dc.relation | ABAV. Disponível em: https://abavexpo.com.br/ . Acesso em: 31 maio 2023. ANDRADE,
Renato Brenol. Manual de eventos. 4 ed.CAXIAS DO SUL RS: EDUCS, 2013
BIENAL. Disponível em: https://bienalpernambuco.com/. Acesso em: 31 maio 2023.
BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do
turismo. 2 ed SÃO PAULO SP: ALEPH, 2002
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e
execução. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Summus, 2008.
Chon, K.-S. K., Sparrowe, R. T., Ferreira, A. B. M. S., & Guerra, G. R. (2003). Hospitalidade:
Conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Disponível em
ttps://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2022/09/agrinordeste-2022-aconte
cera-de-1-a-4-de-novembro-veja-programacao.html. Acesso em: 31 maio 2023
FORTES, Waldyr Gutierrez; SILVA, Mariângela Benine Ramos.Eventos: estratégias de
planejamento e execução. 2 ed.SÃO PAULO SP: SUMMUS, 2011
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2002..
GIACAGLIA, Maria Cecilia. Gestão Estratégica de Eventos: teoria, prática,casos e
atividades. 3. ed. São Paulo: Cengage do Brasil, 2010.
Goeldner, C. R., Ritchie, J. R. Brent e McIntosh, Robert W.. Turismo Princípios, Práticas e
Filosofias. Porto Alegre: Bookman, 2002
HUDSON, Simon; HUDSON, Louise. Marketing para turismo, hospitalidade e eventos:
uma abordagem global e digital. Editora Senac São Paulo, 2021.
HOYLE JUNIOR, Leonard H..Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos,
festivais, convenções e exposições.SÃO PAULO SP: ATLAS, 2015
JC NE. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2021/10/13612840-bienal-do-livro de-pernambuco-movime nta-cerca-de-rs-12-milhoes.html. Acesso em: 31 maio 2023
JONES, F. P. Pesquisa qualitativa. In: THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. S.
Métodos da Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LEITE DIAS, E. Uso da criatividade para o setor de eventos. BAHL, M. (org.). Eventos: a
importância para o turismo do terceiro milênio. São Paulo: Roca, 2003.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Editora Manole,
2003.
MARTIN, Vanessa. Manual prático de eventos: gestão estratégica, patrocínio e
sustentabilidade.RIO DE JANEIRO RJ: ELSEVIER, 2015
MINISTÉRIO DO TURISMO. Cadernos e Manuais de Segmentação: Turismo de Negócios.
Brasília: MTur, 2008. 56p.
GOV. Turista de negócios gasta mais no Brasil. Estudo do MTur constata que, mesmo em
menor quantidade, o grupo gera mais receitas do que os visitantes estrangeiros de lazer.
Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turista-de-negocios-gasta mais-no-brasil Acesso em: 13 abril. 2023
OBA, Leonardo Tossiaki. CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO. In: X
SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL ARQUITETURA MODERNA E INTERNACIONAL:
conexões brutalistas 1955-75 Curitiba. 15-18.out.2013 – PUCPR
PORTAL EVENTOS. Disponível em: https://www.portaleventos.com.br/news/ABAV-Expo movimenta-receita-bruta-de-R$-84-5-mi lhoes-para-Pernambuco. Acesso em: 31 maio 2023.
REC’N PLAY. Disponível em: https://recnplay.pe/2022/11/08/rec-n-play-o-carnaval-do conhecimento-do-recife/. Acesso em 31 maio 2023.
REDE FOOD SERVICE. Disponível em:
https://docs.google.com/document/d/1Ao4Cvb94QmmPSDCpY4WVlnU5xmJPFaLxsT_ED
mVpmjE/edit. Acesso em: 31 maio 2023.
REVISTA HOTÉIS. Disponível em: https://www.revistahoteis.com.br/4a-edicao-da-feira-hfn hotel-food-nordeste-tem-inicio/. Acesso em: 31 maio 2023.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
SEBRAE. Disponível em:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ce/sebraeaz/participe-da-29-agrinordeste,ca
8955804fa3d610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 31 maio 2023.
SETUR. Disponível em: http://www.setur.pe.gov.br/web/setur. Acesso em: 2 abr. 2023.
TENAN, Ilka Paulete Svissero.Eventos. 2 ed.SÃO PAULO: ALEPH, 2002
WADA, Elisabeth Kyoko. Turismo de negócios: viagens corporativas, eventos e incentivos.
In: PANOSSO NETTO, Alexandre; ANSARAH, Marília G.R (editores). Segmentação do
Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009.
ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e
operacionalização. Atlas, 2012. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os eventos corporativos, como congressos, feiras, convenções e treinamentos empresariais, são
importantes para o setor hoteleiro por diversas razões. Esses eventos costumam ter uma grande
demanda por hospedagem, o que ajuda a aumentar a taxa de ocupação dos hotéis. Os eventos
realizados nas cidades-sede, tais como como feiras, congressos entre outros, influenciam de
forma significativa na ocupação hoteleira, devido ao fato de reunir os participantes de tal evento
uma vez por ano, um fator que faz com que o hotel se torne mais conhecido. Esse trabalho tem
o objetivo geral identificar os impactos dos eventos corporativos e suas importâncias nos meios
hoteleiros associados aos Recife Convention & Visitors Bureaux em relação à taxa de ocupação
dos hotéis e diária média na cidade turística de Recife - PE. E como objetivos específicos:
levantamento dos hotéis associados ao Recife CVB e identificação dos eventos de maior
relevância realizados nos anos de 2021 e 2022. Foi feito o levantamento de 17 (dezessete) meios
de hospedagem associados ao Recife CVB e 5 (cinco) eventos realizados no Recife nos anos de
2021 e 2022. Dos hotéis levantados e investigados, 11 (onze) responderam o questionário (via
google forms). O resultado dessa investigação aponta para a importância da realização de
eventos na taxa de ocupação e diária média dos hotéis em Recife | pt_BR |