dc.relation | ARAÚJO, José Newton Garcia de. INFÂNCIA E PANDEMIA. Caderno de
Administração, [S.L.], v. 28, p. 114-121, 5 jun. 2020. Universidade Estadual de
Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53733. Disponível em:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53733. Acesso em:
20 out. 2021.
BRANDAL, Lin T et al. Transmissão mínima de SARS-CoV-2 de casos
pediátricos de COVID-19 em escolas primárias, Noruega, agosto a novembro
de 2020: norwegian institute of public health, oslo, norway. Euro Vigilância
.. Noruega, p. 200-211. 07 jan. 2021. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33413743/. Acesso em: 20 mar. 2021.
BO, Y., & YAN, L.Orientações para prevenção e controle de escolas e demais
instituições de ensino durante a epidemia de pneumonia do novo coronavírus.
ChineseJournalofPreventive Medicine China, p. 348-350.2020. Disponível
em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019
ncov/resource/pt/czh-924. acesso em 20. Ago. 2021.
CHAN, Jasper Fuk-Woo et al. A familial cluster of pneumonia associated with
the 2019 novel coronavirus indicating person-to-person transmission: a study of
a family cluster. The Lancet. China, p. 514-523. 24 fev. 2020. Disponível em:
https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30154-
9/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021.
CHEN, Xuyu et al. Higiene das mãos, comportamentos de uso de máscaras e
seus fatores associados durante a epidemia de COVID-19: um estudo
transversal entre estudantes do ensino fundamental em Wuhan, China. Int. J.
Environ. Res. Public Health. China, p. 1-11. 22 abr. 2020. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32331344/. Acesso em: 20 ago. 2020.
CROSSETT, Maria da Graça Oliveira. Revisão integrativa de pesquisa na
enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido. Rev Gaúcha Enferm, Porto
Alegre, v. 33, n. 2, p. 8-9, jun. 2012. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n2/01.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
DIAS, Gustavo Nogueira et al. Retorno às aulas presenciais no sistema
educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a
epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2). Brazilian Journal Of
Development. Curitiba, p. 37906-37924. jun. 2020. Disponívelem:
https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11728/9827. Acesso
em: 20 ago. 2020.
DOREMALEN, Neeltje et al. Estabilidade de aerossol e superfície do SARS CoV-2 em comparação com o SARS-CoV-1. The New
EnglandJournalOfMedicine.. [S.L.], p. 1564-1567. 16 abr. 2020. Disponível
em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32182409/. Acesso em: 20 ago. 2020.
FALK, Amy et al. COVID-19Casos e transmissão de COVID-19 em 17 escolas
de ensino fundamental e médio - Wood County, Wisconsin, 31 de agosto a 29
de novembro de 2020. Mmwr. Morbidity And Mortality Weekly Report, [S.L.],
v. 70, n. 4, p. 136-140, 29 jan. 2020. Disponível em:
https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7004e3.htm#suggestedcitation.
Acesso em 20 de mar. 2021.
FEGERT, Jörg M. et al. Desafios e ônus da pandemia de Coronavírus 2019
(COVID-19) para a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa para destacar as necessidades clínicas e de pesquisa na fase aguda
e no longo retorno à normalidade. ChildAdolescPsychiatryMent
Health. Alemanha, p. 1-11. 12 maio 2020. Disponível em:
https://capmh.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13034-020-00329-3. Acesso
em: 20 jun. 2020.
FONSECA, Rochele Paz et al. Fechamento das escolas na pandemia de
Covid-19: impacto socioemocional, cognitivo e de aprendizagem. Debates em
Psiquiatria, Porto Alegre, v. 10, n. 4, p. 28-37, 01 dez. 2020. Disponível em:
https://revistardp.org.br/revista/article/view/23. Acesso em: 20 abr. 2021.
GALVÃO, Cristina Maria. Níveis de evidência. Acta Paul Enferm, São Paulo, v.
19, n. 2, p. 1-1, jun. 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ape/a/JXrfXqCfD4vPztQFQBrkB7g/?lang=en. Acesso
em: 20. mar. 2020.
HOFFMANN, Markuset al. A entrada de células SARS-CoV-2 depende de
ACE2 e TMPRSS2 e é bloqueada por um inibidor de protease clinicamente
comprovado. Cell, [s. l], v. 181, n. 2, p. 271-280, mar. 2020. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7102627/. Acesso em: 20 abr.
2020.
HUANG, Chaolin et al. Características clínicas de pacientes infectados com o
novo coronavírus de 2019 em Wuhan, China. The Lancet. China, p. 497-506.
15 fev. 2020. Disponível em:
https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30183-
5/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021.
KAMPE, Eveline OtteIm et al. Vigilância de surtos escolares de COVID-19,
Alemanha, março a agosto de 2020. Euro Surveill. Alemanha, p. 1-5. 24 dez.
2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7533620/.
Acesso em: 20 jan. 2021.
LEE, Benjamim et al. Modelando o impacto da reabertura das escolas na
transmissão de SARS-CoV-2 usando dados de estrutura de contato de
Xangai. BmcPublicHealth. Xangai, p. 1-9. 16 nov. 2020. Disponível em:
https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09799-
8#citeas. Acesso em: 20 dez. 2020.
MACARTNEY, Kristine et al. Transmissão de SARS-CoV-2 em ambientes
educacionais australianos: um estudo de coorte
prospectivo. Child&Adolescent Health. Austrália, p. 807-816. 01 nov. 2020.
Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352-
4642(20)30251-0/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021.
Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 188, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2020:
gabinete do ministro. 2020. Brasília - DF. ISSN 1677-7042. Edição extra.
Disponível em:
file:///C:/Users/henri/Downloads/2020_02_04_ASSINADO_do1_extra_A.pdf.
Acesso em: 07 jun. 2020.
PARK, Ji Young et al. Primeiro caso pediátrico de doença de coronavírus 2019
na Coréia. J Korean MedSci.. Coréia, p. 1-7. 23 mar. 2020. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7086086/. Acesso em: 20 jun.
2020.
SILVERMAN, Michael; SIBBALD, Robert; STRANGES, Saverio. Ética do
fechamento de escolas relacionadas ao COVID-19. Canadian Journal Of
Public Health. Canadá, p. 462-465. 07 ago. 2020. Disponívelem:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7412780/. Acesso em: 20 abr.
2021.
SHEN, KL, YANG, YH. Diagnóstico e tratamento da nova infecção por
coronavírus de 2019 em crianças: uma questão premente. World J Pediatr, [s.
l], v. 16, p. 219-221, 05 fev. 2020. Disponível em:
https://link.springer.com/article/10.1007/s12519-020-00344-6#citeas.
Acessoem: 20 abr. 2020
STILLWELL Susan B. et al. Evidence–Based Practice: Step by step. American
Journal of Nursing. 2010; 110(5): 41-7. Disponívelem:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20520115/. Acesso em: 20 ago. 2021
UNICEF. Principais mensagens e ações para Prevenção e Escolas. 2020.
Educação em Emergências. Disponível em: www.who.int/docs/default source/coronaviruse/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and control-in-schools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4. Acesso em: 07 jun.
2020.
XUE, Yiting et al. Modelagem dinâmica de custos e consequências para a
saúde do fechamento de escolas durante uma pandemia de
influenza. BmcPublic Health. Noruega, p. 1-17. 9 nov. 2012. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23140513/. Acesso em: 20 fev. 2021.
WILLIAMS, Phoebe C. M. et al,.SARS-CoV-2 em crianças: espectro da doença,
transmissão e fundamentos imunopatológicos. Pathology. Austrália, p. 801-
808. 19 ago. 2020. Disponível em:
https://www.pathologyjournal.rcpa.edu.au/article/S0031-3025(20)30884-
9/fulltext. Acesso em: 20 ago. 2021.
World Health Organization (WHO). Declaração do Diretor-Geral sobre o
Comitê de Emergência do RSI sobre o Novo Coronavírus (2019-
nCoV).Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health regulations-(2005)-emergency-committeeregarding-the-outbreak-of-novel coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 20 maio 2020.
World Health Organization (WHO). Discurso de abertura do Diretor-Geral na
coletiva de imprensa sobre COVID-19-11 de março de 2020. Geneva: WHO;
2020 Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020.
Acesso em: 20 maio 2020. | pt_BR |