dc.relation | ABJAUDE, Samir Antônio R.; PEREIRA, Lucas B.; ZANETTI, Maria Olívia B.; PEREIRA, Leonardo R.
L. Como as mídias sociais influenciam na saúde mental? SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental
Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 16, n. 1, p. 1-3, mar. 2020.
ALABORA, L. A. C. A. A. C.; DALPIZZOL, G. D.; DEMARCO, T. T. O MUNDO MERAMENTE
ILUSÓRIO DAS REDES SOCIAIS. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, [S. l.], v. 1, p.
e12828, 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12828. Acesso
em: 4 jul. 2022.
ALMEIDA, Marcos I. S.; COSTA, Milena; COELHO, Ricardo L. F.; SCALCO, Paulo R.. “Engaja-me e
atraia-me, então eu compartilharei”: uma análise do impacto da categoria da postagem no marketing
viral em uma rede social. Revista brasileira de gestão de negócios [online]. 2016, v. 18, n. 62
[Acessado 4 Julho 2022] , pp. 545-569. Disponível em: <https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2620>.
Epub Oct-Dec 2016. ISSN 1806-4892. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2620.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo: mitos e estruturas. Londres: Sage, 1998.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2008.
BARDIN, LAURENCE. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOYD, D. M., & Ellison, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of
Computer-Mediated Communication, 13(1), 210-230, 2007.
BRANTLINGER, E.; JIMENEZ, R.; KLINGNER, J.; PUGACH, M.; RICHARDSON, V. Estudos
qualitativos em educação especial. Crianças excepcionais , 71 (2), 195-207, 2005.
CANIATO, Angela M. P.; NASCIMENTO, Merly L. V. A subjetividade na sociedade de consumo: do
sofrimento narcísico em tempos de excesso e privação. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 62, n.
2, p. 25-37, 2010 . Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672010000200004&lng=pt&nrm
=iso>. acessos em 04 jul. 2022.
CARDOSO, Wanderly S.; AOKI, Yolanda S. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE
NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Curitiba, PR. V. 1, Cadernos PDE, 2014.
CIRINO, O. Psicanálise e psiquiatria com crianças: desenvolvimento ou estrutura? Belo Horizonte,
MG: Autêntica, 2001.
DAHER,D. A entrevista como estratégia metodológica de acesso a saberes sobre a empresa.
Revista ergologia nº16, 2016.
DUFOUR, D. R. . A arte de encolher cabeças: A nova servidão dos libertos na era do Capitalismo
Total. Cambridge e Oxford: Política, 2008.
Instituto Federal de Pernambuco. Campus Paulista. Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais. (21
de 03 de 2023)
21
FERREIRA, Rosecleide. A sustentabilidade começa em mim, ser humano: reflexões sobre o consumo
consciente. In: SILVA, Zeido; PEDROSA, Renata; VANDERLEY, Carlos (Org.). Desenvolvimento
sustentável em análise. 1ª Ed. Recife: Editora AGBook, 2011. p. 335-352.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de administração de empresas,
São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29 mai/jun. 1995. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em
25/02/2023.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal do ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São
Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LIRA A. G., GANEN, A. de P.; LODI, A. S, ALVARENGA, M. dos S. Uso de redes sociais, influência
da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. J Bras Psiquiatr.
2017. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000166.
MESSIAS, J; SILVA, J; SILVA, P. Marketing, Crédito & Consumismo: Impactos sobre o
endividamento precoce dos jovens brasileiros. São Paulo: ENIAC Pesquisa, 2015.
MAGNO, F.; CASSIA, F.The impact of social media influencers in tourism. Anatolia, 29(2),
288–290, 2018. https://doi.org/10.1080/13032917.2018.1476981
MOURA, Tiago Bastos de; VIANA, Flávio Torrecilas; LOYOLA, Viviane Dias. Uma análise de
concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicologia: Ciência e
Profissão [online]. 2013, v. 33, n. 2 [Acessado 11 Maio 2022] , pp. 474-489. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200016>. Epub 05 Ago 2013. ISSN 1982-3703.
https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200016.
OH, S.; SYN, S. Y. Motivations for sharing information and social support in social media: A
comparative analysis of Facebook, Twitter, Delicious, YouTube, and Flickr. Journal of the Association
for Information Science and Technology. Journal of the association for information science and
technology [online]. 2015. v.66, n. 10 [Acessado 23 Outubro 2022]. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/275281543_Motivations_for_sharing_information_and_soci
al_support_in_social_media_A_comparative_analysis_of_Facebook_Twitter_Delicious_YouTube_and
_Flickr_Motivations_for_Sharing_Information_and_Social_Support_in>
OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX.
Tradução: Eduardo Francisco Alves, Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. ISBN
978-85-7110-345-0.
URIBE-BELTRAN, Clara Inés; SABOGAL-NEIRA, Daniel Fernando. Marketing digital en micro y
pequeñas empresas de publicidad de Bogotá. Rev.univ.empresa, Bogotá , v. 23, n. 40, p. 100-121,
June 2021 . Available from
<http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-46392021000100100&lng=en&nrm
=iso>. Acesso em 29 Junho 2022. Epub Set 11,
2021. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.8730.
XAVIER, Marlon. SUBJECTIVITY UNDER CONSUMERISM: THE TOTALIZATION OF THE SUBJECT
AS A COMMODITY. Psicologia & Sociedade [online]. v. 28, n. 02. August 2016. Available from
Instituto Federal de Pernambuco. Campus Paulista. Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais. (21
de 03 de 2023)
22
<https://www.scielo.br/j/psoc/a/KTbLKqyznQq9vLsHZ5n8ThF/abstract/?lang=pt> Acesso em setembro
2022. Epub Out 23. <https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n2p207> | pt_BR |