Entre linguagem, pedais e corridas: uma análise de anúncios de ciclismo e corrida de rua à luz dos estudos sociorretóricos de gênero
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-02Autor
Vasconcelos, José Diego Silva de
http://lattes.cnpq.br/1367655738357941
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho se insere nos estudos sociorretóricos de gênero de linha
swalesiana e trata de anúncios de evento esportivo de ciclismo e corrida de rua,
analisando desde seu contexto de ocorrência – na perspectiva do conceito de
comunidade discursiva (Swales, 1990, 2016) –, a sua estrutura retórica até seus
propósitos comunicativos (Swales, 1990, 2004). Para tal, partimos do pressuposto de
que esse gênero possui os propósitos de apresentar, atrair e nivelar atletas para esse
tipo de evento. Utilizando-nos de uma análise quanti-qualitativa de natureza
exploratória (Gil, 2002), fizemos uma adaptação do modelo CARS (Create a Research
Space – Criar um Espaço de Pesquisa) de Swales (1990) para análise do corpus,
composto por 20 exemplares dos referidos anúncios, sendo 10 de ciclismo e 10 de
corrida de rua, que foram compartilhados em grupos de WhatsApp das comunidades
de atletas entre outubro de 2021 e março de 2023. Utilizamos ainda uma metodologia
descritiva (Gil, 2002) para a descrição dessas comunidades e 4 prints de conversas
nesses grupos. Os resultados mostram os moves e steps fundamentais dos anúncios
aqui tratados, bem como sua importância na composição do gênero para as
comunidades discursivas nas quais ele circula. O presente trabalho traz ainda um
protótipo – de natureza descritiva e oriundo dos usos efetivos da linguagem – com
potencial para ser utilizado como base para estudo e desenvolvimento do gênero