dc.contributor.author | Leitão, André Alexandre Padilha | |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T16:35:36Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T16:35:36Z | |
dc.date.issued | 2022-11-14 | |
dc.identifier.citation | IFPE | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/773 | |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é relatar os resultado da experiência de execução de um projeto
integrado de pesquisa e ensino no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns
(IFPE/GUS). O referencial teórico para análise dos dados fundamentou-se em Bakhtin
(2003), Possenti (2009) e Bronckart (2003) no que se refere às práticas de autoria. Em
relação à pedagogia dos multiletramentos, a fundamentação baseou-se no The New London
Group (1996) com contribuições de Rojo e Moura (2012). Para questões relativas à
tradução intersemiótica, os trabalhos de, Jakobson (2003), Plaza (2013) e Hutcheon (2011)
foram considerados. A metodologia empregada consistiu na leitura de obras literárias
para a produção inicial de roteiros de adaptação para, em seguida e como produção
final, a tradução intersemiótica das obras lidas, com fundamentação em Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004). Os resultados confirmaram que a integração entre pesquisa e ensino,
com objetivos de produção textual além da avaliação exclusiva pelo docente, permitem
a construção da escrita autoral aliada aos multiletramentos. Além disso, as parcerias
construídas ao longo dos dois anos de execução do projeto apontam para a necessidade de
nova orientação curricular para o componente curricular língua portuguesa no contexto do
IFPE | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Garanhuns | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Semiótica e literatura | pt_BR |
dc.title | Abordagem intersemiótica da literatura: experiências do projeto Mostre a Língua | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |