dc.relation | ALMEIDA, A. O. A educação em solos no contexto dos finais do ensino Fundamental. Dissertação (Ciências Naturais) -Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana. 2021. Acesso em 15 de out. 2022.
ALVES, A. S. S. O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as ‘lentes’ da geografia escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Acesso em 10 de out. 2022.
ALVES, P. R. D.; FONSECA, M. N.; FERENTZ, L. M. S. O ensino de solos na matéria de geografia com abordagem em educação ambiental: projeto solos do meu bairro. Revista de Geografia, Recife, v. 37, n. 3, 2020. Acesso em 17 de out. de 2022.
ANDRADE, J. C..; OLIVEIRA, J. G. R. Abordagem do solo no ensino médio: concepções e práticas nas aulas de Geografia. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v.12, n. 2, p. 45-54, 2018. Disponível em:
http://vampira.ourinhos.unesp.br/openjournalsystem/index.php/geografiaepesquisa/article/view/309/218. Acesso em 18 de dez. de 2022.
BARBOSA NETO, M. V.; PESSÔA, A. L. C. B.; SILVA, D. F.; NASCIMENTO, D. S. Solos, aprender e conservar: promoção da educação em solos através de oficinas itinerantes em escolas da educação básica em áreas urbanas e rurais. Revista Caravana - Diálogos entre Extensão e Sociedade. V.4 N.2, p.76-94, 2019. Disponível em: https://caravana.ifpe.edu.br/index.php/caravana/article/view/397/0. Acesso em 10 de jan. de 2023.
BARBOSA NETO, M. V.; OLIVEIRA, I. V. A.; SOUZA, D. D. R.. Aplicação de oficinas sobre solos em escolas da educação básica da região metropolitana do Recife. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 1, n. 2, mai./ago. 2018. Disponível: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240440. Acesso em 09 de jan. de 2023.
BECKER, E. L. S. Solo e Ensino. VIDYA, v. 25, n. 2, p. 73-80, jul/dez, 2005 - Santa Maria, 2005. ISSN 0104 - 270 X. Disponível em:https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/396. Acesso em 10 de fev. 2023.
BERNARDES, F. F..; FRANCISCHETT, M. N. Aportes preliminares para o ensino de geografia e a educação geográfica. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, a. 18, n. 1. jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2414. Acesso em 22 de out. de 2023.
BERNARDI, A. Por que o solo é tão importante quanto a água e o ar?. EMBRAPA, 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/57867457/artigo-por-que-o-solo-e-tao-importante-quanto-a-agua-e-o-ar#:~:text=O%20solo%20fornece%20nutrientes%20essenciais,dos%20gases%20de%20efeito%20estufa. Acesso em 15 de nov. de 2022.
BIONDI, D.; FALKOWSKI, V. Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema ”solo”. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, ISSN 1517-1256, v. 22, janeiro a julho de 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2811/1593. Acesso em 12 de nov. de 2022.
BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Aparecida; CAVALCANTI, Fabio. Discutindo as teorias sobre currículo escolar. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 3-13, jan./jun. 2020. Disponível em:https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14591. Acesso em 24 de nov. 2022.
BRADY, N. C.; WEIL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/SDh77ByNZ8v8bSD9DbbjvfF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 11 de nov. de 2022.
CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial 2017. pp.160-178. DOI: Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779/2427. Acesso em 11 de nov. de 2022.
COSTA, D. L.; ABRANTES, D.; ALBERT, F.; BACELAR, M. Revisão Bibliográfica dos Aspectos e Métodos Componentes da Gamificação na Educação. XVII SBGames – Foz do Iguaçu. 2018. ISSN: 2179-2259. Disponível em: https://sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/188367.pdf. Acesso em 14 de jan. de 2023.
DIAS, C. O solo é vivo e responsável pelos serviços ecossistêmicos necessários a vida. EMBRAPA, 2017. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23945400/o-solo-e-vivo-e-responsavel-pelos-servicos-ecossistemicos-necessarios-a-vida. Acesso em 10 de ago. 2022.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em 20 de ago. 2022.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Solos do Nordeste. Novembro, 2014. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1003864/solos-do-nordeste. Acesso em 21 de ago. 2022.
ESPINDOLA, C. R. A pedologia e a evolução das paisagens. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, 31 (1/2), 67-92, 2010.
ESPINDOLA. C. R. Histórico pesquisas sobre solos até meados do século XX, com ênfase no Brasil. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, 39 (2), 27-70, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0100-929X.20180007. Disponível em: https://ppegeo.igc.usp.br/index.php/rig/article/view/12677. Acesso em 27 de out. de 2022.
FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Geografia.Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. 2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95637/falconi_s_me_rcla.pdf?sequence. Acesso em 05 de março de 2023.
FAERMAM, L. A. A pesquisa participante: suas contribuições no âmbito das ciências sociais. Revista Ciências Humanas, Universidade de Taubaté, vol. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/121/69. Acesso em 11 de out. de 2022.
FARIAS, G. F.; ANTUNES, H. S. Construção de recursos pedagógicos para o ensino de geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar. Boletim de Geografia, Maringá, v. 30, n. 2, p. 59-71, 2012. DOI: 10.4025/bolgeogr.v30i2.16512. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/16512?source=/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/16512. Acesso em 24 de nov. de 2022.
FLICK, Uwe.; NETZ, Sandra.; SILVEIRA, Teniza da. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2004.
FONSECA, M. N.; SILVA, M. C. Educação ambiental para o ensino de solos em geografia: uma proposta aplicada no ensino fundamental e médio em Curitiba (Paraná). Revista de Geografia, Recife, v. 38, n. 3, p. 461-480, 2021. DOI:10.51359/2238-6211.2021.250621. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/250621. Acesso em 29 de jan. 2023.
FRANCISCHETT, M. N. A prática do ensino de geografia através de oficinas pedagógicas. Faz Ciência, v.4, n.1, 2002. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7466/5522. Acesso em 18 de fev. de 2023.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais.8º edição. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GONÇALVES, Di. Embrapa apresenta técnicas de manejo conservacionista do solo na Expojuruá. EMBRAPA, 2015. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/4924907/embrapa-apresenta-tecnicas-de-manejo-conservacionista-do-solo-na-expojurua#:~:text=Essas%20t%C3%A9cnicas%2C%20de%20acordo%20com,melhorar%20a%20produtividade%20dos%20cultivos. Acesso em 19 de dez. 2022.
GUALTER, R. M. R.; OLIVEIRA, D.; VERAS, D. S. In: VEZZANI, Fabiane Machado. LIMA, Marcelo Ricardo de. SILVA, Valentim da. MUGGLER, Cristine Carole (org.). Complexidades e transdisciplinaridade na educação em solos e os parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular. Educação em solos. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Minas Gerais. p.169 -186. 2022.
JEOVANIO- SILVA, V. R. M.; JEOVANIO-SILVA, A. L.; CARDOSO, S. P. Um olhar docente sobre as dificuldades do trabalho da educação ambiental na escola. Revista de Ensino de Ciência e Matemática, v. 9, n.5, p. 256-272, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i5.1357. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1357. Acesso em 24 de março 2023.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual Técnico de Pedologia. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
KNOPKI, A. V. G.; et al. In: LIMA, Marcelo Ricardo de (org). Experimentos na educação em solos. Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, 2020.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação do solo. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/hPmDvMgnKqDH5Zzwv3H39kF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 de abril de2023.
LIMA, Valmiqui Costa. LIMA, Marcelo Ricardo de. MELO, Vander de Freitas. O solo no meio ambiente: Abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba- PR, 2007 - 1º edição. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/67899/O%20solo%20no%20meio%20ambiente.%20Abordagem%20para%20Professores%20do%20ensino%20fundamental%20e%20medio%20e%20alunos%20do%20ensino%20medio.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em 05 abril de 2023.
LOUZADA, C. O.; FROTA FILHO, A. B. Metodologias para o ensino de geografia física. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75-84, 2017. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/397/554. Acesso em 15 de jan. de 2023.
MARTINS, V. Educação na Constituição de 1988: O artigo 205. Direito Net, 2001. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/479/Educacao-na-Constituicao-de-1988-O-artigo-205. Acesso em 17 de nov. de 2022.
MALLMANN, A.; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. A educação ambiental do ponto de vista das concepções de desenvolvimento sustentável na escola do campo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 15, No 1: 44-61, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9469. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9469. Acesso em 09 de fev. 2023.
MELO, Francisco de Brito. O que é e como se forma o solo?. EMBRAPA, 2015. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/solos/-/asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false#:~:text=O%20solo%20%C3%A9%20o%20resultado,lenta%20no%20relevo%20da%20terra. Acesso em 06 de nov. de 2023.
MENDONÇA, Mislene de Jesus. O solo na educação básica: análise sobre o ensino, aprendizagem e o uso de jogos didáticos. Dissertação (Ciências Naturais) -Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.
MONTEIRO, H. R. S.; SOUSA, A. I. S. R.; MARTINS, H. N. F..; FARIAS, P. P.; A importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. v.2, n.2. 2019. DOI: 10.26694/epeduc.v2i2.8915. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/8915. Acesso em 28 de jan. de 2023.
MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 17, Nº 2, 422-436. 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf. Acesso em 14 de fev. de 2023.
MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teorias e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 30:733-740, 2006. DOI: 10.1590/S0100-06832006000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/Nm8pcwCzY4dh87dzkzQKQ9z/abstract/?lang=pt. Acesso em 22 de nov. de 2022.
NASCIMENTO, D. S.; BARBOSA NETO, M. V.; SILVA, D. F.; OLIVEIRA, I. V. A.; SOUZA, D. D. R. Desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de solos no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 18., 2019, Ceará. Anais SBGF. ISBN: 978-85-7282-778-2.
NUNES, M. S.; AZEVEDO, R. J. G.; SILVA, P. E. A. B. A abordagem de conteúdos relativos à ciência dos solos em livros didáticos de geografia para o ensino médio. Revista de Geografia – PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, v.6, n.3, p.271-281, 2016.
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/18031/9326. Acesso em 28 de março de 2023.
OLIVEIRA, D.; MANGANOTTE, M. B.; MACHADO, A. R.; CERMINARO, A. C.; SILVEIRA, L. A.; CARVALHO, M. F.; PATUCCI, N. N. CHRISTMANN, Patrícia. João Torrão: um pedacinho de solo. São Paulo: FFLCH/USP, 2018.
PEREIRA, M. G.; ANJOS, L. H. C.; PINHEIRO JUNIOR, C. R.; PINTO, L. A. S. R.; SILVA NETO, E. C.; FONTANA, A. Formação e caracterização de solos. Embrapa Solos-Capítulo em livro científico. 2019.DOI: 10.22533/at.ed.3481923091. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1112549/1/Formacaoecaracterizacaodesolos2019.pdf. Acesso em 07 de dez. 2022.
SACRAMENTO, A. C. R.; FALCONI, S. Educação geográfica e ensino de solos: uma experiência em sala de aula. Revista Geográfica de América Central. vol. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 1-15. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820118.pdf. Acesso em 06 de março de 2023.
SALDANHA, C. S.; RODRIGUES, T. T.; WERLANG, M.; PONTES, R.; RAMIRES, L. Educação em solos: uma experiência pedagógica com ênfase na erosão hídrica do solo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA E APLICADA, 17, 2017, São Paulo. Congresso. DOI - 10.20396/sbgfa.v1i2017.194. ISBN 978-85-85369-16-3.
SANTOS, H. G. et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5a. ed. Brasília, DF : Embrapa, 2018. v. 1. 356p. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1094003. Acesso em 10 de maio de 2023.
SANTOS, A. F. L.; REINALDO, L. R. L. R. Ressignificando o ensino de geografia através de práticas de solo. Geografia, V.45, N. 1, jan./jun. 2020. DOI: 10.5016/geografia.v45i1.14794. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14794/11796. Acesso em 11de jan. 2023
SANTOS, J. D.; CATUZZO, H. O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos. Terrae Didática, Campinas, SP, v. 16, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657202. Acesso em 09 de out. de 2022.
SANTOS, L. A.; MARTINS, R. E. M. W. Uma aproximação da geografia com o cotidiano dos estudantes. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 15, p. 266-278, jan./jun., 2018. DOI:10.46789/edugeo.v8i15.453. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/363470728_UMA_APROXIMACAO_DA_GEOGRAFIA_COM_O_COTIDIANO_DOS_ESTUDANTES_de_Westeros_para_o_mundo_real. Acesso em 22 de mar. de 2023.
SILVA, C. S.; FALCÃO, C. L. C.; SOBRINHO, J. F. O ensino do solo no livro didático de geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo.v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/29. Acesso em 10 de abril de 2023
SILVA, D. F.; BARBOSA NETO, M. V.; PESSÔA, A. L. C. B.; NASCIMENTO, D. S.; Contribuição da oficina de solos para o processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso numa escola de nível médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA E APLICADA. 18., 2019. Fortaleza.
SILVA, F. B. R. et al. Zoneamento Agroecológico de Pernambuco - ZAPE. Recife: Embrapa Solos - Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento - UEP Recife; Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária). (Embrapa Solos. Documentos; no. 35). ZAPE Digital, CD-ROM. 2001.
SILVA, M. S. L.; OLIVEIRA NETO, M. B. Neossolo flúvico. EMBRAPA, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/territorios/territorio-mata-sul-pernambucana/caracteristicas-do-territorio/recursos-naturais/solos/neossolos-fluvicos. Acesso em 30 de ago. 2023.
SILVA, W. I.; OLIVEIRA, J. G. R. Práticas de educação ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 14, No 1: 275-294, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2706. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2706. Acesso em 11 de dez. de 2022.
SOUSA, H. F. T.; MATOS, F. S. O ensino dos solos no ensino médio: desafios e possibilidades na perspectiva dos docentes. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 71-78, jul. / dez. 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/201. Acesso em 16 de jan. de 2023.
SOUZA, A. S.; FURRIER, M.; LAVOR, L. F. Solos nos livros didáticos: contextualização e proposta de mapas didáticos. Revista Terrae Didática. Campinas, SP, v.17 1-1, e021010, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8663686. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8663686. Acesso em 12 de maio de 2023.
SUZUKI, L. E. A. S.; DIAS, L. C.; REHBEIN, M. O. CORRÊA, E. A. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em geografia. Revista Geonorte, V.11, N.37, p.01-21, 2020. DOI: 10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.01.21. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/7546. Acesso em 15 de mar. de 2023.
TOSTÔ, S. G. Funções ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos. Revista Opiniões, 2013. Disponível em: https://florestal.revistaopinioes.com.br/pt-br/revista/detalhes/10-funcoes-ecossistemicas-e-servicos-ecossistemico/. Acesso em: 22 de dezembro 2022. Acesso em 11 de out. 2022.
VITAL, A. F. M..; SANTOS, R. V. Solos, da educação à conservação ações extensionistas. Maceió - AL: TexGraf Editora Ltda, 2017.
VITAL, A. F. M.; RIBON, A. A.; DANTAS, J. S. In: VEZZANI, Fabiane Machado. LIMA, Marcelo Ricardo de. SILVA, Valentim da. MUGGLER, Cristine Carole (org.). Práticas de Educação em solos na educação básica. Educação em solos. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Minas Gerais, p. 187 - 204, 2022.
YOSHIOKA, M. H.; LIMA, M. R. Porosidade do solo. Experimentoteca de solos - Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, 2005. | pt_BR |