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dc.creatorSousa, Gabriel Rodrigues Correia de
dc.date.accessioned2023-05-31T22:07:50Z
dc.date.available2023-05-31T22:07:50Z
dc.date.issued2023-04-04
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriel Rodrigues Correia de. Avanço do mar em trechos de praias do litoral da Paraíba. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/960
dc.description.abstractConsidering that the dynamic between the continent and the ocean is constantly changing, either naturally or due to human action, it is common to observe numerous engineering devices to intervene in the preservation of the soil. The coast of Paraíba is approximately 133 km long, of which 26 km are part of the municipality of Pitimbu. The methodology used in the development of this work was the analysis of information collected in loco in two sections of the Pitimbu coastline. The first, located on the shore of Praia Azul at coordinates latitude: 7.493078°, and longitude -34.8170088° with an approximate extension of 2.8 km and the second, in Praia Ponta Coqueiros tip of coordinates latitude: -7.5168755 ° and longitude: -34.8077693 with an approximate extension of 1.6 km. The advance of the sea is at different levels in these highlighted intervals, so it is necessary to take different actions in each case, but as for the type of containment was recommended the construction of Bag Wall, because of the benefits of its use. The objective of this work was to evaluate the advance of the sea and study tidal containment methods that can be used in these areas.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALFREDINI, Paolo; ARASAKI, Emília. Engenharia Portuária. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2014. ARCELORMITTAL. GABIÕES. Manual Aços Longos, 2018. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental. PANORAMA DA EROSÃO COSTEIRA NO BRASIL. Brasília, 2018. 759p. GOUVEIA, Eduardo. Contenções em solos e rochas: princípios básicos, projetos e detalhes construtivos. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. HENRIQUE, Paulo. Muro de Arrimo. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix: Fundações I. Belo Horizonte, 2013. Jayaratne, R; Ranasinghe, R; Mallawatantri, A. Uma revisão das medidas de proteção costeira para mitigar a erosão costeira e as inundações. Jornal de Pesquisa Costeira, 2021. KOERNER, K.F; OLIVEIRA, U.R; GONÇALVES, G. Efeito de estruturas de contenção à erosão costeira sobre a linha de costa: Balneário Hermenegildo. Rio Grande do Sul: Revista da Gestão Costeira Integrada, 2013 VOL.13, Nº 4 - DOI:10.5894/rgci40. LIMA, Ricardo G.; MARCOS, Wigles R. Análise comparativa de muros de arrimo de gravidade e de aço. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Paulo, v. 18, n. 75, 2016. MANJATE, Ermenegildo. Monografia, Caracterização Morfológica e Sedimentar da Praia de Zalala Queliman. Quelimane: Moçambique, 2017. MENDONÇA, Rayssa. AVALIAÇÃO DO COLAPSO DE ENROCAMENTOS DEVIDO À ALTERAÇÃO DA ROCHA CONSTITUINTE. Rio de Janeiro, 2014. Moura, M. R. Dinâmica Costeira e Vulnerabilidade à Erosão do Litoral dos Municípios de Caucaia e Aquiraz. Ceará: Fortaleza, 2012 RICARTE, Joel. Muro Auto-Afundate. Disponível em: https://eficazconstrucoes.com acesso em: 2023 SANDES, Marcus; SANTOS, João. DISPOSITIVOS UTILIZADOS EM OBRAS DE CONTENÇÃO NO COMBATE AO AVANÇO DA EROSÃO COSTEIRA NO LITORAL DE ALAGOAS: ANÁLISE DO TRECHO DA ORLA DE PAJUÇARA À PONTA VERDE. Alagoas, 2017. SILA, Gomes; MORAES, Flaviana; STRUMINSK, Edson. COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONTENÇÃO DE ONDAS. Alagoas, 2018. SILVA, Gabriel et al. PRINCIPIOS DA UTILIZAÇÃO DO GABIÃO NA CONTENÇÃO DE SOLO DE UMA VIA DE ACESSO NUM COMPLEXO RESIDENCIAL. São Pa: Revista Diálogos Interdisciplinares, 2019 VOL. 8 N° 2 - ISSN 2317-3793. TEDESCO, Bruna. MODELAGEM NUMÉRICA DE ENSAIOS DE ENROCAMENTO. Brasília, 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectPreservação do solopt_BR
dc.subjectLitoral da Paraíbapt_BR
dc.subjectAvanço do marpt_BR
dc.subjectObra de contençãopt_BR
dc.subjectBag Wallpt_BR
dc.subjectmétodos de contenção da marépt_BR
dc.titleAvanço do mar em trechos de praias do litoral da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5473745630948014pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee1Faustino, Ana Mirella Cavalcanti
dc.contributor.referee2Mota, João Manoel de Freitas
dc.contributor.referee3Lima, Miélix José Severo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911802725240975pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401710771055096pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307981099311041pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que a dinâmica entre o continente e o oceano está em constante alteração, seja de forma natural ou devido à ação do homem, é comum observar inúmeros dispositivos de engenharia para intervir na preservação do solo. O litoral da Paraíba tem aproximadamente 133 km de extensão, sendo que 26 km fazem parte do município de Pitimbu. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a análise de informações coletadas in loco em dois trechos na orla de Pitimbu. Sendo o primeiro, localizado na orla de Praia Azul nas coordenadas de latitude: 7,493078°, e longitude -34,8170088° com a extensão aproximada de 2,8 km e o segundo, em Praia Ponta Coqueiros ponta de coqueiros de coordenadas de latitude: -7,5168755 ° e Longitude: -34,8077693 com extensão aproximada de 1,6 km. O avanço do mar encontra-se em diferentes níveis nestes intervalos destacados, logo se faz necessário tomar ações distintas em cada caso, porém quanto ao tipo de contenção foi recomendado a construção de Bag Wall, por conta dos benefícios de sua utilização. O objetivo desse trabalho foi avaliar o avanço do mar e estudar métodos de contenção da maré que possam ser utilizados nessas áreas.pt_BR


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