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dc.creatorOliveira, Brunna dos Santos
dc.date.accessioned2023-02-03T18:04:21Z
dc.date.available2023-02-03T18:04:21Z
dc.date.issued2022-12-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Brunna dos Santos. Estudo da viabilidade de migração para o mercado livre de energia: caso do IFPE campus Recife. 2022. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/815
dc.description.abstractBearing in mind the importance of the previous study of the economic viability related to the change in the energy contracting environment, the present work sought to carry out a case study regarding the migration from the Regulated Contracting Environment (ACR) to the Free Contracting Environment (ACL), considering the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) on the Recife campus as a consumer, with the aim of analyzing whether said change is economically viable. The methodology addressed was based on the breakeven point method, whose purpose is to obtain the cost of energy in the ACL in which the expenses are equivalent to the expenses in the ACR. In view of this, data generation was carried out considering the contracting of incentivized energy with discounts of 50% and 100% in the Tariff for the Use of the Distribution System (TUSD), obtaining an average breakeven point value of R$502,71/MWh for the 50% discount case, and R$695,53/MWh for the 100% discount case. These values, when compared to market values, were considerably favorable for joining the ACL, since the highest value verified in the ACL was R$190,00/MWh for the case of a 50% discount, and R$326,01/MWh for the 100% discount case. In addition, having the calculations related to the annual savings, considering all the expenses related to the migration of environment, it was found that migrating to the ACL would bring the consumer total savings, over five years, of R$94.378,17 in the case of a 100% discount, while in the case of a 50% discount, staying in the ACR was presented as more advantageous, with a total saving of R$18.283,29 over the five years. Thus, it is concluded that, for the considered consumer, the most advantageous option is the adoption of 100% incentivized energypt_BR
dc.format.extent78 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Decreto nº 2.003, de 10 de setembro de 1996. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto:1996-09-10;2003. Acesso em: 19 out. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Entendendo a Tarifa. Disponível em: https://antigo.aneel.gov.br/. Acesso em: 11 out. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1996-12-26;9427. Acesso em: 13 out. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Mapa das Distribuidoras. 2022a. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDI4ODJiODctYTUyYS00OTgxLWE4MzktMDczYTlmMDU0ODYxIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9&pageName=ReportSection. Acesso em: 20 out. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Modalidades Tarifárias. 2022f. 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Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Resolução Homologatória nº 2857, de 22 de abril de 2019. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:agencia.nacional.energia.eletrica:resolucao.homologatoria:2020-04-29;2683. Acesso em: out. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Resolução Normativa nº 1014, de 25 de abril de 2022. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:agencia.nacional.energia.eletrica:resolucao.normativa:2022-04-25;1014. Acesso em: 11 dez. 2022. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Valores das bandeiras tarifárias são atualizados para o período 2022-2023. 2022e. Disponível em: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2022/valores-das-bandeiras-tarifarias-sao-atualizados-para-o-periodo-2022-2023#:~:text=A%20bandeira%20amarela%20passa%20a,9,795%20a%20cada%20100%20kWh. Acesso em: 30 out. 2022. Associação Brasileira dos Consumidores de Energia Elétrica (ABRACEEL). Cartilha do consumidor livre de energia. 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Procedimentos de Rede Submódulo 7.11: Implantação do sistema de medição para faturamento. Disponível em: https://apps08.ons.org.br/ONS.Sintegre.Proxy/ecmprsite/ecmfragmentsdocuments/Subm%C3%B3dulo%207.11-OP_2020.12.pdf. Acesso em: 20 out. 2022. Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O QUE É ONS. 2022b. Disponível em: https://www.ons.org.br/paginas/sobre-o-ons/o-que-e-ons. Acesso em: 17 out. 2022. TOLMASQUIM, Mauricio Tiomno. NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Rio de Janeiro, RJ: Synergia, 2011, 2ª ed. 290 p.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnergia elétrica – Recife - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica – Consumo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Recife)pt_BR
dc.subjectServiços de eletricidade - Custospt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de migração para o mercado livre de energia: caso do IFPE campus Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1628207433290504pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Severino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494380160669054pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Severino da.
dc.contributor.referee2Barros, Rafael Mendonça Rocha
dc.contributor.referee3Sá Júnior, José Carlos
dc.contributor.referee4Neta, Regina Maria de Lima
dc.contributor.referee5Góis, Felipe Gabriel de Carvalho
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494380160669054pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066634529532605pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1757613095634388pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297714086641790pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1417394637074941pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância do estudo prévio da viabilidade econômica relacionada à mudança de ambiente de contratação de energia, o presente trabalho buscou realizar um estudo de caso referente à migração do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), considerando como consumidor o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Recife, com objetivo de analisar se a referida mudança é economicamente viável. A metodologia abordada baseou-se no método de breakeven point, cuja finalidade é a obtenção do custo da energia no ACL em que os gastos são equivalentes aos gastos no ACR. Diante disso, a geração de dados foi realizada considerando a contratação de energia incentivada com descontos de 50% e 100% na Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), obtendo-se um valor médio de breakeven point de R$502,71/MWh para o caso de desconto de 50%, e de R$695,53/MWh para o caso de desconto de 100%. Esses valores, quando comparados aos valores de mercado, apresentaram-se consideravelmente favoráveis para a adesão ao ACL, visto que, o maior valor verificado no ACL foi de R$190,00/MWh para o caso de desconto de 50%, e de R$326,01/MWh para o caso de desconto de 100%. Além disso, dispondo dos cálculos relativos à economia anual, considerando todos os gastos referente à migração de ambiente, foi constatado que a migração ao ACL traria ao consumidor uma economia total, ao longo de cinco anos, de R$94.378,17 no caso de desconto de 100%, enquanto que no caso de desconto de 50%, a permanência no ACR apresentou-se como mais vantajosa, com uma economia total de R$18.283,29, ao longo dos cinco anos. Assim, conclui-se que, para o consumidor considerado, a opção mais vantajosa a longo prazo é a adoção da energia incentivada 100%pt_BR


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