Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Bruna Rodrigues
dc.date.accessioned2023-05-25T17:33:47Z
dc.date.available2023-05-25T17:33:47Z
dc.date.issued2023-03-21
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Rodrigues. Redes do Vazio: uma análise sobre as sensações experimentadas por estudantes de uma instituição de ensino superior de Paulista/PE, diante da promoção do consumo nas redes sociais. Orientador: Prof. Dr. Alexandre Hochman Behar. 2023. 23 p. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Pernambuco, Paulista, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/952
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze the sensations experienced by members of the student body of a high education institution located in the town of Paulista in the face of the promotion of consumption on social networks. Considering research addressed by authors who claim to have found points in relation to consumption on social media. The methodology was carried out through a qualitative research with students of the management processes course in a public institution in Pernambuco. The interviews were carried out following a script formulated to guide the respective interviews. From these, aspects similar to those found by the authors were found and analyzed; like consumerism.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABJAUDE, Samir Antônio R.; PEREIRA, Lucas B.; ZANETTI, Maria Olívia B.; PEREIRA, Leonardo R. L. Como as mídias sociais influenciam na saúde mental? SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 16, n. 1, p. 1-3, mar. 2020. ALABORA, L. A. C. A. A. C.; DALPIZZOL, G. D.; DEMARCO, T. T. O MUNDO MERAMENTE ILUSÓRIO DAS REDES SOCIAIS. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, [S. l.], v. 1, p. e12828, 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12828. Acesso em: 4 jul. 2022. ALMEIDA, Marcos I. S.; COSTA, Milena; COELHO, Ricardo L. F.; SCALCO, Paulo R.. “Engaja-me e atraia-me, então eu compartilharei”: uma análise do impacto da categoria da postagem no marketing viral em uma rede social. Revista brasileira de gestão de negócios [online]. 2016, v. 18, n. 62 [Acessado 4 Julho 2022] , pp. 545-569. Disponível em: <https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2620>. Epub Oct-Dec 2016. ISSN 1806-4892. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2620. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo: mitos e estruturas. Londres: Sage, 1998. BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. BARDIN, LAURENCE. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BOYD, D. M., & Ellison, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 210-230, 2007. BRANTLINGER, E.; JIMENEZ, R.; KLINGNER, J.; PUGACH, M.; RICHARDSON, V. Estudos qualitativos em educação especial. Crianças excepcionais , 71 (2), 195-207, 2005. CANIATO, Angela M. P.; NASCIMENTO, Merly L. V. A subjetividade na sociedade de consumo: do sofrimento narcísico em tempos de excesso e privação. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 62, n. 2, p. 25-37, 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672010000200004&lng=pt&nrm =iso>. acessos em 04 jul. 2022. CARDOSO, Wanderly S.; AOKI, Yolanda S. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Curitiba, PR. V. 1, Cadernos PDE, 2014. CIRINO, O. Psicanálise e psiquiatria com crianças: desenvolvimento ou estrutura? Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001. DAHER,D. A entrevista como estratégia metodológica de acesso a saberes sobre a empresa. Revista ergologia nº16, 2016. DUFOUR, D. R. . A arte de encolher cabeças: A nova servidão dos libertos na era do Capitalismo Total. Cambridge e Oxford: Política, 2008. Instituto Federal de Pernambuco. Campus Paulista. Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais. (21 de 03 de 2023) 21 FERREIRA, Rosecleide. A sustentabilidade começa em mim, ser humano: reflexões sobre o consumo consciente. In: SILVA, Zeido; PEDROSA, Renata; VANDERLEY, Carlos (Org.). Desenvolvimento sustentável em análise. 1ª Ed. Recife: Editora AGBook, 2011. p. 335-352. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29 mai/jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 25/02/2023. LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal do ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. LIRA A. G., GANEN, A. de P.; LODI, A. S, ALVARENGA, M. dos S. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. J Bras Psiquiatr. 2017. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000166. MESSIAS, J; SILVA, J; SILVA, P. Marketing, Crédito & Consumismo: Impactos sobre o endividamento precoce dos jovens brasileiros. São Paulo: ENIAC Pesquisa, 2015. MAGNO, F.; CASSIA, F.The impact of social media influencers in tourism. Anatolia, 29(2), 288–290, 2018. https://doi.org/10.1080/13032917.2018.1476981 MOURA, Tiago Bastos de; VIANA, Flávio Torrecilas; LOYOLA, Viviane Dias. Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2013, v. 33, n. 2 [Acessado 11 Maio 2022] , pp. 474-489. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200016>. Epub 05 Ago 2013. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200016. OH, S.; SYN, S. Y. Motivations for sharing information and social support in social media: A comparative analysis of Facebook, Twitter, Delicious, YouTube, and Flickr. Journal of the Association for Information Science and Technology. Journal of the association for information science and technology [online]. 2015. v.66, n. 10 [Acessado 23 Outubro 2022]. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/275281543_Motivations_for_sharing_information_and_soci al_support_in_social_media_A_comparative_analysis_of_Facebook_Twitter_Delicious_YouTube_and _Flickr_Motivations_for_Sharing_Information_and_Social_Support_in> OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Tradução: Eduardo Francisco Alves, Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. ISBN 978-85-7110-345-0. URIBE-BELTRAN, Clara Inés; SABOGAL-NEIRA, Daniel Fernando. Marketing digital en micro y pequeñas empresas de publicidad de Bogotá. Rev.univ.empresa, Bogotá , v. 23, n. 40, p. 100-121, June 2021 . Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-46392021000100100&lng=en&nrm =iso>. Acesso em 29 Junho 2022. Epub Set 11, 2021. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.8730. XAVIER, Marlon. SUBJECTIVITY UNDER CONSUMERISM: THE TOTALIZATION OF THE SUBJECT AS A COMMODITY. Psicologia & Sociedade [online]. v. 28, n. 02. August 2016. Available from Instituto Federal de Pernambuco. Campus Paulista. Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais. (21 de 03 de 2023) 22 <https://www.scielo.br/j/psoc/a/KTbLKqyznQq9vLsHZ5n8ThF/abstract/?lang=pt> Acesso em setembro 2022. Epub Out 23. <https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n2p207>pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectEra do vaziopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectCultura do “ter pra ser”pt_BR
dc.titleRedes do vazio: uma análise sobre as sensações experimentadas por estudantes de uma instituição de ensino superior de Paulista/PE, diante da promoção do consumo nas redes sociais.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9753241968332767pt_BR
dc.contributor.advisor1Béhar, Alexandre Hochmann
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988993702717451pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosecleide Ramos
dc.contributor.referee2Nascimento, Carlos Alberto Domingues do
dc.contributor.referee3Barreto, Tiago França
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316459381787157pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2831475061344268pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257673873603782pt_BR
dc.publisher.departmentIFPE _ Campus Paulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo foi analisar as sensações experimentadas por integrantes do corpo discente de uma instituição de ensino superior localizada no município de Paulista diante da promoção do consumo nas redes sociais. Partimos da reflexão de autores sobre a relação entre o consumo exagerado e o ambiente das redes sociais. Esta relação se associaria a diversos males a indivíduos e sociedades, especialmente no que se refere a um certo “vazio interior”, representado também pela insegurança e o imediatismo. Em contrapartida, as mídias sociais têm se apresentado como importante ferramenta promotora do consumo, especialmente vinculada ao marketing de organizações. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas, foram analisados aspectos que se assemelham aos encontrados pelos estudos apresentados no referencial teórico, como consumismo, sensações de angústia e ansiedade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples