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2023. | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: comparar o conhecimento de estudantes de enfermagem, a partir de aula
acerca da parada cardiorrespiratória obstétrica, ministrada na disciplina de
emergência e na disciplina de obstetrícia. Método: tratou-se de um estudo
quase-experimental realizado com dois grupos de acadêmicos de enfermagem. No
corrente estudo, a intervenção consistiu em aulas sobre parada cardiorrespiratória
obstétrica. Foi utilizado para análise do conhecimento dos estudantes sobre a
parada cardíaca obstétrica no pré e pós teste, um instrumento composto por 16
questões, entre as questões destaca-se: Em uma gestante inconsciente, para
identificar a PCR o que o profissional de saúde deve verificar? Diante de uma PCR
obstétrica, antes de realizar as compressões torácicas o que é necessário?. O
momento de pós-teste aconteceu 30 dias após a aula. A análise dos dados foi
realizada mediante a utilização do software R versão 4.1.1., teste de
Kolmogorov-Smirnoff, teste de Wilcoxon, teste Mann-Whitney, Qui-quadrado para
proporção, Qui-quadrado de Mcnemar e teste Exato de Fisher. Resultados:
Destaca-se que nos dois grupos de participantes ocorreu o aumento da mediana de
acertos, visto que a mediana de acertos passou de 6 (IIQ=3,5) para 14 (IIQ=3,0) em
ambos os grupos, de forma que os dois grupos apresentaram aumento de acertos
com significância estatística (p<0,001). Na comparação intergrupo, observou-se que
no pré (p=0,850) e no pós-teste (p=0,200) os grupos de participantes apresentaram
escores de acertos com semelhança estatística. Conclusão: conclui-se que a aula acerca da PCR obstétrica foi efetiva na disciplina de emergência e na disciplina de
obstetrícia | pt_BR |