Jogos digitais para o ensino de lógica de programação: um mapeamento sistemático
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Data
2023-10-10Autor
Silva, Gean Lucas Souza da
http://lattes.cnpq.br/0411323576120920
Barreto, Giovanni Silva de Sá
http://lattes.cnpq.br/0411323576120920
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os jogos digitais cada vez mais vêm se popularizando, não apenas como um meio
de entretenimento, mas também no meio acadêmico, como um auxílio ao
aprendizado das disciplinas, independente da faixa etária ou nível de escolaridade.
Diante disso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura dos trabalhos
publicados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e Simpósio Brasileiro
de Jogos e Entretenimento Digital entre os anos de 2017 e 2021 buscando as
palavras-chave: Jogos educacionais, jogos digitais, programação, ensino. Foram
recuperados ao todo mais de 900 artigos, nos quais 19 compõem este mapeamento.
Estabelecemos 10 perguntas a serem respondidas pelos artigos que cobriam, desde
a linguagem utilizada, quanto a faixa etária dos envolvidos nos experimentos.
Identificamos uma vasta variedade de ferramentas utilizadas na proposta de ensino
de programação, como linguagens já existentes e disponíveis online, quanto
ferramentas independentes. No panorama geral, observamos também que o público
envolvido nos trabalhos selecionados era bastante variado, indo de alunos do ensino
fundamental até o nível universitário, além da vasta abrangência de conceitos
aplicados, indo desde o básico da lógica de programação até tópicos avançados
como pensamento computacional. Também foram identificados pontos de melhoria,
como a disponibilidade das ferramentas, que em sua maioria estavam indisponíveis.
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