Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Bárbara Alessandra Bezerra dos
dc.date.accessioned2024-02-29T00:40:32Z
dc.date.available2024-02-29T00:40:32Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.citationSANTOS, Bárbara Alessandra Bezerra dos. Impacto das emoções no processo de aprendizagem de Química: um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1195
dc.description.abstractThis work analyzed the possible impacts that emotions can have on the learning process, focusing on chemistry learning, based on a look at the emotional education of high school students. To this end, we take as central categories to guide the research, integral education, understood as that which considers the multiple dimensions of the human being; the origin of emotions, based on the function of neurotransmitters; affectivity and cognition and their impact on the learning process; and emotional education, as a need not only for contemporary society but also for educational processes. As a field of investigation, we adopted a State Public High School Reference School, having as subjects, students in the 3rd year of high school. From a methodological point of view, we prioritized the qualitative approach, using, as a data collection instrument, the application of an online questionnaire, via the Google Forms platform. As an interpretative framework for discursive questions, we opted for Discourse Analysis, with a view to understanding, from discourse, students' perception of the impacts of emotions on the learning process, as well as the role of the school in overcoming students' emotional difficulties. . The results of the work allow us to infer that students recognize and are aware of their emotions and how they affect their lives and learning in the school environment, especially in the chemistry discipline. Furthermore, they suggest that the school can develop strategies relevant to emotional education, supporting and welcoming students, favoring the development of socio- emotional skills. Therefore, as an institution that cares about well-being, the school can innovate pedagogically, contributing to the students' learning process and their integral human formationpt_BR
dc.format.extent64 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAprendizagem cognitiva - Químicapt_BR
dc.subjectEducação integral – Químicapt_BR
dc.subjectQuímica das emoções – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEmoções e cogniçãopt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.titleImpacto das emoções no processo de aprendizagem de Química: um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8263376494579098pt_BR
dc.contributor.advisor1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gouveia, Marcos Juliano
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004260390846288pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Mélo, Hélida Maria Gomes de
dc.contributor.referee3Azevedo, Jardiene Manuela Santos da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533917462543804pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou os possíveis impactos que as emoções podem ter no processo de aprendizagem, com foco na aprendizagem de química, a partir de um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como categorias centrais para nortear a pesquisa, a educação integral, entendida como aquela que considera as múltiplas dimensões do ser humano; a origem das emoções, a partir da abordagem da função dos neurotransmissores; afetividade e cognição, e seu impacto no processo de aprendizagem; e educação emocional, como uma necessidade não só da sociedade contemporânea como dos processos educativos. Adotamos, como campo de investigação, uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede pública estadual, tendo como sujeitos, estudantes do 3.o ano do ensino médio. Do ponto de vista metodológico, privilegiamos a abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionário online, via plataforma Google Forms. Como marco interpretativo das questões discursivas, optamos pela Análise do Discurso, tendo em vista compreender, a partir do discurso, a percepção dos estudantes sobre os impactos das emoções no processo de aprendizagem, bem como o papel da escola na superação das dificuldades emocionais dos estudantes. Os resultados do trabalho permitem inferir que os estudantes reconhecem e têm consciência de suas emoções e como estas afetam sua vida e sua aprendizagem no ambiente escolar, em especial, na disciplina química. Além disso, sugerem que a escola pode desenvolver estratégias pertinentes a uma educação emocional, apoiando e acolhendo os estudantes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Sendo assim, enquanto instituição que se preocupa com o bem-estar, a escola pode inovar pedagogicamente, contribuindo para o processo de aprendizagem dos estudantes e para sua formação humana integralpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples