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dc.creatorSantos, Luciano Victor da Silva
dc.date.accessioned2023-10-30T15:15:57Z
dc.date.available2023-10-30T15:15:57Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.citationSANTOS, Luciano Victor da Silva. Turismo pedagógico virtual: proposta de uma coreografia didática de elaboração de roteiros virtuais para escolas. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnológico em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1063
dc.description.abstractTourism is considered by many scholars to be a tool capable of mitigating problems present in capitalist societies. In addition to its role in economic development, this social phenomenon results in cultural and environmental preservation of the places where there is tourist exploitation. Considering that education is seen as one of the main responsible for the process of social change, it is understood that its association with tourism brings benefits to both areas and to society as a whole. Therefore, the present work sought to develop a didactic choreography to help teachers in the elaboration of virtual tours for educational tourism through a support material using the concept of didactic choreography, so that the process of elaboration of the tours can be similar to the production of a class, thus offering practicality to the teachers. We also tried to make the use of the proposal democratic, observing the multiple school realities. The methodology had a quantative character, with bibliographical research as the main means of obtaining data and concepts on which the final product was built. The theoretical framework includes concepts of tourism, scripting, education, hybrid teaching, information and communication technologies, and didactic methodologies. The proposal was presented to elementary and high school teachers who, in turn, tested the method by developing a lesson plan using virtual tourist routes as a teaching strategy. The opinion of the teachers helped to observe points that can be changed in the project and, mainly, to understand if it is possible to take it into the classroom.pt_BR
dc.format.extent64 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos. Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora. Educar em Revista, [S.L.], v. 36, p. 1-20, dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76119. Acesso em: 05 nov. 2021. BACICH, L, C, M. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem.. p. 679-687, 2016. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6875>. Acesso em: 26 de maio de 2021. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: Senac, 2007. BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação, Eletrônica, v. 12, n. 1, p. 114-129, Não é um mês valido! 2010. Disponível em: file:///C:/Users/joser/Downloads/1127-4099-1-PB.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.titleTurismo pedagógico virtual: proposta de uma coreografia didática de elaboração de roteiros virtuais para escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1525103113349194pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Carolina Bello Cavalcanti da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651462887274673pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.referee2Pereira, Sandra Aparecida da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840776756820036pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO turismo é considerado por muitos estudiosos uma ferramenta capaz de mitigar problemas presentes nas sociedades capitalistas. Para além de seu papel no desenvolvimento econômico, este fenômeno social resulta na preservação cultural e ambiental dos locais onde há exploração turística. Considerando que a educação é vista como uma das principais responsáveis pelo processo de mudança social, entende-se que sua associação ao turismo traz benefícios para ambas as áreas e a sociedade como um todo. Portanto, o presente trabalho buscou desenvolver uma coreografia didática capaz de auxiliar professores na elaboração de roteiros virtuais de turismo pedagógico atravéz de um material de apoio utilizando o conceito de coreografia didática, visando que o processo de elaboração dos roteiros possa se assemelhar a produção de uma aula, oferecendo, assim, praticidade aos docentes. Buscou-se, também, tornar democrática a utilização da proposta, observando as múltiplas realidades escolares. A metodologia teve caráter quantiativo, tendo a pesquisa bibliográfica como principal meio de obtenção de dados e conceitos sobre os quais o produto final foi construído. O marco teórico conta com conceitos de turismo, roteirização, educação, ensino híbrido, tecnologias da informação e comunicação e metodologias didáticas. A proposta foi apresentada a professores dos ensinos fundamental e médio que, por sua vez, testaram o método através da elaboração de um plano de aula utilizando roteiros turísticos virtuais como estratégia de ensino. A opinião dos docentes ajudou a observar pontos que podem ser alterados no projeto e, principalmente, a entender se é possível levá-lo para a sala de aula.pt_BR


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