Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
dc.creator | Clementino, José Mário | |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T20:01:59Z | |
dc.date.available | 2023-10-26T20:01:59Z | |
dc.date.issued | 2021-09-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1060 | |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the importance of practical lectures on chemistry during the period experienced by the covid-19 pandemic. The fact-finding field was carried out in a state high school. A qualitative research was carried out as an instrument for data collection and observation of student development and performance. Two chemical experiments were carried out in the classroom, in the 1st and 3rd year of High School, in order to demonstrate and know the didactic importance for students in the period of return from classroom activities, after the 2020 school year, which it was practically all done remotely. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science: Perspectives e Resources. SHIPS Education Press. Saint Paul, USA, 2013. BERNARDES, T. Impactos da Pandemia na Educação. Futura Org. Rio de Janeiro, 19 mar. 2021. Disponível em: https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/. Acesso em: 5 ago. 2021. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19 n. 3, 2002. DRIVER, R.; ASOkO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; Scott, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, v.9, n.5, 1999. GALIAZZI, M. C. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, 2001. GOLDFARB, A. M. A. A. Da alquimia à Química. São Paulo: Nova Stella: Edusp, 1987. GLEIDIS, R. GUERRA. Segue os desafios na educação. Aventura de construir.org São Paulo Capital, 11/07/18. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/ country/ brazil. Acesso em: 21 jul. 21. THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 3, 2000. WARTHA, E.J; RESENDE, D. B. Os níveis de representação no ensino de química e as categorias da semiótica de Peirce. Investigação em ensino de ciências, São Paulo, v. 16, n. 2, p 275- 290, 2011. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Praticidades | pt_BR |
dc.subject | Desafios metodológicos | pt_BR |
dc.title | Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3915759330014815 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobrinho, Nelson Alves da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9555146433803219 | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipojuca | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino médio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa como instrumento para coleta de dados e observação do desenvolvimento e o desempenho dos estudantes. Foi realizado dois experimentos químicos em sala de aula, no 1º e no 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de demonstrar e conhecer a importância didática para os estudantes no período de retorno das atividades de aulas presenciais, após o ano letivo de 2020 que foi praticamente todo realizado de forma remota. | pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
Licenciatura em Química
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC