dc.relation | ALVES, A. O.; SOUZA, M. Ítala A. A geografia nos anos iniciais: a leitura integrada
da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solorocha. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 277-
299, jul/dez. 2016. Disponível em: A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: a leitura
integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solorocha | Revista Brasileira de Educação em Geografia (revistaedugeo.com.br).
Acesso em: 7 jul. 2023.
ARAUJO, Marlla Fabiola. O desenho do lugar: um estudo de caso com crianças do
2° ano do Ensino Fundamental da escola pública municipal do Recife Manoel Rolim.
2020. 48 f. TCC (Graduação) - Instituto Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Disponível em: https: //repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/283. Acesso
em: 8 jul. 2023.
BESSE, J-M. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: UERJ,
2014.p. 12-28.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:
MEC, 2018.
BRASIL, Decreto nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Dispõe sobre a Política
Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e
estabelece diretrizes para sua consecução. Brasília, DF: Governo do Brasil, 2012.
Disponível em: L12764 (planalto.gov.br). Acesso em: 22 jul. 2023.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do
Ensino Fundamental.SciElo Brasil, Campinas, vol. 25, n.66, p. 227-247, mai/ago.
2005. Dísponivel em: SciELO – Brasil – Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos
anos iniciais do ensino fundamental Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos
anos iniciais do ensino fundamental. Acesso em: 13 jul. 2023.
CAMPOS, S. D. F. de et al. O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal,
orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Cadernos Brasileiros
de Terapia Ocupacional, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 275–285, 2017. DOI: 10.4322/0104-
4931.ctoAO0820. Disponível em:
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/
996. Acesso em: 6 abr. 2023.
CASTRO, L. R. de (org.). Crianças e jovens na construção da cultura: da
invisibilidade à ação de crianças e jovens na construção da cultura. 1. ed. Rio de
Janeiro: NAU/FAPERJ, 2001.p.1-226. Disponível em: Crianças e Jovens na
Construção da Cultura (ufrj.br). Acessado em: 11 jan. 2023.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e Cartografar com os
diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 2. ed. Porto Alegre:
EDIPUCRS, p.120, 2012.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens
humanas. In: D. Gregory; R. Walford.(org). Geography is everywhere: culture and
simbolism in the human Landscaps, em Horizons in human geografiphy. Londres:
Macmillan. Paisagem, tempo e cultura. CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL,
Zeny. (org). Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 219-237.
CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. Geografia Cultural: uma antologia.
Rio de Janeiro:UERJ, 2012. p. 219-237.
COSTELLA, Roselane Zordan ; ACAUAN, A. T. . Os saberes e os sabores do brincar
com a Geografia na infância. In: Castrogiovanni, Antônio Carlos; TONINI, IVAINE
MARIA; COSTELLA, Roselane Zordan; KAERCHER, N. A (Orgs). Movimentos para
ensinar geografia: revoluções. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, v.5, 2021, p. 219-
236. Disponível em: Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na
infância (ufrgs.br). Acessado em: 11 jan. 2023.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?.São Paulo: Companhia das Letras,
2016. p. 1-208.
CUTI, Auriele Fogaça; NAOUMOVA, Natália. A paisagem como impulso para a
interação social: percepção de moradores e visitantes no ambiente da cidade
pequena. In: ENPOS, 21, 2019, Pelotas. Anais [...].Disponível em: Repositório
Institucional da UFPel – Guaiaca: A paisagem como impulso para a interação social:
percepção de moradores e visitantes no ambiente da cidade pequena. Acessado
em: 17 jan. 2023.
DANTAS, G. P. O brincar no desenvolvimento infantil. São Paulo: Senac, 2017.
p. 1-142.
DIMBARRE, Myrelle Cristina; SALEH, Pascolina Bailon de Oliveira. Identidade,
letramento e dialogismo nas aulas de Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino
Fundamental.Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v.9, n.16, jan/jun.
2020. Disponível em: Identidade, letramento e dialogismo nas aulas de Língua
Portuguesa do 5.º ano do Ensino Fundamental I | Revista Educação e Linguagens
(unespar.edu.br). Acesso em: 12 jul. 2023.
Evangelista, Ariadne de Souza. “Eu gosto de brincar, isso me faz feliz!”
Paisagens e vivências das crianças de Presidente Prudente (SP). Tese (doutorado).
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Presidente Prudente. 2020. Disponível em: LOCAIS PREFERIDOS: Revista
Brasileira de Educação em Geografia (revistaedugeo.com.br). Acessado em: 10 jan.
2023.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. SP.SciElO
Brasil. v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: SciELO – Brasil – Introdução à
pesquisa qualitativa e suas possibilidades Introdução à pesquisa qualitativa e suas
possibilidades. Acessado em: 21 out. 2022.
GUEDES, GBB; FERREIRA, VLC. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do
ensino fundamental. Revista científica RCBSSP,v.1, n.2. p.1-13, mar.2021.
Disponível em: Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
(revistacientificabssp.com.br). Acesso em: 15 jul. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malha Municipal. Brasília,
DF:IBGE, 2021. Disponível em: w.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-doterritorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html. Acesso em: 16 jun. 2023.
IBGE.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE cidades.Brasília, DF: IBGE,
2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/igarassu/panorama.
Acesso em: 16 jun. 2023.
LOPES, J. J. M. Geografia da infância: contribuições aos estudos das crianças e
suas infâncias, MT. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 22, n.49/1, p. 283-
294, jul. 2013. doi: https:// doi.org/10.29286/rep.v22i49/1.915. Disponível em:
Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias |
Revista de Educação Pública (ufmt.br). Acessado em: 18 nov. 2022.
LOPES, J. J. M.; PAULA, S. R. V. Exílios Espaciais, Geografia da Infância e
Cidades: Quando Rios em Paredes Desaparecem. In: Marcia Gobbi; Maria Tereza
Goudard Tavares. (Org.), RJ. Pensar Infâncias na Cidade em Tempos de
Pandemia, Rio de Janeiro, v. 1, p. 215-233. 2021. Disponível em: Pensar Infâncias
na Cidade em Tempos de Pandemia - Nau Editora. Acesso em: 20 jan. 2023.
LOPES, J. J.M.; FERNANDES, M. L. B. . A criança e a cidade: contribuições da
Geografia da Infância, RS. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), Porto Alegre,
v. 41, n.2, p. 201-211, mai/ago. 2018. Disponível em: A criança e a cidade:
contribuições da Geografia da Infância (fcc.org.br). Acesso em: 20 jan. 2023.
MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA, CAROLINA; MASCARENHAS, J. N. A
paisagem no mundo da criança: considerações acerca do ensino de Geografia nas
séries iniciais do ensino fundamental, RJ.Revista Tamoios,São Gonçalo, v. 12, p.
73-90, jul/dez 2016. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/21889/19299. Acessado em: 13
jan. 2023.
MARIA CECÍLIA PEREIRA UGALDE; ROWEDER, C. Sequência didática: uma
proposta metodológica de ensino-aprendizagem,MG.Educitec - Revista de
Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus,v. 6, p. 1-12, jun. 2020.
Disponível em:
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992.Acesso
em: 3 jun. 2023.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria,
Método e Criatividade.Petrópolis: Editora Vozes, 2002. p. 1-109.
MACHADO ROCHA BUSH PEREIRA, CAROLINA; MASCARENHAS, J.N. A
paisagem no mundo da criança: considerações acerca do ensino de Geografia nas
séries iniciais do ensino fundamental,RJ. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 12,
p.73-90, jul/dez. 2016. DOI: 10.12957/tamoios.2016.21889. Dísponivel em: A
PAISAGEM NO MUNDO DA CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO
DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | Pereira |
Revista Tamoios (uerj.br). Acesso em: 10 jul. 2023.
Pasqualini, J. C. A perspectiva histórico-dialética da periodização do
desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, PR.SciELO Brasil. v.14, p. 31- 40,
mar.2009. Disponível em: SciELO - Brasil - A perspectiva histórico-dialética da
periodização do desenvolvimento infantil A perspectiva histórico-dialética da
periodização do desenvolvimento infantil. Acesso em: 02 mar. 2023.
QUEIROZ, Norma Lucia; BRANCO, A. C. U.; Maciel, D. A. Brincadeira e
Desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista, SP. SciELO Brasil.
Ribeirão Preto, v. 16, p. 169-179, ago. 2006. Disponível em: SciELO - Brasil -
Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista
Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Acesso
em: 18 mar. 2023.
Quintais Brincantes. Sobrevoo por vivências educativas brasileiras. Brasil, v.1, p. 01-
110, mar. 2022. p.1-109. Disponível em: Quintais Brincantes – Sobrevoos por
Vivências Educativas Brasileiras (criancaenatureza.org.br). Acesso em: 01 mar.
2023.
RADVANSKEI, S. F. ; BACHMANN, V.S. Desenho na educação infantil: A
importância e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e para a
alfabetização. Cadernos Cajuína,Revista Interdisciplinar, v. 3, p. 147-161, 2016.
Acesso em: DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a importância e sua contribuição
para o desenvolvimento cognitivo e para a alfabetização | Santos | Cadernos Cajuína
(cadernoscajuina.pro.br). Acesso em: 13 jan. 2023.
Rodríguez, Grécia; Albuquerque, Leonardo. A paisagem na vida das crianças e o
modo de expressar cidadania. In: SARMENTO, Manuel Jacinto. (Org.) Criança,
Cidade, Cidadania: atas do colóquio internacional. Guimarães, p. 90-
100,agos/dez.2016.Disponível em: Universidade do Minho: Crianças, cidade,
cidadania. Atas do colóquio internacional (uminho.pt) . Acesso: 19 mar. 2023.
SANDRONI, L. T. ; TARIN, B. Limites e possibilidades da cartografia afetiva
enquanto método de pesquisa nas ciências sociais.. In: 29ª REUNIÃO BRASILEIRA
DE ANTROPOLOGIA, 2014, Rio Grande do Norte. Anais[..]. Natal: RBA, 2014. p.
01-18. Disponível em: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) - 065. Os
estudos socioespaciais e a antropologia contemporânea: trajetórias, diálogos e
cooperação (abant.org.br) . Acesso em: 14 jan. 2023.
SANTOS, Clézio dos. Desenhos e mapas no ensino de geografia: a linguagem
visual que não é vista. Geograficidade, v. 3, p. 80-92, 2013. Disponível em:
https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12876. Acessado em: 21 out.
2022.
SANTOS, Milton. O espaço da Cidade. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2007.p 19 - 81.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania ativa.
Perspectiva, v.23, n. 1, p. 17- 40, 2005. Disponível em: Crianças: educação, culturas
e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho (fcc.org.br).
Acessado em: 10 jan 2023.
SILVA, Silvia Heleny Gomes da; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz ; COSTA, Otávio
José Lemos. Paisagem, fotografia e mapas afetivos: um diálogo entre a geografia
cultural e a psicologia ambiental. GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS
GEOEDUCACIONAIS, v. 10, p. 1-22, 2019. Disponível em:
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/696. Acesso em: 19 mar.
2023.
SOUZA, Maria Aparecida Farias de; CARDOSO, Poliana Maciel dos Santos. A
importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2022. 59 f. TCC(Graduação)
- Instituto Federal do Amapá, Porto Grande,2022. Disponível em: Repositório do
Instituto Federal do Amapá: A importância do brincar no desenvolvimento infantil
(ifap.edu.br). Acessado em: 19 mar. 2023. | pt_BR |