Concepções de literatura e leitura literária de autores afro-brasileiros: estudo exploratório com professores do município de Cachoeirinha/PE
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-20Autor
Santos, Karine Pereira dos
http://lattes.cnpq.br/3431278349720843
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a concepção de leitura literária e de
literatura afro-brasileira dos professores de literatura do município de Cachoeirinha/PE. Para esse
estudo, de cunho qualitativo, o método adotado para a coleta de dados foi o questionário online do
Google Forms. Os sujeitos da pesquisa foram onze professores da rede particular e pública do
município de Cachoeirinha/PE. A fundamentação teórica encontra-se em Bernd (1988), Cuti (2010),
Duarte (2014), Dalcastagné (2012) e Proença Filho (2004), além dos documentos norteadores da
educação básica de Pernambuco: a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo (2019).
Para a análise dos dados foram utilizados os pressupostos de Cosson (2019) e Rouxel (2013). Os
resultados indicam que há um desencontro entre teoria e prática docente, diante disso, chega-se à
conclusão de que é necessário investimento na formação inicial e continuada dos professores, não só
para a compreensão dos estudos étnico raciais, mas também para o desenvolvimento da prática do
letramento literário
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: