dc.creator | Silva Júnior, Carlos Roberto Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T16:46:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T16:46:27Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Carlos Roberto Gomes da et al. Objetivos de desenvolvimento sustentável como estratégia de mercado para organizações: estudo no grupo Neoenergia. Orientador: Camila Silva de Lima. 2023. 13 p. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Pernambuco, Paulista, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/925 | |
dc.description.abstract | The Sustainable Development Goals (SDGs) can collaborate with a change in
corporate posture and influence more coherent and rational corporate actions
regarding the use of natural resources. In view of this, this article concerns the theme
of sustainable development as a market strategy, alluding to the Sustainable
Development Goals (SDGs) 7 and 13, which are aimed at the electricity sector, SDG
7 which addresses reliable, sustainable and affordable energy accessible, and SDG
13 which addresses actions against climate change. Therefore, we approach the
concept of Sustainable Development, as well as its performance in the electricity
sector and as a market strategy. With this, the present research aims to describe the
action carried out by Neoenergia, through the Energy with Citizenship Project and
what benefits this action will bring both for the company, for its consumers, and for
the environment. The study regarding the approach is qualitative, descriptive
regarding the objectives, with the case study as a research strategy and the data
collection was documentary, carried out in the sustainability reports published in the
last three years (2019 - 2021). It is concluded that the action brings good results both
for the company, its customers, and for the environment. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALENCAR, L. Indicadores de sustentabilidade e sua relação na mensuração da
competitividade empresarial. Trabalho de conclusão do curso de
Administração. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2007.
ASHLEY, P.A; Agenda ODS: Muito mais do que continuidade. In: Patricia
Almeida Ashley e Laura Beatriz de Oliveira Rodrigues. Informativo Mensal nas
Petalas do Girassol de EcoPoliticas, Niterói: Nucleo de Estudos em EcoPolitica e
EcoConsCiencias, v.1, n. 3, 2015.
BARNEY, J. B., & HESTERLY, W. 2011. Administração estratégica e vantagem
competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
BORDIN, Danielle. PASQUALOTTO, Nayara. A importância da Responsabilidade
Social Empresarial para a sustentabilidade e o papel do Marketing Social.
Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe). Paraná, v. 11, n. 2 2013.
CAMARGO, Mariângela Franco; UEDA, Mery; SUZUKI, Fabiana Mayumi; et. al.
Gestão do terceiro setor no Brasil: Estratégias de captação de recursos para
organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Futura, 2002.
CLARO, P.B.O. CLARO, D.P. & AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de
sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração, 43 (4), 289-300,
2008.
COLGLAZIER, W. Sustainable development agenda: 2030. Science.yr: 2015 vol:
349 iss: 6252 pg: 1048 -1050.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso
Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
FARIAS, M.E.A.C., MARTINS, M.F., CÂNDIDO, G.A. Agenda 2030 e o Setor
Energético: análise das sinergias e desafios para alcance do desenvolvimento
sustentável. 2021. Disponível em:
<https://engemausp.submissao.com.br/23/arquivos/139.pdf> Acesso em: 01 de Nov.
de 2022.
FGV. A Geopolítica das energias renováveis: considerações iniciais. Caderno
Opinião. 2017. Disponível em:
<https://fgvenergia.fgv.br/sites/fgvenergia.fgv.br/files/final_coluna_opiniao_fevereiro_-
_geo olitica_dos_renovaveis_-_fernandamarianatatiana.pdf>. Acesso em: 05 de Out
de 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,
2008.
HART, S.L., MILSTEIN, M.B. Criando Valor Sustentável. Revista Eletrônica
RAE Executivo. São Paulo, n. 2, 2004.
HOFFMAN, Boeira. SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável.
Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
MINTZBERG, H. The strategy concept I: five Ps for strategy. California
management review, Fall, v.30, n.1,1987.
NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nações
Unidas no Brasil. 2015. Disponível
em:<https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustenta
vel>. Acesso em: 10 de Out de 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o
Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas no Brasil. 2018. Disponível em:
<nacoesunidas.org/wp content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf>. Acesso em:
01 de Nov. de 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 2010.
Disponível
em:<https://brasil.un.org/pt-br/66851-os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio#:~:
text=Garantir%20a%20sustentabilidade%20ambiental&text=Reduzir%20a%20perda
%20da%20biodiversidade,habitantes%20de%20favelas%20at%C3%A9%202020.>.
Acesso em: 30 de Out de 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Síntese dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Pós
2015. 2014. Disponível em:<https://news.un.org/pt/story/2014/12/1494741>. Acesso
em: 05 de Out de 2022.
NEOENERGIA. Relatório de Sustentabilidade 2013. Disponível em:
<https://www.neoenergia.com/pt-br/sustentabilidade/configuracoes/RelatSusteNeoen
ergia/relatorio-de-sustentabilidade-neoenergia-2013.pdf>. Acesso em: 20 de Out de
2022.
NEOENERGIA. Relatório de Sustentabilidade 2021. Disponível
em:<neoenergia.com/pt-br/sustentabilidade/configuracoes/RelatSusteNeoenergia/Re
latorio_Anual_Neoenergia_2021.pdf>. Acesso em 02 de Out de 2022.
NEOENERGIA. Energia com Cidadania. 2022. Disponível
em:<https://servicos.neoenergiacoelba.com.br/a-coelba/Paginas/Efici%C3%AAncia%
20Energ%C3%A9tica/Energia-com-Cidadania.aspx>. Acesso em: 20 de Out de
2022.
NEOENERGIA. Nossa História. 2022. Disponível
em:<https://www.neoenergia.com/pt-br/sobre-nos/energia-do-futuro/Paginas/nossa-hi
storia.aspx>. Acesso em: 10 de Out de 2022.
NEOENERGIA. Projeto Energia com Cidadania das Distribuidoras da
Neoenergia Contribui na Redução da Conta de Luz. 2022. Disponível em:<
https://www.neoenergia.com/pt-br/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/projeto-energia
-com-cidadania-distribuidoras-neoenergia-contribui-reducao-conta-de-luz.aspx> .
Acesso em: 01 de Nov de 2022.
NEOENERGIA. Vantagens e Benefícios das Lâmpadas LED. 2022. Disponível
em:<https://www.neoenergia.com/pt-br/te-interessa/meio-ambiente/Paginas/vantage
ns-beneficios-lampadas-led.aspx>. Acesso em: 20 de Out de 2022.
NEOENERGIA. Energia do Futuro. 2022. Disponível
em:<https://www.neoenergia.com/pt-br/sobre-nos/energia-do-futuro/Paginas/default.
aspx>. Acesso em: 30 de Out de 2022.
NRG4SD. SDGs at the Subnational Level: Regional Governments in the
Voluntary National Reviews. Network of Regional Governments for Sustainable
Development. 2018. Disponível em:
<http://www.nrg4sd.org/wpcontent/uploads/2017/07/SDGsatSubnationalLevel.pdf>.
Acesso em: 03 de Out de 2022.
PORTER, M. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries an
Competitors. New York: The Free Press, 1980.
QUEIROZ, S. G., ESTENDER A.C., GALVÃO, M. Responsabilidade Social: Uma
Estratégia para as Empresas se Destacarem no Mercado. 2014. Disponível
em:<https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/1002076.pdf>. Acesso em: 10 de
Out de 2022.
SCHARF, R. Manual de negócios sustentáveis. São Paulo: Amigos da Terra; FGV;
GVces, 2004.
NETO, S.B., BASSO, D. A ciência e o desenvolvimento sustentável: para
além do positivismo e da pós-modernidade. Revista Ambiente & Sociedade.
Campinas, v.XIII, n.2, p. 315-329, jul-dez. 2010.
SANTOS, É. H. dos; SILVA, M. A. da. Sustentabilidade empresarial: um novo
modelo de negócio. Ciência Contemporânea, Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 75- 94,
jun./dez. 2017.
SHRIVASTAVA, Paul; HART, Stuart. Por uma Gestão Ambiental Total. HSM
Management, São Paulo, n. 6, p. 92-96, jan./fev. 1998. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Objetivos de desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de mercado | pt_BR |
dc.subject | Neoenergia | pt_BR |
dc.title | Objetivos de desenvolvimento sustentável como estratégia de mercado para organizações: estudo no grupo Neoenergia | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Silva Júnior, Carlos Roberto Gomes da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Camila Silva de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1720563240 868631 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferreira, Rosecleide Ramos | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1316459381787157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Camila Silva de | |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Nielma Patricia Lopes de | |
dc.contributor.referee3 | Filgueira, Paava de Barros de Alencar Carvalho | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1720563240 868631 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8798807819 513608 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9800448789 056194 | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Paulista | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem colaborar com a
mudança de postura empresarial e influenciar ações empresariais mais coerentes e
racionais sobre a utilização de recursos naturais. Diante disso, este artigo diz
respeito sobre o tema desenvolvimento sustentável como estratégia de mercado,
trazendo alusão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 e 13, que
são voltados ao setor elétrico, ODS 7 que aborda sobre energia confiável,
sustentável e a preço acessível, e o ODS 13 que aborda as ações contra as
mudanças climáticas. Sendo assim, abordamos o conceito de Desenvolvimento
Sustentável, como também a sua atuação no setor elétrico e como estratégia de
mercado. Com isso, a presente pesquisa visa descrever a ação realizada pela
Neoenergia, através do Projeto Energia com Cidadania e quais os benefícios que
essa ação trará tanto para a empresa, para os seus consumidores, quanto para o
meio ambiente. O estudo quanto a abordagem é qualitativo, descritivo quanto aos
objetivos, tendo o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a coleta de dados
foi documental, realizada nos relatórios de sustentabilidade publicados nos últimos
três anos (2019 - 2021). Conclui-se que a ação traz bons resultados tanto para a
empresa, seus clientes, quanto para o meio ambiente. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Lopes, Joyce Silva | |