dc.relation | AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos. Coreografias didáticas e
inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora.
Educar em Revista, [S.L.], v. 36, p. 1-20, dez. 2020. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76119. Acesso em: 05 nov. 2021.
BACICH, L, C, M. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso
integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem.. p. 679-687,
2016. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6875>.
Acesso em: 26 de maio de 2021.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: Senac,
2007.
BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: uma
reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo
Visão e Ação, Eletrônica, v. 12, n. 1, p. 114-129, Não é um mês valido! 2010.
Disponível em: file:///C:/Users/joser/Downloads/1127-4099-1-PB.pdf. Acesso em: 20
ago. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 19. ed. São Paulo: Brasiliense,
1989.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021.
Disponível em: Censo da Educação Básica 2020_Notas Estatísticas.indd
(inep.gov.br). Acesso em: 06 abr. 2022.
BRITO, M. S.A Singularidade Pedagógica do Ensino Híbrido. EaD em Foco, V10,
e948.
2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1948
CARDOSO, Helen Rodrigues; GATTIBONI, Maria de Lourdes Soares. TURISMO
PEDAGÓGICO:: uma alternativa para integração cu. Professare, Caçador, v. 4, n.
1, p. 85-110, set. 2015. Disponível em:
https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/issue/view/31. Acesso em: 26
out. 2021.
CASTRO, Jorge Abrahão de. EVOLUÇÃO E DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 673-697, out. 2009.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Py9jLMhddTWMfKQtY45L6dy/?
format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2021.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). TIC Educação 2020 — edição COVID-
19, metodologia adaptada. [S.l.]: CETIC; NIC; CGI, 31 ago. 2021a. Disponível em:
https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2020_coletiva_imprensa.pdf. Acesso
em: 24 fev. 2022.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). TIC Domicílios: Pesquisa Sobre o Uso
das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São
Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-dastecnologias-
de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-
2020/ . Acesso em: 22 set. 2022.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia
científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2007.
CHAER, Galdino et al. A técnica do questionário na pesquisa educacional.
Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
Disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/
pesqusia_social.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.
CORIOLANO, Luzia Neide. A CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO AO
DESENVOLVIMENTO LOCAL. In: PORTUGUEZ, Anderson Pereira; SEABRA,
Giovanni; QUEIROZ, Odaléia Telles M. M.. Turismo, espaço e estratégias de
desenvolvimento local. João Pessoa: Editora Universitária da Ufpb, 2012. p. 61-70.
CREPALDE, Neylson João Batista Filho; SILVEIRA, Leonardo Souza. Desempenho
universitário no Brasil: estudo sobre desigualdade educacional com dados do enade
2014. Revista Brasileira de Sociologia - Rbs, [S.L.], v. 4, n. 7, p. 211, 1 jul. 2016.
Sociedade Brasileira de Sociologia.. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.20336/rbs.155. Acesso em: 19 set. 2021.
CUNHA, Linicio. Avaliação de Potencial Turístico, COGITUR, Jornal of Tourism
Studies, 2008.
DANTAS, N. G.; MELO, R. S. Análise da metodologia de hierarquização de atrativos
turísticos como instrumento para elaboração de roteiros turísticos no município de
Itabaiana (PB). Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p.147-163,
abr. 2011. Disponível em:
http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/545/274> acesso
em: 06 set. 2021
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os
princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema,
Lajeado, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
Facebook: secretariadeturismope. Disponível em:
facebook.com/secretariadeturismodepernambuco. Acesso em: 06 abr. 2022.
Fernandes, A. T. (2002). Poder Local e Turismo Social.
Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, 12, 9-26.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo:
Atlas, 1989.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de
Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio 1995.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?
format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 06 jun. 2022.
GOMES, Daiana Silva; MOTA, Karol Monteiro; PERINOTTO, Riani Costa. TURISMO
PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: a visão dos
professores de história em um colégio estadual de parnaíba (piauí, brasil). Turismo
& Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 82-103, abr. 2012. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.25326. Acesso em: 6 set. 2021.
IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos Do Turismo. Rio de Janeiro: Senac, 2013.
Instagram: secretariadeturismope. Disponível em:
instagram.com/secretariadeturismope. Acesso em: 06 abr. 2022.
JUNQUEIRA, Sérgio; SCREMIN, Juliana. Aprendizado Diferenciado:
turismo pedagógico no âmbito escolar. CAD. Est. Pes. Tur, Curitiba, v.
1, p. 26-42, jan/dez, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed.
Campinas: Papirus, 2012.
KNUPP, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves. Fundamentos do turismo. Curitiba:
Editora Intersaberes, 2015.
LAGE, Beatriz Helena G.. Segmentação do mercado turístico. Revista Turismo em
Análise, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 61, 18 nov. 1992. Universidade de São Paulo, Agência
USP de Gestão da Informação Académica (AGUIA). Disponível em:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v3i2p61-74. Acesso em: 08 set. 2021.
MARIANI; Milton Augusto Pasquotto. A CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO AO
DESENVOLVIMENTO LOCAL. In: PORTUGUEZ, Anderson Pereira; SEABRA,
Giovanni; QUEIROZ, Odaléia Telles M. M.. Turismo, espaço e estratégias de
desenvolvimento local. João Pessoa: Editora Universitária da Ufpb, 2012. p. 145-
155.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In:
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino
Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Cap.
1. p. 27-45.
MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi. INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E
COREOGRAFIA DIDÁTICAS. Revista Mosaicum, [S. L.], v. 15, n. 30, p. 67-70,
jul./dez. 2019.
NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares.
Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o
engajamento dos estudantes. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 64, p. 252-271,
jan/mar 2020.
NOVO, Benigno Núñez; MOTA, Antonio Rosembergue Pinheiro e. A educação
como instrumento de transformação da sociedade. 2019. Disponível em:
https://jus.com.br/amp/artigos/75458/a-educacao-como-instrumento-detransformacao-
da-sociedade. Acesso em: 25 out. 2021.
OSER, F. K.; BAERISWYL, F. J. Choreografies of teaching: bridging instruction to
teaching”. In: V. RICHARDSON (Editor): Handbook of research on teaching. 4ª.
ed. Washington: AREA, 2001.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares et al. Ensinagem na docência online: um olhar à
luz das coreografias didáticas. Em Teia| Revista de Educação Matemática e
Tecnológica Iberoamericana, v. 1, n. 1, 2010.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ZABALZA, Miguel Angel. UM CENÁRIO DE
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EM
BUSCA DE UMA COREOGRAFIA DIDÁTICA INOVADORA. E-Curriculum, São
Paulo, v. 14, n. 3, p. 837-863, jul/set. 2016. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.ph.p/curriculum. Acesso em: 05 nov. 2021.
PASSERO, Guilherme; ENGSTER, Nélia Elaine Wahlbrink; DAZZI, Rudimar Luís
Scaranto. UMA REVISÃO SOBRE O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO DA
GERAÇÃO Z. Novas Tecnologias na Educação, [S. L.], v. 14, n. 2, p. 1-8, dez.
2016.
PINHEIRO, Rosane Salviano de Oliveira; SILVA, Gleydimar Pereira da. A
IMPORTÂNCIA DO USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uso das tics como
instrumento facilitador da aprendizagem. Thought - World Education In Debate,
[S.L.], v. 1, n. 1, p. 217-225, 2020. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.29327/227764.1.1-24. Acesso em: 05 nov. 2021.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento
The art of literature in search of knowledge. Rdbci: Revista Digital de
Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 53-66, 10 jul. 2012.
Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896 .
PONTILI, Rosangela Maria; KASSOUF, Ana Lúcia. Fatores que afetam a frequência
e o atraso escolar nos meios urbano e rural de São Paulo e Pernambuco. Revista de
Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v. 45, p. 27-47, jan./mar. 2007.
RAMOS, Silvana Pirillo; SANTOS, Angela Meire dos. Traçando itinerários para um
turismo de experiência: o caso do caminho lagunar - al. In: RAMOS, Silvana Pirillo.
Planejamento de roteiros turísticos. Porto Alegre: Asterisco, 2012. Cap. 1. p. 11-
36.
RODRIGUES, Adyr Balastreri. LUGAR, NÃO LUGAR E REALIDADE VIRTUAL NO
TURISMO GLOBALIZADO. Geography Department, University Of Sao Paulo,
[S.L.], p. 73-78, nov. 2011. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestão da
Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.7154/rdg.1996.0010.0006.
Disponível em: https://doi.org/10.7154/RDG.1996.0010.0006. Acesso em: 26 mai.
2021.
RODRIGUES, Emanuelle; ALVES, Kerley dos Santos. Turismo pedagógico: busca
por novos significados para a escola. Revista Cenário, [S.L.], v. 2, n. 3, p. 131-151,
12 dez. 2014. Biblioteca Central da UNB.
http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407 . Acesso em: 08 set. 2021.
SEMINÁRIO DA ANPTUR, 2016, São Paulo. Turismo pedagógico: uma práxis
transdisciplinar entre o turismo e a pedagogia. São Paulo: Anptur, 2016. Disponível
em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/639.pdf. Acesso em: 7 set. 2021.
SILVA, Admilson Alcantara. Abordagens de Otimização para apoiar a Elaboração e
Análise de Roteiros Turísticos. 2017. 155 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia
de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
SILVA, Thallis Sousa. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE
DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: percepção de docentes do ensino médio.
In: CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIêNCIA E TECNOLOGIA,
1., 2020, Online. Anais [...] . 2020. Disponível em:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1GV7xhDzVo0wkw2rhdLvmZZPhsDc2HS4.
Acesso em: 26 jun. 2021.
SIVIANI, Dermeval. Pedagogia historico-critica. 11. ed. Campinas, SP: Autores
Associados, 2011.
SOUSA, RP., MOITA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais
na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. ISBN 978-85-7879-124-7.
Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
THE British Ecotourism Marke. [Sem Local]: Unwto, 2002. 17 p. Disponível em:
https://haroldgoodwin.info/resources/1223-1.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.
Twitter: AracnoC. Disponível em: https://twitter.com/AracnoC. Acesso em: 06 abr.
2022.
VASCONCELOS, Teresa. A importância da educação na construção da cidadania.
Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º12 (2007), p.109-117.
Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11796/714. Acesso em: 27 set. 2022.
V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL - SEMINTUR
TURISMO: INOVAÇÕES DA PESQUISA NA AMÉRICA LATINA, 5., 2008, Caixias
do Sul. Turismo Pedagógico em Dourados /MS: uma atividade educacional.
Caixias do Sul: Universidade de Caxias do Sul – Ucs, 2008. Disponível em:
https://docplayer.com.br/15139936-Turismo-pedagogico-em-dourados-ms-umaatividade-
educacional-1.html. Acesso em: 6 set. 2021. | pt_BR |