dc.creator | Sousa, Gabriel Rodrigues Correia de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T22:07:50Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T22:07:50Z | |
dc.date.issued | 2023-04-04 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriel Rodrigues Correia de. Avanço do mar em trechos de praias do litoral da Paraíba. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/960 | |
dc.description.abstract | Considering that the dynamic between the continent and the ocean is constantly
changing, either naturally or due to human action, it is common to observe numerous
engineering devices to intervene in the preservation of the soil. The coast of Paraíba
is approximately 133 km long, of which 26 km are part of the municipality of Pitimbu.
The methodology used in the development of this work was the analysis of information
collected in loco in two sections of the Pitimbu coastline. The first, located on the shore
of Praia Azul at coordinates latitude: 7.493078°, and longitude -34.8170088° with an
approximate extension of 2.8 km and the second, in Praia Ponta Coqueiros tip of
coordinates latitude: -7.5168755 ° and longitude: -34.8077693 with an approximate
extension of 1.6 km. The advance of the sea is at different levels in these highlighted
intervals, so it is necessary to take different actions in each case, but as for the type
of containment was recommended the construction of Bag Wall, because of the benefits of its use. The objective of this work was to evaluate the advance of the sea
and study tidal containment methods that can be used in these areas. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Preservação do solo | pt_BR |
dc.subject | Litoral da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Avanço do mar | pt_BR |
dc.subject | Obra de contenção | pt_BR |
dc.subject | Bag Wall | pt_BR |
dc.subject | métodos de contenção da maré | pt_BR |
dc.title | Avanço do mar em trechos de praias do litoral da Paraíba | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5473745630948014 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ronaldo Faustino da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7265569987870357 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faustino, Ana Mirella Cavalcanti | |
dc.contributor.referee2 | Mota, João Manoel de Freitas | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Miélix José Severo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911802725240975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7401710771055096 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0307981099311041 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que a dinâmica entre o continente e o oceano está em constante
alteração, seja de forma natural ou devido à ação do homem, é comum observar
inúmeros dispositivos de engenharia para intervir na preservação do solo. O litoral da
Paraíba tem aproximadamente 133 km de extensão, sendo que 26 km fazem parte
do município de Pitimbu. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho
foi a análise de informações coletadas in loco em dois trechos na orla de Pitimbu.
Sendo o primeiro, localizado na orla de Praia Azul nas coordenadas de latitude:
7,493078°, e longitude -34,8170088° com a extensão aproximada de 2,8 km e o
segundo, em Praia Ponta Coqueiros ponta de coqueiros de coordenadas de latitude:
-7,5168755 ° e Longitude: -34,8077693 com extensão aproximada de 1,6 km. O
avanço do mar encontra-se em diferentes níveis nestes intervalos destacados, logo
se faz necessário tomar ações distintas em cada caso, porém quanto ao tipo de
contenção foi recomendado a construção de Bag Wall, por conta dos benefícios de
sua utilização. O objetivo desse trabalho foi avaliar o avanço do mar e estudar
métodos de contenção da maré que possam ser utilizados nessas áreas. | pt_BR |