dc.relation | ACETO, G; PERSICO, V; PESCAPÉ, A. The role of Information and Communication
Technologies in healthcare: taxonomies, perspectives, and challenges. Journal of
Network and Computer Applications, v. 107,n. 7,p. 125-154, 2018. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1084804518300456. Acesso em:
13 out. 2020.
ALRUWAILI ND, et al. An epidemiological snapshot of toxicological exposure in children
12 years of age and younger in Riyadh. Annals Of Saudi Medicine, 2019; 39(4):
229-235.
AMARAL, D. et al. Tendência das taxas de internação e mortalidade por acidente
vascular cerebral no centro-oeste estratificado por sexo, no período de 2009 a 2018.
Headache Medicine. V. 11, 2020.
ANDRÉ, Sara; RIBEIRO, Paulo. E-health: as tic como mecanismo de evolução em
saúde. Gestão e Desenvolvimento, [S.L.], p. 95-116, 31 jul. 2020. Gestão e
Desenvolvimento.
http://dx.doi.org/10.34632/GESTAOEDESENVOLVIMENTO.2020.9467.
ASSIS, B. A et al. O papel do enfermeiro como educador: relato de experiência vivida
na aula prática de educação em saúde. São Paulo SP, v.9, n.1, p. 116-132, jan/2019.
Barcellos, L.G. et al .(2018). Características e evolução de pacientes queimados
admitidos em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev Bras Ter
Intensiva.30(3):333-337.doi.org/10.5935/0103-507X.20180045
BARRA, D. C. C et al. MÉTODOS PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS
MÓVEIS EM SAÚDE: revisão integrativa da literatura. Texto & Contexto - Enfermagem,
[S.L.], v. 26, n. 4, 8 jan. 2018. FapUNIFESP (SciELO).
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002260017.
BARRY, Maebh et al. The Pillow Project, Infant Choking, and Basic Life Support
Training for Prospective Parents. Journal Of Perinatal & Neonatal Nursing, [S.L.], v. 33, n. 3, p. 260-267, jul. 2019. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health).
http://dx.doi.org/10.1097/jpn.0000000000000397. Disponível em:
https://journals.lww.com/jpnnjournal/Abstract/2019/07000/The_Pillow_Project,_Infant_C
hoking,_and_Basic_Life.15.aspx. Acesso em: 25 set. 2022.
BLACK AD et al. O impacto da e-saúde na qualidade e segurança dos cuidados de
saúde: uma visão sistemática. PLoS Med 2011; 8:e1000387.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA - Estatuto da Criança e do
Adolescente.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS (Departamento de Informática do SUS).
c2018. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php>. Acesso em:
2 jan. 2023.
BURGESS, Jacqueline et al. Combining Technology and Research to Prevent Scald
Injuries (the Cool Runnings Intervention): randomized controlled trial. Journal Of
Medical Internet Research, [S.L.], v. 20, n. 10, p. 1-38, 10 out. 2018. JMIR
Publications Inc.. http://dx.doi.org/10.2196/10361. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6234332/. Acesso em: 14 nov. 2022.
Caetano, I. O. et al. (2021). Intoxicações exógenas acidentais em crianças entre 2010 e
2020 no Estado do Tocantins. Brazilian Journal of Development, 7(8), 79868-79878,
2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-278.
CARLOTTO, I. N.; DINIS, M. A. P. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na
promoção da saúde: considerações bioéticasinformation and communication
technologies (icts) in the health promotion. Saber & Educar, [S.L.], n. 25, p. 0-0, 31 dez.
2018. Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti.
http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.306
COSTA D.A., et al. Enfermagem e a educação em saúde. Revista científica da escola
estadual de saúde pública de Goiás “Cândido Santiago”: v. 6 n. 3 (2020): RESAP -PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Disponível em:
<https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234>. Acesso em: 25
mar 2021.
COWLEY, Laura Elizabeth et al. Mixed-methods process evaluation of SafeTea: a
multimedia campaign to prevent hot drink scalds in young children and promote burn
first aid. Injury Prevention, [S.L.], v. 27, n. 5, p. 419-427, 22 out. 2020. BMJ.
http://dx.doi.org/10.1136/injuryprev-2020-043909. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8461408/. Acesso em: 30 out. 2022.
CRIANÇA SEGURA (Brasil) (ed.). Criança Segura Brasil. 2021. Disponível em:
https://criancasegura.org.br/. Acesso em: 19 out. 2021.
CUNHA, M. W. N et al. Conhecimentos de funcionários de creches sobre primeiros
socorros com crianças antes e após treinamento ativo. Ciência, Cuidado e Saúde, v.
20, p. 1-8, 08 mar. 2021. Disponível em:
<https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/54591>. Acesso
em: 04 set. 2021.
DEMIRIS, George et al. Innovative Tools to Support Family Caregivers of Persons with
Cancer: The Role of Information Technology. In: Seminars in oncology nursing. WB
Saunders, v. 35, n. 4, p. 384-388, 2019. Disponível
em:https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0749208119300919. Acesso
em: 15 out. 2020.
FENG, Yuheng et al. Effectiveness of WeChat-group-based parental health education in
preventing unintentional injuries among children aged 0–3: randomized controlled trial in
shanghai. Bmc Public Health, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 1-12, 16 nov. 2022. Springer
Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12889-022-14462-5.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9666943/pdf/12889_2022_Article_14462
.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
Fernandes, C.S.,Angelo, M. &Martins, M.M. (2018). Dar Voz aos Cuidadores: um jogo
para o cuidador familiar de um doente dependente. : um jogo para o cuidador familiar
de um doente dependente. Revista da Escola de Enfermagem da Usp.p.
1-8. https://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0080-62
342018000100427&lng=pt&tlng =pt.
FERREIRA, Maria das Graças Nogueira et al. O LEIGO EM PRIMEIROS SOCORROS:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Deciências da Saúde, João Pessoa, v. 15, n. 3,
p. 12-20, dez. 2017. Disponível em:
http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/64/70. Acesso em:
18 out. 2021.
LIMA, E. I. S. et al. VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS
SOCORROS. Mostra Interdisciplinar do Curso de Enfermagem, Quixadá, v. 3, n. 1, jan.
2017. Disponível em:
<https://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mice/article/view/3
200>. Acesso em: 04 set. 2021.
LOPES, JE; HEIMANN, C. Uso das tecnologias da informação e comunicação nas
ações médicas à distância: um caminho promissor a ser investido na saúde
pública. Journal of Health Informatics, v. 8, n. 1, p. 26-30, 2016. Disponível em:
file:///C:/Users/habel/Downloads/364-1801-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
MAKAM AN et al. Uso e satisfação com as principais funções de um prontuário
eletrônico comercial comum: uma pesquisa com prestadores de cuidados primários.
BMC Med Informa Decis Mak 2013; 13:86.
MARTINS, A. S et al. Oficinas de primeiros socorros em crianças com profissionais da
educação:um relato de experiência. Raíses e rumos, v.6, n. 1, 2018. Disponível em:
<http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/7695/7233>. Acesso em: 05 set. 2021.
MCKENZIE, Lara B. et al. A randomized controlled trial to evaluate the Make Safe
Happen® app—a mobile technology-based safety behavior change intervention for increasing parents’ safety knowledge and actions. Injury Epidemiology, [S.L.], v. 5, n. 1,
p. 2-9, 12 mar. 2018. Springer Science and Business Media LLC.
http://dx.doi.org/10.1186/s40621-018-0133-3.
MERHY E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo 2Ş ed. São Paulo: Hucitec; 2005.
MONTEIRO et al. Educação em saúde para crianças com estomias intestinais: o
enfermeiro como mediador do cuidar. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP),
v.6, n.10, p. 44-59, abr. 2018.
MOORE, Christina et al. Evaluating parental knowledge of pediatric burns first aid in
Ireland and the effectiveness of an educational intervention improving knowledge.
Burns, [S.L.], v. 48, n. 3, p. 672-682, maio 2022. Elsevier BV.
http://dx.doi.org/10.1016/j.burns.2021.05.02
MOTA, Daniele de Norões et al. Tecnologias da informação e comunicação: influências
no trabalho da estratégia Saúde da Família. Journal Of Health Informatics, Brasil, v. 2,
n. 10, p. 45-49, jan. 2018.
NETO, N. M. G et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha
educativa para professores. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 30, n. 1, p. 87- 93, Jan.
2017. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700013.
NOVAES, HMD; SOÁREZ, PC. A Avaliação das Tecnologias em Saúde: origem,
desenvolvimento e desafios atuais. Panorama internacional e Brasil.Cadernos de
Saúde Pública, v. 36, n. 9, p. 1-10, 2020. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.phppid=S0102311X2020000900503&script=sci_arttext&tlng
=ptAcesso em: 26 set. 2020.
PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória
da Conquista, BA, n. 10, p. 151-174, 2010. Disponível em: <
http://periodicos.uesb.br/index.php/ cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891>. Acesso em: 04 de abril de 2023.
SALVADOR, P. T. C. O et al. Ensino de enfermagem: por onde caminham as pesquisas
brasileiras de enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, [S.l.], v. 25, p. e21469, dez.
2017. ISSN 0104-3552. Disponível em: <
https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/21469>.
Acesso em: 03 set. 2021.
SANTOS, C M C et al. The PICO strategy for the research question construction and
evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 15, n. 3, p.
508-511, jun. 2007. FapUNIFESP (SciELO).
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692007000300023. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy/?lang=pt. Acesso em: 12
dez. 2022.
SANTOS, T. O. et al. Implantação de sistemas informatizados na saúde: uma
revisão sistemática. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em
Saúde, v. 11, n. 3, p. 1 – 11, 2017. Disponível em:
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1064/133. Acesso em: 07
out. 2020.
SEIFI, Omnia S. El; MORTADA, Eman M.; ABDO, Naglaa M.. Effect of
community-based intervention on knowledge, attitude, and self-efficacy toward home
injuries among Egyptian rural mothers having preschool children. Plos One, [S.L.], v. 13,
n. 6, p. 1-18, 21 jun. 2018. Public Library of Science (PLoS).
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0198964.
SOUVERBIELLE, Cristina Tomatis et al. Strengthening the Chain of Survival:
cardiopulmonary resuscitation workshop for caregivers of children at risk. Pediatric
Quality & Safety, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 1-5, jan. 2019. Ovid Technologies (Wolters Kluwer
Health). http://dx.doi.org/10.1097/pq9.0000000000000141. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6426491/. Acesso em: 17 ago. 2022.
The Joanna Briggs Institute Levels of Evidence and Grades of Recommendation
Working, Party. Supporting Document for the Joanna Briggs Institute Levels of Evidence
and Grades of Recommendation: The Joanna Briggs Institute; 2014.
VIEIRA, E. C. G; SOUZA, G. M. P. Prevalência de Acidentes Domésticos infantis no
Brasil. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário do Planalto
Central Aparecido dos Santos - UNICEPLAC. Gama - Distrito Federal. 2019.
XIANG, Xinran Maria et al. Effects of Simulation Video on Parental Recall of Seizure
First Aid: a quality improvement project. Journal Of Child Neurology, [S.L.], v. 35, n.
13, p. 908-911, 17 jul. 2020. SAGE Publications.
http://dx.doi.org/10.1177/0883073820939390. Disponível em:
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0883073820939390?url_ver=Z39.88-2003&rfr
_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 15 out. 2022.
WANG, Yan et al. A randomised safety promotion intervention trial among low-income
families with toddlers. Injury Prevention, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 41-47, 6 abr. 2017. BMJ.
http://dx.doi.org/10.1136/injuryprev-2016-042178. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6252264/. Acesso em: 12 nov. 2022.
WHITTEMORE, R., & KNAFL, K. (2005). The integrative review: updated methodology.
Journal of Advanced Nursing, 52(5), 546–553. | pt_BR |