dc.creator | Santos, Karine Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T15:56:45Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T15:56:45Z | |
dc.date.issued | 2023-12-20 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Karine Pereira dos. Concepções de literatura e leitura literária de autores afro-brasileiros: estudo exploratório com professores do município de Cachoeirinha/PE. 2023. 29 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1183 | |
dc.description.abstract | This work aims to identify, describe and analyze the concept of literary reading and Afro-Brazilian
literature of literature teachers in the municipality of Cachoeirinha/PE. For this qualitative study, the
method adopted for data collection was the Google Forms online questionnaire. The research subjects
were eleven teachers from the private and public schools in the municipality of Cachoeirinha/PE. The
theoretical basis is found in Bernd (1988), Cuti (2010), Duarte (2014), Dalcastagné (2012) and
Proença Filho (2004), as well as the guiding documents for basic education in Pernambuco: the
National Common Curricular Base (2017) and the Curriculum (2019). Cosson (2019) and Rouxel
(2013) were used to analyze the data. The results indicate that there is a mismatch between theory
and teaching practice, which leads to the conclusion that it is necessary to invest in initial and
continuing teacher training, not only to understand ethnic and racial studies, but also to develop the
practice of literary literacy | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BAGNO, Marcos. Da língua para a linguagem até a linguística. In: BAGNO,
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dezembro de 1996, modificada pela Lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no
currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Escritores negros | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Concepções de literatura e leitura literária de autores afro-brasileiros: estudo exploratório com professores do município de Cachoeirinha/PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3431278349720843 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leitão, André Alexandre Padilha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leitão, André Alexandre Padilha | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Maria Rosane Alves da | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Camila Santos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 9055641750074564 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 5551781202774862 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a concepção de leitura literária e de
literatura afro-brasileira dos professores de literatura do município de Cachoeirinha/PE. Para esse
estudo, de cunho qualitativo, o método adotado para a coleta de dados foi o questionário online do
Google Forms. Os sujeitos da pesquisa foram onze professores da rede particular e pública do
município de Cachoeirinha/PE. A fundamentação teórica encontra-se em Bernd (1988), Cuti (2010),
Duarte (2014), Dalcastagné (2012) e Proença Filho (2004), além dos documentos norteadores da
educação básica de Pernambuco: a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo (2019).
Para a análise dos dados foram utilizados os pressupostos de Cosson (2019) e Rouxel (2013). Os
resultados indicam que há um desencontro entre teoria e prática docente, diante disso, chega-se à
conclusão de que é necessário investimento na formação inicial e continuada dos professores, não só
para a compreensão dos estudos étnico raciais, mas também para o desenvolvimento da prática do
letramento literário | pt_BR |