dc.creator | Miranda, Iasmim Maria Silva de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T16:43:17Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T16:43:17Z | |
dc.date.issued | 2023-11-13 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Iasmim Maria Silva de. Utilização de jogos como alternativa de avaliação da aprendizagem de Química: um olhar sobre as percepções dos estudantes. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1194 | |
dc.description.abstract | This monograph discusses the existing learning assessment processes, as well as seeking to bring alternatives that can help the chemistry teacher to evaluate students in the best possible way, making this moment less tense and stressful, since these sensations are common in traditional assessments. This study is characterized by an experimental study, as it seeks through an intervention to compare two assessment methods, using the Quizizz platform and traditional written assessment, and with the objectives of analyzing student performance, and developing a regulatory formative assessment by through the use of TDICs. The research was carried out with four classes from the 1st year of high school integrated into the agricultural course, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, Barreiros campus, in the discipline of Chemistry. Chemistry is considered an abstract discipline, as students find it difficult to understand it, so games help to correlate the content with the daily lives of these learners, thus facilitating their understanding. The assessment process usually leaves students tense, worried about their performance. Therefore, this research brings active methodologies as a way of evaluating learning, with the aim of reducing tension in students in this evaluation process. The data was analyzed considering performance, behavior during the application and response to the students' perception questionnaire after the application of assessments in the traditional format and via the quiz. During the application of the games it was possible to observe the fun, relaxation and satisfaction of the students, the data provided by the Quizizz platform allows checking the performance of the students, as well as the traditional written test and the answer to the perception questionnaire evaluated by the majority of students. students felt less criteria with assessment via digital games. Thus, the application of games in the quiz format is shown to be viable as an evaluation method in the teaching- learning process | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
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dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional – Sistemas de informação | pt_BR |
dc.title | Utilização de jogos como alternativa de avaliação da aprendizagem de Química: um olhar sobre as percepções dos estudantes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0101527768226155 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Verônica Maria do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037192300336635 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento, Luis Gomes do | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8164165757973922 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Verônica Maria do | |
dc.contributor.referee2 | Agostinho, Ana Alice Freire | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Eriky César Alves da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037192300336635 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1916952958095180 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891254972385802 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia discute sobre os processos de avaliação da aprendizagem existentes, como também buscou trazer alternativas que possam auxiliar o docente de química a avaliar os discentes da melhor forma possível, tornando este momento menos tenso e estressante, visto que estas sensações são comuns nas avaliações tradicionais. Este estudo se caracteriza por um estudo experimental, pois busca através de uma intervenção comparar dois métodos de avaliação, utilizando as plataformas Quizizz e PhET e a avaliação tradicional escrita, e tendo como objetivos desenvolver a avaliação formativa reguladora por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a partir de análise do comportamento e desempenho dos estudantes. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio integrado do curso de agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Barreiros, na disciplina de Química. A Química é considerada uma disciplina abstrata, pois os estudantes encontram dificuldades em compreendê-la, sendo assim os jogos auxiliam nas correlações do conteúdo com o cotidiano desses aprendizes, facilitando a sua compreensão. O processo de avaliação normalmente deixa os estudantes tensos e preocupados com o desempenho. Por isso, essa pesquisa traz as metodologias ativas como forma de avaliação da aprendizagem, com o intuito de reduzir a tensão nos estudantes nesse processo avaliativo. Os dados foram analisados considerando o desempenho, comportamento durante a aplicação e resposta do questionário de percepção dos estudantes após a aplicação das avaliações no formato tradicional, pelo quiz e PhET. Durante a aplicação dos jogos foi possível observar diversão, relaxamento e satisfação dos estudantes. Os dados fornecidos pela plataforma Quizizz permite verificar o desempenho dos estudantes, assim como a prova escrita tradicional e a resposta do questionário de percepção mostrou que a maioria dos estudantes se sentiram menos pressionados com a avaliação via jogos digitais. Assim, a aplicação de jogos no formato de quiz se mostrou viável enquanto método de avaliação no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |