Mostrar registro simples

dc.creatorClementino, José Mário
dc.date.accessioned2023-10-26T20:01:59Z
dc.date.available2023-10-26T20:01:59Z
dc.date.issued2021-09-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1060
dc.description.abstractThis study aimed to understand the importance of practical lectures on chemistry during the period experienced by the covid-19 pandemic. The fact-finding field was carried out in a state high school. A qualitative research was carried out as an instrument for data collection and observation of student development and performance. Two chemical experiments were carried out in the classroom, in the 1st and 3rd year of High School, in order to demonstrate and know the didactic importance for students in the period of return from classroom activities, after the 2020 school year, which it was practically all done remotely.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science: Perspectives e Resources. SHIPS Education Press. Saint Paul, USA, 2013. BERNARDES, T. Impactos da Pandemia na Educação. Futura Org. Rio de Janeiro, 19 mar. 2021. Disponível em: https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/. Acesso em: 5 ago. 2021. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19 n. 3, 2002. DRIVER, R.; ASOkO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; Scott, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, v.9, n.5, 1999. GALIAZZI, M. C. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, 2001. GOLDFARB, A. M. A. A. Da alquimia à Química. São Paulo: Nova Stella: Edusp, 1987. GLEIDIS, R. GUERRA. Segue os desafios na educação. Aventura de construir.org São Paulo Capital, 11/07/18. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/ country/ brazil. Acesso em: 21 jul. 21. THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 3, 2000. WARTHA, E.J; RESENDE, D. B. Os níveis de representação no ensino de química e as categorias da semiótica de Peirce. Investigação em ensino de ciências, São Paulo, v. 16, n. 2, p 275- 290, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPraticidadespt_BR
dc.subjectDesafios metodológicospt_BR
dc.titleDesafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915759330014815pt_BR
dc.contributor.advisor1Sobrinho, Nelson Alves da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555146433803219pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino médio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa como instrumento para coleta de dados e observação do desenvolvimento e o desempenho dos estudantes. Foi realizado dois experimentos químicos em sala de aula, no 1º e no 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de demonstrar e conhecer a importância didática para os estudantes no período de retorno das atividades de aulas presenciais, após o ano letivo de 2020 que foi praticamente todo realizado de forma remota.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples