A classe c também vai à academia: análise dos motivadores do consumo de academias low-cost
Visualizar/ Abrir
Data
2023-07-14Autor
Silva, Mariana dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7551391245674520
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O mercado fitness é um dos que mais cresce tanto no Brasil quanto no mundo, o
modelo de negócio das academias low-cost destaca-se no mercado pelo seu
crescimento acelerado e pela proposta de tornar a prática da atividade física mais
acessível. O presente estudo investigou os fatores de motivação que influenciam o
consumo de academias low-cost, com ênfase no comportamento da Classe C. A
coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online a uma amostra
não-probabilística por conveniência de indivíduos que frequentam academias, o
questionário avaliou a motivação para prática de atividades físicas nas academias, a
amostra final foi composta por 175 respondentes. Os resultados obtidos revelaram
que os fatores motivacionais mais significativos para a adesão dos serviços dessas
academias estão relacionados à saúde. Os achados também apontaram que os
fatores que mais influenciam na escolha dos usuários das low-cost são a qualidade
dos equipamentos, a qualidade dos serviços e a localização. Identificar tais fatores é
essencial para compreender o comportamento do consumidor de academias
low-cost e auxilia no desenvolvimento de estratégias para tomada de decisão mais
eficazes para a gestão das academias.