dc.creator | Vasconcelos, José Diego Silva de | |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T11:52:19Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T11:52:19Z | |
dc.date.issued | 2023-10-02 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, José Diego Silva de. Entre linguagem, pedais e corridas: uma análise de anúncios de ciclismo e corrida de rua à luz dos estudos sociorretóricos de gênero. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1048 | |
dc.description.abstract | The present work is part of Swalesian socio-rhetorical gender studies and deals with
advertisements for cycling and street running sporting events, analyzing them from
their context of occurrence – from the perspective of the concept of discourse
community (Swales, 1990, 2016) –, from its rhetorical structure to its communicative
purposes (Swales, 1990, 2004). To this end, we assume that this genre has the
purpose of presenting, attracting and leveling athletes for this type of event. Using a
quantitative and qualitative analysis of an exploratory nature (Gil, 2002), we adapted
the CARS (Create a Research Space) model by Swales (1990) to analyze the corpus,
composed of 20 samples of the aforementioned advertisements, 10 for cycling and 10
for street running, which were shared in WhatsApp groups of athletes communities
between October 2021 and March 2023. We also used a descriptive methodology (Gil,
2002) to describe these communities and 4 prints of conversations in these groups.
The results show the fundamental moves and steps of the advertisements discussed
here, as well as their importance in the composition of the genre for the discourse
communities in which it circulates. The present work also brings a prototype – of a
descriptive nature and arising from the effective uses of language – with the potential
to be used as a basis for the study and development of the genre | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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2023. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Anúncios | pt_BR |
dc.subject | Eventos esportivos | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Retórica | pt_BR |
dc.title | Entre linguagem, pedais e corridas: uma análise de anúncios de ciclismo e corrida de rua à luz dos estudos sociorretóricos de gênero | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1367655738357941 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Valfrido da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/88 59607470653114 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Valfrido da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Emanuel da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Patrícia Barreto da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/88 59607470653114 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/27 46121385112757 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/384801900 7024257 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se insere nos estudos sociorretóricos de gênero de linha
swalesiana e trata de anúncios de evento esportivo de ciclismo e corrida de rua,
analisando desde seu contexto de ocorrência – na perspectiva do conceito de
comunidade discursiva (Swales, 1990, 2016) –, a sua estrutura retórica até seus
propósitos comunicativos (Swales, 1990, 2004). Para tal, partimos do pressuposto de
que esse gênero possui os propósitos de apresentar, atrair e nivelar atletas para esse
tipo de evento. Utilizando-nos de uma análise quanti-qualitativa de natureza
exploratória (Gil, 2002), fizemos uma adaptação do modelo CARS (Create a Research
Space – Criar um Espaço de Pesquisa) de Swales (1990) para análise do corpus,
composto por 20 exemplares dos referidos anúncios, sendo 10 de ciclismo e 10 de
corrida de rua, que foram compartilhados em grupos de WhatsApp das comunidades
de atletas entre outubro de 2021 e março de 2023. Utilizamos ainda uma metodologia
descritiva (Gil, 2002) para a descrição dessas comunidades e 4 prints de conversas
nesses grupos. Os resultados mostram os moves e steps fundamentais dos anúncios
aqui tratados, bem como sua importância na composição do gênero para as
comunidades discursivas nas quais ele circula. O presente trabalho traz ainda um
protótipo – de natureza descritiva e oriundo dos usos efetivos da linguagem – com
potencial para ser utilizado como base para estudo e desenvolvimento do gênero | pt_BR |