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dc.creatorBezerra, Paulo Henrique de Melo
dc.date.accessioned2023-05-23T01:07:42Z
dc.date.available2023-05-23T01:07:42Z
dc.date.issued2023-05-02
dc.identifier.citationBEZERRA, Paulo Henrique de Melo. Impacto da corrosão por carbonatação em pilares do viaduto ferroviário da linha sul, trecho porta larga / aeroporto.2023.22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/945
dc.description.abstractCarbonation corrosion is a chemical process that occurs in reinforced concrete structures when the pH of the concrete decreases due to the penetration of atmospheric carbon dioxide (CO2). This process is one of the main causes of concrete degradation and can lead to a significant reduction in the structure's lifespan.The focus of this study was to analyze the presence and stage of corrosion of reinforcement bars in the reinforced concrete pillars of the railway viaduct, section of the southern line, in the metropolitan region of Recife, possibly due to the carbonation phenomenon. To analyze this pathology, various procedures were carried out, including visual inspection, evaluation techniques of the depth of carbonation front using phenolphthalein application, as well as sclerometer tests to measure the surface resistance of concrete in the affected region by carbonation, following procedures established by NBR 7584:2012. It was observed that, in the studied points, the results presented the existence of the pathology as well as its depth. Therefore, studying carbonation corrosion is a way to prevent possible future problems and also to plan more effective preventive maintenance so that this pathology does not generate something of greater proportion. Regenerate response Keywords: reinforced concrete; pathologies; corrosion; carbonation.pt_BR
dc.format.extent22f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectPatologiaspt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectCarbonataçãopt_BR
dc.titleImpacto da corrosão por carbonatação em pilares do viaduto ferroviário da linha sul, trecho porta larga/aeroportopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667969142973837pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.referee2Faustino, Ana Mirella Cavalcanti
dc.contributor.referee3Mota, João Manoel de Freitas
dc.contributor.referee4Lima, Miélix José Severo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911802725240975pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401710771055096pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307981099311041pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.description.resumoA corrosão por carbonatação é um processo químico que ocorre em estruturas de concreto armado quando o pH do concreto diminui devido à penetração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Esse processo é uma das principais causas de degradação do concreto e pode levar a uma redução significativa na vida útil da estrutura. O presente trabalho teve como foco, analisar a presença e o estágio da corrosão de armaduras nos pilares de concreto armado do viaduto férreo, trecho da linha sul, na região metropolitana do Recife, possivelmente pelo fenômeno de carbonatação. Para a análise desta patologia, foram realizados diversos procedimentos, incluindo uma inspeção visual, técnicas de avaliação da profundidade da frente de carbonatação com aplicação de fenolftaleína, além de ensaios com esclerômetro para medir a resistência superficial do concreto, na região afetada pela carbonatação, conforme procedimentos estabelecidos pela NBR 7584:2012. Observou-se que nos pontos estudados os resultados apresentaram a existência da patologia bem como sua profundidade. Portanto, estudar a corrosão por carbonatação é uma forma de prevenir possíveis problemas futuros e também de planejar uma manutenção preventiva mais eficaz a fim de que essa patologia não gere algo de maior proporção.pt_BR


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