Mostrar registro simples

dc.creatorVasconcelos, José Diego Silva de
dc.date.accessioned2023-10-20T11:52:19Z
dc.date.available2023-10-20T11:52:19Z
dc.date.issued2023-10-02
dc.identifier.citationVASCONCELOS, José Diego Silva de. Entre linguagem, pedais e corridas: uma análise de anúncios de ciclismo e corrida de rua à luz dos estudos sociorretóricos de gênero. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1048
dc.description.abstractThe present work is part of Swalesian socio-rhetorical gender studies and deals with advertisements for cycling and street running sporting events, analyzing them from their context of occurrence – from the perspective of the concept of discourse community (Swales, 1990, 2016) –, from its rhetorical structure to its communicative purposes (Swales, 1990, 2004). To this end, we assume that this genre has the purpose of presenting, attracting and leveling athletes for this type of event. Using a quantitative and qualitative analysis of an exploratory nature (Gil, 2002), we adapted the CARS (Create a Research Space) model by Swales (1990) to analyze the corpus, composed of 20 samples of the aforementioned advertisements, 10 for cycling and 10 for street running, which were shared in WhatsApp groups of athletes communities between October 2021 and March 2023. We also used a descriptive methodology (Gil, 2002) to describe these communities and 4 prints of conversations in these groups. The results show the fundamental moves and steps of the advertisements discussed here, as well as their importance in the composition of the genre for the discourse communities in which it circulates. The present work also brings a prototype – of a descriptive nature and arising from the effective uses of language – with the potential to be used as a basis for the study and development of the genrept_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASKEHAVE, I; SWALES, J. M. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009, p. 221-243. BHATIA, V. K. Análise de gêneros hoje. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 112-115, jan./dez. 2001. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16610/3/2001_art_vkbhatia.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022. BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUZA, C. T. (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 17- 32. BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósitos comunicativos em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/Z8X5dZZgcTMCmTs5H3LnDXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2022. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 41-55. LOPES, A. K C. Os anúncios. In: LOPES, A. K. C. Uma colônia de gêneros anúncios. 2008. 181f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2008, p. 36-43. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2813/1/2008_dis_akclopes.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023, p. 36-43. NUNES, V. S. Teoria de gêneros textuais/discursivos. In: NUNES, V. S. Gênero textual na esfera jornalística. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2020, p. 23-32. SWALES, J. M. The concept of discourse community. In: SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 21-32. SWALES, J. M. The concept of genre. In: SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 33- 67. SWALES, J. M. Genre, schemata and acquisition. In: SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 83-92. SWALES, J. M. Research articles in English. In: SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 137-142. SWALES, J. M. Theoretical and methodological issues. In: SWALES, J. M. Research genres: Explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 68-74. SWALES, J. M. Reflections on the concept of discourse community. ASp [Online], 69, 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/asp/4774. Acesso em: 20 jan. 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectAnúnciospt_BR
dc.subjectEventos esportivospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.titleEntre linguagem, pedais e corridas: uma análise de anúncios de ciclismo e corrida de rua à luz dos estudos sociorretóricos de gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1367655738357941pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/88 59607470653114pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee2Oliveira, Emanuel da Silva
dc.contributor.referee3Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/88 59607470653114pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/27 46121385112757pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/384801900 7024257pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere nos estudos sociorretóricos de gênero de linha swalesiana e trata de anúncios de evento esportivo de ciclismo e corrida de rua, analisando desde seu contexto de ocorrência – na perspectiva do conceito de comunidade discursiva (Swales, 1990, 2016) –, a sua estrutura retórica até seus propósitos comunicativos (Swales, 1990, 2004). Para tal, partimos do pressuposto de que esse gênero possui os propósitos de apresentar, atrair e nivelar atletas para esse tipo de evento. Utilizando-nos de uma análise quanti-qualitativa de natureza exploratória (Gil, 2002), fizemos uma adaptação do modelo CARS (Create a Research Space – Criar um Espaço de Pesquisa) de Swales (1990) para análise do corpus, composto por 20 exemplares dos referidos anúncios, sendo 10 de ciclismo e 10 de corrida de rua, que foram compartilhados em grupos de WhatsApp das comunidades de atletas entre outubro de 2021 e março de 2023. Utilizamos ainda uma metodologia descritiva (Gil, 2002) para a descrição dessas comunidades e 4 prints de conversas nesses grupos. Os resultados mostram os moves e steps fundamentais dos anúncios aqui tratados, bem como sua importância na composição do gênero para as comunidades discursivas nas quais ele circula. O presente trabalho traz ainda um protótipo – de natureza descritiva e oriundo dos usos efetivos da linguagem – com potencial para ser utilizado como base para estudo e desenvolvimento do gêneropt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples