Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ivison Renato Vasconcelos
dc.date.accessioned2023-10-05T01:10:43Z
dc.date.available2023-10-05T01:10:43Z
dc.date.issued2023-06-06
dc.identifier.citationSILVA, Ívison Renato Vasconcelos.O diálogo entre a educação ambiental crítico-transformadora e a capoeira Angola: a percepção da experiência no Centro de Pesquisa e Prática N'Golo Capoeira Angola, no Agreste de Pernambuco. 2023. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1038
dc.description.abstractCapoeira Angola emerges as a concrete possibility for resistance and fight against domination, which contributes to the current ecological ruin. With the objective of to comprehend the relationship between critical-transformative Environmental Education and Capoeira Angola, from the perspective of the practice of the N'Golo Capoeira Angola Research and Practice Center in Bezerros/PE; the research was conducted using a qualitative approach, with an ethnographic emphasis. Data collection took place at the N'Golo Capoeira Angola Research and Practice Center through bibliographic study, participant observation, documentary research, and interviews with key actors. Through qualitative analysis and interpretation of the data, considering the researcher's experience, it was possible to enhance the understanding of the human-nature relationship, which is increasingly profound. This includes recognizing and valuing traditional knowledge in the face of modern paradigms, as well as the ancestral heritage that, strengthened by cosmovisions, serves as a central foundation for resistance and a critical perspective aiming to transform this reality, utilizing diverse and synergistic tools. This realization led to the understanding that critical-transformative Environmental Education and Capoeira Angola, beyond their existing connections, can mutually reinforce each other when combined for their common objectives. In summary, this study has provided significant contributions to achieving the proposed objectives. However, it is important to emphasize the need for further exploration of this topic, acknowledging that learning is an ongoing process, as "Angola is far."pt_BR
dc.format.extent93f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationACERVO N’GOLO. Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola. Disponível em: https://ngolocapoeiraangola.blogspot.com/. Acesso em: 7 maio 2023. ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2018. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. CARSON, Rachel L. Primavera Silenciosa [1962]. São Paulo: Gaia, 2010 CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo [1955]. Tradução: Claudio Willer. São Paulo: Veneta, 2020. COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Contribuições da Pedagogia Crítica para a Pesquisa em Educação Ambiental: Um debate entre Saviani, Freire e Dussel. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 10, n. 1, p. 180-200, 2015. DOSSIÊ INVENTÁRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL BRASÍLIA, 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf. Acesso em: 10 maio 2023. FIOCRUZ. Por que a doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/por-que-doenca-causada-pelo-novo-coronavirus-recebeu-o-nome-de-covid-19#:~:text=Atualizado%20em%2007%2F06%2F2021,primeiros%20casos%20foram%20publicamente%20divulgados. Acesso em: 21 maio 2023. GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: MELLO, S. S.; TRAJBER, R. (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso em: 5 maio 2023. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama - Bezerros, PE (2021). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/bezerros/panorama. Acesso em: 30 maio 2023. KEIM, Ernesto Jacob; SILVA, Carlos José. Capoeira e Educação Pós-colonial: Ancestralidade, Cosmovisão e Pedagogia Freiriana. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. LAYRARGUES, Philippe Pomier. Prefácio. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardor; TORRES, Juliana Rezende (orgs.). Educação Ambiental: Dialogando com Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: MELLO, S. S.; TRAJBER, R. (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso em: 8 maio 2023. MARTINS, Greice; FELIPE, Henrique Junior; LEAL, Natacha Simei; SILVA, Suz Evany Lima da. Das confluências, cosmologias e contracolonizações. Uma conversa com Nego Bispo. In: EntreRios, v. 2, n. 1, Teresina: PPGANT UFPI, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/10481/6081. Acesso em: 10 maio 2023. MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, CLG., and CASTRO, PA., (orgs.) Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p.49-83. ISBN 978-85-7879-190-2. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 12 maio 2023. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otavio Cruz. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio socioetnográfico. 2. ed. Rio de Janeiro: MC&G, 2015. RODRIGUES, Judivânia Maria Nunes. O Corpo Feminino no Jogo da Capoeira Angola. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017, ISSN 2179-510X. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499454198_ARQUIVO_Artigo-O-Corpo-Feminino-no-Jogo-da-Capoeira-Angola.pdf. Acesso em: 4 jun. 2023. SCHWARCZ, Lilia Morit; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCrítico-transformadorapt_BR
dc.subjectAnticolonialismopt_BR
dc.subjectCapoeira angolapt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectBem viverpt_BR
dc.titleO diálogo entre a educação ambiental crítico-transformadora e a capoeira Angola : a percepção da experiência no centro de pesquisa e prática nº Golo capoeira Angola, no Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261100595700244pt_BR
dc.contributor.advisor1Valença, Marcos Moares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.referee2Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee3Melo, Maria Daniela Carneiro Gouveia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/72771599721542630pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219923094782440pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoA Capoeira Angola se apresenta como possibilidade concreta de resistência e de luta contra a dominação que contribui para a atual ruína ecossistêmica. Com o objetivo de compreender a relação entre a Educação Ambiental crítico-transformadora e a Capoeira Angola, a partir da perspectiva da prática do Centro de Pesquisa e Prática N'Golo Capoeira Angola, em Bezerros/PE; a pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa, com ênfase etnográfica. Sua coleta foi realizada no Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola a partir do estudo bibliográfico, observação participante, levantamento documental e entrevistas com atores-chave. A partir da análise e interpretação qualitativa dos dados, considerando a vivência do pesquisador, foi possível ampliar a compreensão da relação homem-natureza, cuja integração é cada vez mais profunda; do reconhecimento e da valorização dos saberes tradicionais frente aos paradigmas modernos; da ancestralidade que, fortalecida pelas cosmovisões, tem sido um alicerce central na vanguarda da resistência e da perspectiva crítica de mundo que visa transformar esta realidade, utilizando-se de ferramentas plurais e sinérgicas. Essa percepção propiciou entender que a Educação Ambiental crítico-transformadora e a Capoeira Angola, para além das conexões existentes, podem se fortalecer mutuamente quando combinadas em prol de seus objetivos comuns. Em suma, este estudo proporcionou significativas contribuições para alcançar os objetivos propostos, porém, ressalta-se a necessidade de aprofundamento dessa temática, reconhecendo que o aprendizado é um processo contínuo, pois “Angola é longe”.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples