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dc.creatorAlves, Géssica
dc.date.accessioned2024-02-26T16:26:26Z
dc.date.available2024-02-26T16:26:26Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationALVES, Géssica ANDRADE, Pedro Henrique Avelino de. Abordagem CTSA no ensino de física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiações. 28 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1184
dc.description.abstractThe traditional physics education often focuses solely on math, overlooking practical applications in relevant social issues, like radiation usage. This study details a didactic intervention in nuclear physics, using the STSE approach. It aims to bridge academic content with students' daily experiences. The intervention comprised a ninety-minute class session with eighteen students ranging from 9th to 12th grade. Findings suggest that exploring modern topics, like radiation's societal uses, enhances learning by dispelling misconceptions.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, C. R.; MAIA, M. S. Jr. Ensino da Física e o cotidiano: a percepção do aluno de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe. Scientia Plena, [S.I], v. 4, p. 1-8, abr. 2008. BARREIRA, C.; BOAVIDA, J.; ARAÚJO, N. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 95-133, 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_4>. Acesso em: 30 jan. 2024. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BONFIM, Carolina Santos; STRIEDER, Roseline Beatriz. Que estamos discutindo sobre radioatividade e energia nuclear na interface Educação CTS/Natureza da Ciência? In: Anais do VIII Siacts, Seminário Ibero-Americano Cts, v. 8, p. 1010- 1024, nov. 2022. BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear. CNEN NN 3.01: Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro: CNEN, 2014. BRASIL. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFísica Nuclearpt_BR
dc.subjectRadiaçõespt_BR
dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
dc.titleAbordagem ctsa no ensino de Física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/867191783005614pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Guilherme Elias Souza de
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445018929738798pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA abordagem convencional do ensino de Física frequentemente se restringe a cálculos matemáticos, negligenciando a sua aplicação prática em questões socialmente relevantes, como o emprego de radiações. Este estudo relata uma intervenção didática em tópicos de Física Nuclear, adotando a abordagem CTSA. A proposta visa estabelecer uma conexão entre o conteúdo acadêmico e a vivência diária dos alunos. A intervenção foi conduzida em uma aula com duração de uma hora e trinta minutos e contou com a participação de 18 estudantes do 9º ano até o 3º ano do ensino médio. Os resultados indicaram que a abordagem de temas contemporâneos, como o uso das radiações na sociedade, é promissora para o aprendizado, possibilitando a desmistificação de concepções equivocadas.pt_BR


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