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dc.creatorSantos, Karine Pereira dos
dc.date.accessioned2024-02-26T15:56:45Z
dc.date.available2024-02-26T15:56:45Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.citationSANTOS, Karine Pereira dos. Concepções de literatura e leitura literária de autores afro-brasileiros: estudo exploratório com professores do município de Cachoeirinha/PE. 2023. 29 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1183
dc.description.abstractThis work aims to identify, describe and analyze the concept of literary reading and Afro-Brazilian literature of literature teachers in the municipality of Cachoeirinha/PE. For this qualitative study, the method adopted for data collection was the Google Forms online questionnaire. The research subjects were eleven teachers from the private and public schools in the municipality of Cachoeirinha/PE. The theoretical basis is found in Bernd (1988), Cuti (2010), Duarte (2014), Dalcastagné (2012) and Proença Filho (2004), as well as the guiding documents for basic education in Pernambuco: the National Common Curricular Base (2017) and the Curriculum (2019). Cosson (2019) and Rouxel (2013) were used to analyze the data. The results indicate that there is a mismatch between theory and teaching practice, which leads to the conclusion that it is necessary to invest in initial and continuing teacher training, not only to understand ethnic and racial studies, but also to develop the practice of literary literacypt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBAGNO, Marcos. Da língua para a linguagem até a linguística. In: BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. cap. 1, p. 9-68. BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988. BENEDITO, Beatriz; CARNEIRO, Suelaine; PORTELLA, Tânia (org.). Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: Instituto Alana, 2023. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec, 2002a. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Lei n.º 9394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1997. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 22 jun. 2004. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2019. CÓRDOVA, F.P; SILVEIRA, D.F. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. (org).Métodos de pesquisa. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. cap. 2, p. 31-43. CUTI. Literatura Negro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2010. DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012. DUARTE, E. de A. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem. Nº 23, Rio de Janeiro, p. 113-138, julho/dezembro, 2010. DUARTE, E. de A. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 31. Brasília, janeiro-junho de 2008, p. 11-23. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. GAMA, Luiz. A cativa. In: SILVA, Júlio Romão da (Org.). Luiz Gama e suas poesias satíricas. 2 ed. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL, 1981, p. 191-192. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. PROENÇA FILHO, Domício. A trajetória do negro na literatura brasileira. Estudos avançados, [s. l.], 2004. ______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394/1996, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003. ______. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União de 11 de março de 2008. PERNAMBUCO, Governo do Estado de. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco, 2020. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019. ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide L. de; JOVER-FALEIROS. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33. ______.Resolução CNE/CP 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União. Brasília, 22 de junho de 2004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEscritores negrospt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleConcepções de literatura e leitura literária de autores afro-brasileiros: estudo exploratório com professores do município de Cachoeirinha/PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3431278349720843pt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.referee2Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.referee3Ferreira, Camila Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 9055641750074564pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 5551781202774862pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a concepção de leitura literária e de literatura afro-brasileira dos professores de literatura do município de Cachoeirinha/PE. Para esse estudo, de cunho qualitativo, o método adotado para a coleta de dados foi o questionário online do Google Forms. Os sujeitos da pesquisa foram onze professores da rede particular e pública do município de Cachoeirinha/PE. A fundamentação teórica encontra-se em Bernd (1988), Cuti (2010), Duarte (2014), Dalcastagné (2012) e Proença Filho (2004), além dos documentos norteadores da educação básica de Pernambuco: a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo (2019). Para a análise dos dados foram utilizados os pressupostos de Cosson (2019) e Rouxel (2013). Os resultados indicam que há um desencontro entre teoria e prática docente, diante disso, chega-se à conclusão de que é necessário investimento na formação inicial e continuada dos professores, não só para a compreensão dos estudos étnico raciais, mas também para o desenvolvimento da prática do letramento literáriopt_BR


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