dc.relation | ALGAR, Ray. Global Low-Cost Gym Sector Report: A strategic investigation into a disruptive
new segment. Oxygen Consulting, 2011.
ARRUDA A. C. “Fitness”, mais do que tendência uma oportunidade para microempresa.
Boletim Observatório Sebrae. Pernambuco, n° 10 Julho de 2015. Disponível em:
<https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/
Anexos/BOLETIM%20N%C2%BA%2010%20OBSERVATORIO%20SEBRAE%20Fitness%2
0Mais%20do%20que%20tend%C3%AAncia.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
BARBOSA, M. L. L. Propriedades métricas do inventário de motivação para a prática regular
de atividade física (IMPRAF-126). 2006. 140f. Dissertação (Mestrado em Ciências do
Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre, 2006
BOTH, Jorge; MALAVASI, Leticia Matos. Motivação: uma breve revisão de conceitos e
aplicações. Lecturas: Educación física y deportes, n. 89, p. 12, 2005.
BRUYNE, P. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os polos da prática metodológica.
Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
CAMARGO, E. M.; AÑEZ, CRR. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento
sedentário: num piscar de olhos. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2020.
DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas Tipo
Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista gestão
organizacional, v. 6, n. 3, 2013.
DE LA CÁMARA SERRANO, M. A. El sector del fitness en España; análisis del gimnasio
low-cost y los centros de electroestimulación integral. SPORT TK-Revista EuroAmericana de
Ciencias del Deporte, v. 4, n. 2, p. 47-54, 2015.
DELOITTE; GHFA; IHRSA (EDS.). Economic Health & Societal Well-being: Quantifying the
Impact of the Global Health & Fitness Sector, 2022.
FERNANDES, B. C. L.; VALENTE, P. D. Relatório de inteligência: Fitness – Rio de Janeiro:
Sebrae/RJ, 2018.
FILARDI, Fernando; FERREIRA, Rafael Fernandes; IRIGARAY, Helio Arthur. Análise dos
resultados da implantação da estratégia low cost low fare no mercado fitness na percepção
dos clientes e professores: A experiência da academia smart fit. PODIUM Sport, Leisure and
Tourism Review, v. 8, n. 3, p. 326-343, 2019.
FREITAS, Henrique et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administra&ccdeil; ão
da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 3, 2000.
GERALDES, Amandio Aristides Rihan; DANTAS, Estélio HM. O conceito de fitness e o
planejamento do treinamento para a performance ótima em academias de ginástica. Revista
Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 3, n. 1, p. 29-36, 1998.
GUEDES, Dartagnan Pinto; LEGNANI, Rosimeide Francisco Santos; LEGNANI, Elto.
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Exercise Motivations Inventory (EMI-2).
Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, p. 667-677, 2012.
HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009.
IHRSA Global Report 2020. The state of the health club industry. [Internet]. Disponível em:
https://www.ihrsa.org/publications/the-2020-ihrsa-global-report/ [Acesso em 04, de agosto,
de 2022].
JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Explorando a estratégia
corporativa: texto e casos. Bookman Editora, 2009.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e
controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LEMES, T. (2019). Conheça os quatro modelos de academia que bombam no mercado e
suas diferenças. Disponível em:
<https://blog.sistemapacto.com.br/quais-sao-os-tipos-de-academia/>. [Acesso em 12, de
setembro, de 2022].
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada. Tradução de Lene
Belon Ribeiro,. Monica Stefani. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012
MILLER, Luiz Otero. As origens das companhias aéreas low cost e suas características
fundamentais. 2022.
MUÑOZ, Juan José Romero; GARCÍA, Francisco Joaquín Cortés. Consideraciones y
perspectivas de la estrategia de bajo coste. Aplicación al sector hotelero. Boletín económico
de ICE, Información Comercial Española, n. 2871, p. 27-36, 2006.
NAHAS, Markus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, v. 7,
2001.
NERI, Marcelo Cortes. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São
Paulo: Editora Saraiva, 2011.
NERI, Marcelo. As classes médias brasileiras. Rio de Janeiro, RJ: FGV Social, 2019.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions
and new directions. Contemporary educational psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, 2000.
SABA, Fabio. Liderança e gestão: para academias e clubes esportivos. Phorte Editora,
2021.
SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso
e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo. Revista de Sociologia e
Política, v. 26, p. 31-47, 2018.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração
de dissertação. 2001. Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção,
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
Smart Fit. Relação com investidores. [Internet]. Disponível em:
https://investor.smartfit.com.br/o-grupo/quem-somos [Acesso em 21, de julho, de 2023].
TOSCANO, José Jean de Oliveira. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente.
Rev. bras. ciênc. mov, p. 40-2, 2001.
ZAMAI, Carlos Aparecido, BORTOLIM, L., MINETTI, G.S.C. Atividades físicas praticadas em
academia: Análise dos benefícios. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 13, n. 01, p. 38-49,
2021. | pt_BR |