Turismo pedagógico virtual: proposta de uma coreografia didática de elaboração de roteiros virtuais para escolas
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-18Autor
Santos, Luciano Victor da Silva
http://lattes.cnpq.br/1525103113349194
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O turismo é considerado por muitos estudiosos uma ferramenta capaz de mitigar
problemas presentes nas sociedades capitalistas. Para além de seu papel no
desenvolvimento econômico, este fenômeno social resulta na preservação cultural e
ambiental dos locais onde há exploração turística. Considerando que a educação é
vista como uma das principais responsáveis pelo processo de mudança social,
entende-se que sua associação ao turismo traz benefícios para ambas as áreas e a
sociedade como um todo. Portanto, o presente trabalho buscou desenvolver uma
coreografia didática capaz de auxiliar professores na elaboração de roteiros virtuais
de turismo pedagógico atravéz de um material de apoio utilizando o conceito de
coreografia didática, visando que o processo de elaboração dos roteiros possa se
assemelhar a produção de uma aula, oferecendo, assim, praticidade aos docentes.
Buscou-se, também, tornar democrática a utilização da proposta, observando as
múltiplas realidades escolares. A metodologia teve caráter quantiativo, tendo a
pesquisa bibliográfica como principal meio de obtenção de dados e conceitos sobre
os quais o produto final foi construído. O marco teórico conta com conceitos de
turismo, roteirização, educação, ensino híbrido, tecnologias da informação e
comunicação e metodologias didáticas. A proposta foi apresentada a professores
dos ensinos fundamental e médio que, por sua vez, testaram o método através da
elaboração de um plano de aula utilizando roteiros turísticos virtuais como estratégia
de ensino. A opinião dos docentes ajudou a observar pontos que podem ser
alterados no projeto e, principalmente, a entender se é possível levá-lo para a sala
de aula.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: