Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Marcos Antônio da
dc.date.accessioned2023-05-25T14:40:30Z
dc.date.available2023-05-25T14:40:30Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Antônio. Turismo, economia criativa e artesanato: Intervenções artísticas e afetivas em Cafés Saraus. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/951
dc.description.abstractThrough the experiences and memories of my childhood, adolescence and youth, in the midst of our family Café Soirees, I envisioned the possibility of including this rich past in future actions, such as the preparation of this Course Completion Work. From the family route to the Tourist Route involving Cafés in three cities in Pernambuco. Everything I experienced and learned in my life path led me to entrepreneurship. I seek, cartographically, to align my life story with passages through the tourism and handicraft sectors. Thus, the general objective is to promote the sale of handicrafts in some coffee shops in the municipalities chosen in this TCC: Camaragibe, Olinda and Recife. In these locations there are several forms of manifestation in the field of art, which could be explored by cultural tourism. Authors such as: Beni (2006), Santos (2022), Barreto (2000), Mesquita (1987), among others. In the methodological dimension, I chose the cartographic method because I am, admittedly, an involved researcher. As methodological instruments, I applied a field survey, with 30 respondents, and to get to know better the craftsmen of these cities, and the availability to participate in the coffee-saraus. This proposal intends to maintain a continuous flow of exchanges between tourism and crafts, and to empower local artists. The exchange of experiences will be able to strengthen the potential by valuing our history and Pernambuco heritage.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAPRIGIO, Marcelo. Turismo de Pernambuco dá sinais de recuperação e cresce 7,9% em maio. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/turismo-de valor/2020/07/11953800-turismo-de-pernambuco-da-sinais-de-recuperacao-e cresce-7-9--em-maio.html. Acesso em 13 de set. 2020. ARTESANATO DE PERNAMBUCO. www.artesanato.pe.gov.br. Acesso em: 11 de novembro de 2022. ARTESOLhttps://www.artesol.org.br/conteudos/visualizar/O-que-e conceitos#:~:text=Artesanato%20%C3%A9%20a%20arte%20de,o%20principal%20 instrumento%20de%20trabalho. BARRETO, Margarida. Cultura e Turismo: discussões contemporâneas. Campinas: Papirus, 2007. BASTOS, Giuliana. Café com suas receitas: Dicionário Gastronômico. São Paulo: Boccato, 2008. CLUBE CAFÉ Disponível em: https://www.clubecafe.net.br/tipos-de-cafe arabica#:~:text=Existem%20muitas%20variedades%20da%20planta,variedades%2 0de%20Mundo%20Novo%2C%20etc. Acesso em 11 de outubro de 2020. COOPER, Christopher. Turismo: Princípios e Práticas. São Paulo: Atlas, 2011. DIAS, Mario. Turismo: Planejamento, Cultura e Gestão. São Paulo: Contexto, 2012. DUMAZEDIER. Jofre. Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva, 2008. EBOOKECONOMIACRIATIVAWWW.descola.org. Acesso em 01 de dezembro de 2022. EU Vi o mundo...Ele começava no Recife. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopediaitaucultural.org.br/obras2689/eu-vi-o-mundo-ele-comecava-no recife. Acesso em 28 de janeiro de 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85- 7979-060-7. GÁRCIA, Márcia Dias; BENATTO, Annie Piazza. O artesanato como produto turístico no município de Jacarezinho, PR: Estado de caso no Centro de Capacitação, produção e comercialização de artesanato. CCPC – Arte: SP. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL(IPHAN). https://www.gov.br. Acesso em 28/01/23. KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor, 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos, 2007. MENOIA, Thelma Regina Marialva. "Lazer: história, conceitos e definições", 2000. 22p. Trabalho de conclusão de curso de graduação – Unicamp, Campinas, 2000. MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Cultural: Orientações Básicas. 3ª. ed. 2010. Ministério do Turismo, Brasília, 2010. 96p. MESQUITA, Samira Nahid de. O Enredo. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 1987. MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=show. Acesso em: 23 de maio 2020. PANOSSO NETO, Alexandre; GAETA, Cecília. Turismo de Experiência. São Paulo: Senac, 2010. PORTAL DO AGRONEGÓCIO. https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/cafe/noticias/cafe-especial-vira negocio-turismo-e-lazer-em-taquaritinga-do-norte-194011. Acesso em 24 de setembro de 2021. RADIO AGÊNCIA NACIONAL. https://www.radioagencianacional.br. Acesso em 23 de janeiro de 2023. ROSENBAUM, Yudith; PASSOS, Cleusa Rios. P. (Org.). Um século de Clarice: ensaios críticos. São Paulo: Fósforo, 2021. SANTOS, Dionêze. O artesanato como patrimônio cultural: valorização e desenvolvimento econômico na cidade pernambucana de São Vicente Férrer (TCC). Instituto Federal de Pernambuco – IFPE/Campus Recife, 2022. 57p. TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br. Acesso em 28 de janeiro de 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP). www.ufop.br. Acesso em 10 de outubro de 2022. WIKIPÉDIA. https://www.wikipedia.org. Acesso em 20 de janeiro de 2023. WIKIPÉDIA. https://www.wikipedia.org. Sobre o café. Acesso em 20 de janeiro de 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleTurismo, economia criativa e artesanato: Intervenções artísticas e afetivas em Cafés Sarauspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1174085380935310pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudia da SIlva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609256874213369pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sônia Cristina Amorim da
dc.contributor.referee2Patriota, Karla Regina Macena Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748292222264752pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoPor meio das vivências e lembranças da minha infância, adolescência e juventude, em meio aos nossos Cafés Saraus familiares, vislumbrei a possibilidade de incluir esse rico passado em ações futuras, como a elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso. Do roteiro familiar ao Roteiro Turístico envolvendo Cafés de três cidades pernambucanas. Tudo o que vivi e aprendi na minha trajetória de vida me levou ao empreendedorismo. Busco, cartograficamente, alinhar minha história de vida, às passagens pelos setores do turismo e do artesanato. Assim, o objetivo geral é o de promover a comercialização de peças de artesanato em algumas cafeterias dos municípios eleitos neste TCC: Camaragibe, Olinda e Recife. Nessas localidades existem diversas formas de manifestação no campo da arte, que poderiam ser exploradas pelo turismo cultural. Autores como: Beni (2006), Santos (2022), Barreto (2000), Mesquita (1987), entre outros. Na dimensão metodológica, elegi o método cartográfico porque sou, assumidamente, um pesquisador implicado. Como instrumentos metodológicos, apliquei uma pesquisa de campo, com 30 respondentes, e para conhecer melhor os artesãos dessas cidades, e a disponibilidade em participar dos cafés-saraus. Esta proposta pretende manter um fluxo contínuo de trocas entre turismo e artesanato, e empoderar os artistas locais. O intercâmbio de experiências poderá fortalecer o potencial valorizando nossa história e o patrimônio pernambucano.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples