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dc.creatorSilva, Geyza Matos Santana da
dc.date.accessioned2023-11-07T02:31:42Z
dc.date.available2023-11-07T02:31:42Z
dc.date.issued2023-08-03
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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1075
dc.description.abstractSoil is an extremely important element for the maintenance of life on Earth, performing several ecosystem functions. However, the advanced processes of degradation that affect the soil throughout the world indicate that even though it is so necessary, it has been neglected. In this sense, soil education is fundamental for the development of critical, social and environmental awareness in society. This work aims to contribute to the teaching-learning process about soils through the application of didactic-pedagogical workshops in basic education schools in Lagoa de Itaenga - PE. Therefore, the methodology adopted was participatory research, whose approach had a qualitative nature, where the procedures were to apply a questionnaire prior to the didactic workshops with students from field schools to verify their level of understanding about the soil theme. With the results of the first questionnaire, didactic workshops on soils were planned using active methodologies to streamline the teaching-learning process, through experiments and games, to make it possible to have a relationship between theory and practice. A didactic game was developed to facilitate the understanding of soil classes in Brazil, this game aimed to make the teaching-learning process more dynamic and fun. To identify the contribution of this active methodology in the students' learning process, a post-workshop questionnaire was applied. As a result, it was observed that the participating students had a prior knowledge of soils, but that some topics such as soil degradation, formation factors and soil classes required some reinforcement. The didactic workshops had the participation and enthusiasm of the students in the face of the experiments and games. The use of active methodologies can collaborate and facilitate student learning, both in high school and elementary school, as it makes it possible to visualize in practice what is worked on in theory. There was an improvement in the percentage of students' correct answers in the post-workshops questionnaire, it is estimated that this improvement may be related to the application of didactic workshops on soil.pt_BR
dc.format.extent103 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - solopt_BR
dc.subjectGeografia - didáticapt_BR
dc.titleAplicação de oficinas didático-pedagógicas sobre o solo em escolas de Lagoa de Itaenga-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3629279255955926pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa Neto, Manuella Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546927777023182pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Braga, Clézia Aquino de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464113428409195pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee2Lima, Janaína Almeida Pinheiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8998038308198992pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIApt_BR
dc.description.resumoO solo é um elemento de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, exercendo diversas funções ecossistêmicas. No entanto, os processos avançados de degradação que afetam o solo ao longo do mundo indicam que mesmo ele sendo tão necessário, vem sendo negligenciado. Nesse sentido, a educação em solos é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica, social e ambiental na sociedade. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre solos através da aplicação de oficinas didático-pedagógicas em escolas da educação básica de Lagoa de Itaenga – PE. Por tanto, como metodologia adotada foi a pesquisa participativa, cuja abordagem teve o cunho qualitativo, onde os procedimentos foram aplicar um questionário prévio às oficinas didáticas com estudantes das escolas campo para verificar o nível de entendimento deles sobre a temática solo. Com os resultados do primeiro questionário foram planejadas oficinas didáticas sobre solos utilizando de metodologias ativas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, através de experimentos e de jogos, para ser possível haver uma relação entre teoria e prática. Foi desenvolvido um jogo didático visando facilitar a compreensão sobre as classes de solos do Brasil, esse jogo objetivou tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e divertido. Para identificar a contribuição dessa metodologia ativa no processo de aprendizagem dos estudantes foi aplicado um questionário pós-oficina. Como resultados observou-se que os estudantes participantes possuíam uma bagagem prévia de conhecimentos sobre a temática solos, mas, que em alguns temas como a degradação do solo, fatores de formação e as classes de solo eram necessários alguns reforços. As oficinas didáticas contaram com a participação e entusiasmo dos estudantes diante da realização dos experimentos e jogos. A utilização de metodologias ativas pode colaborar e facilitar a aprendizagem dos estudantes, tanto do ensino médio quanto do fundamental, pois possibilita visualizar na prática o que é trabalhado de forma teórica. Verificou-se uma melhora no percentual de acertos dos estudantes no questionário pós-oficinas, estima-se que essa melhoria possa estar relacionada com a aplicação das oficinas didáticas sobre solo.pt_BR


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