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dc.creatorSilva, Gustavo Luiz da
dc.date.accessioned2024-03-08T19:27:34Z
dc.date.available2024-03-08T19:27:34Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Luiz da ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. O Uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio. 27 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1211
dc.description.abstractThe present study proposes an innovative approach to teaching Statics in the first year of high school, employing the pedagogical tool of concept maps. Concept maps are graphical resources aimed at representing knowledge in an organized and hierarchical manner, facilitating comprehension and connection between the concepts addressed. This article describes the methodological strategy used, based on a constructivist teaching model that prioritizes the active construction of knowledge by the student. The research was conducted in two high schools, one from the public school system and the other from the private sector, involving similar samples in terms of the number of first-year students, who were subjected to a questionnaire and subsequently to a structured pedagogical intervention based on concept maps. The results obtained reveal a significant improvement in students' performance regarding the understanding of Statics concepts, as well as an increased ability to establish connections between the different topics addressed. It is concluded, therefore, that concept maps emerge as a valuable tool in the teaching-learning process, providing a more dynamic and effective approach to teaching complex concepts such as those of Statics.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectEstáticapt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5804843947850610pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Monique Maria Batista de
dc.contributor.referee2Galindo, Joaci
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391604393524760pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2054159402597351pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam representar de forma organizada e hierárquica o conhecimento, facilitando a compreensão e a conexão entre os conceitos abordados. Este artigo descreve a estratégia metodológica utilizada, baseada em um modelo de ensino construtivista, que prioriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno. A pesquisa foi conduzida em duas escolas de Ensino Médio, sendo uma da rede pública e outra da rede privada de ensino, envolvendo amostras similares em quantidade de alunos do primeiro ano, os quais foram submetidos a um questionário e posteriormente a uma intervenção pedagógica estruturada com base nos mapas conceituais. Os resultados obtidos revelam uma significativa melhora no desempenho dos alunos em relação à compreensão dos conceitos de Estática, bem como uma maior capacidade de estabelecer conexões entre os diferentes tópicos abordados. Conclui-se, portanto, que os mapas conceituais surgem como uma valiosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e eficaz para o ensino de conceitos complexos como os da Estática.pt_BR


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