, employing the pedagogical tool of concept maps. Concept
maps are graphical resources aimed at representing knowledge in an organized
and hierarchical manner, facilitating comprehension and connection between the
concepts addressed. This article describes the methodological strategy used,
based on a constructivist teaching model that prioritizes the active construction of
knowledge by the student. The research was conducted in two high schools,
one from the public school system and the other from the private sector, involving
similar samples in terms of the number of first-year students, who were subjected
to a questionnaire and subsequently to a structured pedagogical intervention
based on concept maps. The results obtained reveal a significant improvement in
students' performance regarding the understanding of Statics concepts, as well as
an increased ability to establish connections between the different topics
addressed. It is concluded, therefore, that concept maps emerge as a valuable tool
in the teaching-learning process, providing a more dynamic and effective approach
to teaching complex concepts such as those of Statics. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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nov. 2023 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Mapas Conceituais | pt_BR |
dc.subject | Estática | pt_BR |
dc.title | O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5804843947850610 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Monique Maria Batista de | |
dc.contributor.referee2 | Galindo, Joaci | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4391604393524760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2054159402597351 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática
no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos
mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam
representar de forma organizada e hierárquica o conhecimento, facilitando a
compreensão e a conexão entre os conceitos abordados. Este artigo descreve a
estratégia metodológica utilizada, baseada em um modelo de ensino
construtivista, que prioriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno. A
pesquisa foi conduzida em duas escolas de Ensino Médio, sendo uma da rede
pública e outra da rede privada de ensino, envolvendo amostras similares em
quantidade de alunos do primeiro ano, os quais foram submetidos a um
questionário e posteriormente a uma intervenção pedagógica estruturada com
base nos mapas conceituais. Os resultados obtidos revelam uma significativa
melhora no desempenho dos alunos em relação à compreensão dos conceitos de
Estática, bem como uma maior capacidade de estabelecer conexões entre os
diferentes tópicos abordados. Conclui-se, portanto, que os mapas conceituais
surgem como uma valiosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem,
proporcionando uma abordagem mais dinâmica e eficaz para o ensino de
conceitos complexos como os da Estática. | pt_BR |