dc.creator | Silva, Irwing Joshua Nery da | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T17:58:41Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T17:58:41Z | |
dc.date.issued | 2023-10-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Irwing Joshua Nery da.Oficinas ingrediente X: uma experiência de ensino de programação aplicada a matemática para estudantes da rede pública de Pernambuco. 2023.17f. (Curso de Tecnologia Análise de Desenvolvimento de Sistemas) Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1162 | |
dc.description.abstract | Learning programming is considered an activity that stimulates logical, structured and
mathematical thinking; having its importance recognized in several countries that
adopt it in their regular curriculum. The Oficinas Ingrediente X project is an initiative
with the objective of teaching programming to students from the public schools of
Pernambuco using Scratch. During the project, some math difficulties of the students
were identified, especially in equations, functions and the cartesian plane. Because
of this, the theoretical classes of the project were used to teach these subjects using
features present in Scratch; with the participation of the students, it was possible to
use the Scratch platform to explain and demonstrate math subjects. Through
qualitative research made during the project, it was possible to observe the students
were engaging more in these subjects in their regular classes. They were also having
an easier time in their regular math tests. Despite the difficulties of the project,
teaching programming to these students was an excellent way to show and
consolidate interdisciplinary content, especially math content | pt_BR |
dc.format.extent | 17f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2736/2781. Acesso em: 10 out. 2023. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.title | Oficinas ingrediente X: uma experiência de ensino de programação aplicada a matemática para estudantes da rede pública de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1604477976360693 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Aida Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8515798754882166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Aida Araújo | |
dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Eduardo de Melo | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Vânia Soares de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8515798754882166 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4191900873432924 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0773387660250730 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de programação já é considerado uma atividade estimuladora do
pensamento lógico, estruturado e matemático; tendo sua importância reconhecida
em diversos países que já a adotam em seus currículos regulares. O projeto Oficinas
Ingrediente X é uma iniciativa com objetivo de ensinar programação a alunos da
rede estadual de ensino utilizando o Scratch. Em seu curso, identificaram-se
dificuldades dos alunos com conceitos da Matemática, especialmente equações,
funções e plano cartesiano. Dessa forma, as aulas teóricas da oficina foram
utilizadas para a abordagem específica destes assuntos de Matemática utilizando
funcionalidades presentes no Scratch. As aulas foram realizadas através da
participação de todos os alunos através de explicações e demonstrações lúdicas
utilizando a plataforma do Scratch. Através de uma pesquisa qualitativa, foi possível
observar maior engajamento dos alunos nos assuntos que relacionam conceitos
matemáticos, além de uma maior facilidade nas provas regulares da disciplina.
Apesar das dificuldades encontradas durante o projeto, o ensino de programação se
tornou uma excelente forma de apresentar e fixar conteúdos interdisciplinares, em
especial conteúdos de Matemática. | pt_BR |