Oficinas ingrediente X: uma experiência de ensino de programação aplicada a matemática para estudantes da rede pública de Pernambuco
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-26Autor
Silva, Irwing Joshua Nery da
http://lattes.cnpq.br/1604477976360693
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de programação já é considerado uma atividade estimuladora do
pensamento lógico, estruturado e matemático; tendo sua importância reconhecida
em diversos países que já a adotam em seus currículos regulares. O projeto Oficinas
Ingrediente X é uma iniciativa com objetivo de ensinar programação a alunos da
rede estadual de ensino utilizando o Scratch. Em seu curso, identificaram-se
dificuldades dos alunos com conceitos da Matemática, especialmente equações,
funções e plano cartesiano. Dessa forma, as aulas teóricas da oficina foram
utilizadas para a abordagem específica destes assuntos de Matemática utilizando
funcionalidades presentes no Scratch. As aulas foram realizadas através da
participação de todos os alunos através de explicações e demonstrações lúdicas
utilizando a plataforma do Scratch. Através de uma pesquisa qualitativa, foi possível
observar maior engajamento dos alunos nos assuntos que relacionam conceitos
matemáticos, além de uma maior facilidade nas provas regulares da disciplina.
Apesar das dificuldades encontradas durante o projeto, o ensino de programação se
tornou uma excelente forma de apresentar e fixar conteúdos interdisciplinares, em
especial conteúdos de Matemática.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: