Mostrar registro simples

dc.creatorGomes, Geraldo Henrique Xavier
dc.date.accessioned2022-12-13T14:03:51Z
dc.date.available2022-12-13T14:03:51Z
dc.date.issued2022-06-01
dc.identifier.citationGOMES, Geraldo Henrique Xavier ; ALCOFORADO, Josicleide Montenegro da Silva Guedes ; MELO, Daniela Bezerra de. Evidências de transmissão infantil do SARS-COV-2 e medidas mitigatórias para reabertura escolar segura durante a pandemia da COVID-19 : revisão integrativa. 15 f. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/771
dc.description.abstractObjective:toidentify in theliteraturewhatscientificevidenceisavailableonthe role ofchildren in thetransmissionof SARS-CoV-2 andthereopeningofschoolssafelyduringthe COVID-19 pandemic. Method:thisisanintegrativeliterature review, whichwasdevelopedfromthesearch in thefollowingdatabases: MEDLINE, LILACS, BDENF ofarticlespublishedbetweenMarch 11, 2020 andMarch 11, 2021. Results: It wasevidencedthatchildrencanbepartofthetransmission network, however, theyhave a smaller drive, andtheirtransmissioncapacityislessexpressiveandthatcanbeminimizedwithmitigationmea sures in whichthey are focusedonhandhygiene, use ofmasks, extensivetesting, contacttracing, physicaldistancingandisolationwhen positive for COVID-19.Final considerations:well-definedpreventivemeasuresand in a contextwheretheinfrastructureandsanitaryconditions are effective, togetherwiththecontroloftransmission in thecommunity, it ispossibletokeepschools open withoutsignificantrisk in communitytransmissionduringthepandemicperiod.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, José Newton Garcia de. INFÂNCIA E PANDEMIA. Caderno de Administração, [S.L.], v. 28, p. 114-121, 5 jun. 2020. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53733. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53733. Acesso em: 20 out. 2021. BRANDAL, Lin T et al. Transmissão mínima de SARS-CoV-2 de casos pediátricos de COVID-19 em escolas primárias, Noruega, agosto a novembro de 2020: norwegian institute of public health, oslo, norway. Euro Vigilância .. Noruega, p. 200-211. 07 jan. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33413743/. Acesso em: 20 mar. 2021. BO, Y., & YAN, L.Orientações para prevenção e controle de escolas e demais instituições de ensino durante a epidemia de pneumonia do novo coronavírus. ChineseJournalofPreventive Medicine China, p. 348-350.2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019 ncov/resource/pt/czh-924. acesso em 20. Ago. 2021. CHAN, Jasper Fuk-Woo et al. A familial cluster of pneumonia associated with the 2019 novel coronavirus indicating person-to-person transmission: a study of a family cluster. The Lancet. China, p. 514-523. 24 fev. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30154- 9/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021. CHEN, Xuyu et al. Higiene das mãos, comportamentos de uso de máscaras e seus fatores associados durante a epidemia de COVID-19: um estudo transversal entre estudantes do ensino fundamental em Wuhan, China. Int. J. Environ. Res. Public Health. China, p. 1-11. 22 abr. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32331344/. Acesso em: 20 ago. 2020. CROSSETT, Maria da Graça Oliveira. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 8-9, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n2/01.pdf. Acesso em: 20 maio 2020. DIAS, Gustavo Nogueira et al. Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2). Brazilian Journal Of Development. Curitiba, p. 37906-37924. jun. 2020. Disponívelem: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11728/9827. Acesso em: 20 ago. 2020. DOREMALEN, Neeltje et al. Estabilidade de aerossol e superfície do SARS CoV-2 em comparação com o SARS-CoV-1. The New EnglandJournalOfMedicine.. [S.L.], p. 1564-1567. 16 abr. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32182409/. Acesso em: 20 ago. 2020. FALK, Amy et al. COVID-19Casos e transmissão de COVID-19 em 17 escolas de ensino fundamental e médio - Wood County, Wisconsin, 31 de agosto a 29 de novembro de 2020. Mmwr. Morbidity And Mortality Weekly Report, [S.L.], v. 70, n. 4, p. 136-140, 29 jan. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7004e3.htm#suggestedcitation. Acesso em 20 de mar. 2021. FEGERT, Jörg M. et al. Desafios e ônus da pandemia de Coronavírus 2019 (COVID-19) para a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa para destacar as necessidades clínicas e de pesquisa na fase aguda e no longo retorno à normalidade. ChildAdolescPsychiatryMent Health. Alemanha, p. 1-11. 12 maio 2020. Disponível em: https://capmh.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13034-020-00329-3. Acesso em: 20 jun. 2020. FONSECA, Rochele Paz et al. Fechamento das escolas na pandemia de Covid-19: impacto socioemocional, cognitivo e de aprendizagem. Debates em Psiquiatria, Porto Alegre, v. 10, n. 4, p. 28-37, 01 dez. 2020. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/23. Acesso em: 20 abr. 2021. GALVÃO, Cristina Maria. Níveis de evidência. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-1, jun. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/JXrfXqCfD4vPztQFQBrkB7g/?lang=en. Acesso em: 20. mar. 2020. HOFFMANN, Markuset al. A entrada de células SARS-CoV-2 depende de ACE2 e TMPRSS2 e é bloqueada por um inibidor de protease clinicamente comprovado. Cell, [s. l], v. 181, n. 2, p. 271-280, mar. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7102627/. Acesso em: 20 abr. 2020. HUANG, Chaolin et al. Características clínicas de pacientes infectados com o novo coronavírus de 2019 em Wuhan, China. The Lancet. China, p. 497-506. 15 fev. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30183- 5/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021. KAMPE, Eveline OtteIm et al. Vigilância de surtos escolares de COVID-19, Alemanha, março a agosto de 2020. Euro Surveill. Alemanha, p. 1-5. 24 dez. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7533620/. Acesso em: 20 jan. 2021. LEE, Benjamim et al. Modelando o impacto da reabertura das escolas na transmissão de SARS-CoV-2 usando dados de estrutura de contato de Xangai. BmcPublicHealth. Xangai, p. 1-9. 16 nov. 2020. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09799- 8#citeas. Acesso em: 20 dez. 2020. MACARTNEY, Kristine et al. Transmissão de SARS-CoV-2 em ambientes educacionais australianos: um estudo de coorte prospectivo. Child&Adolescent Health. Austrália, p. 807-816. 01 nov. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352- 4642(20)30251-0/fulltext. Acesso em: 20 mar. 2021. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 188, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2020: gabinete do ministro. 2020. Brasília - DF. ISSN 1677-7042. Edição extra. Disponível em: file:///C:/Users/henri/Downloads/2020_02_04_ASSINADO_do1_extra_A.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020. PARK, Ji Young et al. Primeiro caso pediátrico de doença de coronavírus 2019 na Coréia. J Korean MedSci.. Coréia, p. 1-7. 23 mar. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7086086/. Acesso em: 20 jun. 2020. SILVERMAN, Michael; SIBBALD, Robert; STRANGES, Saverio. Ética do fechamento de escolas relacionadas ao COVID-19. Canadian Journal Of Public Health. Canadá, p. 462-465. 07 ago. 2020. Disponívelem: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7412780/. Acesso em: 20 abr. 2021. SHEN, KL, YANG, YH. Diagnóstico e tratamento da nova infecção por coronavírus de 2019 em crianças: uma questão premente. World J Pediatr, [s. l], v. 16, p. 219-221, 05 fev. 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12519-020-00344-6#citeas. Acessoem: 20 abr. 2020 STILLWELL Susan B. et al. Evidence–Based Practice: Step by step. American Journal of Nursing. 2010; 110(5): 41-7. Disponívelem: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20520115/. Acesso em: 20 ago. 2021 UNICEF. Principais mensagens e ações para Prevenção e Escolas. 2020. Educação em Emergências. Disponível em: www.who.int/docs/default source/coronaviruse/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and control-in-schools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4. Acesso em: 07 jun. 2020. XUE, Yiting et al. Modelagem dinâmica de custos e consequências para a saúde do fechamento de escolas durante uma pandemia de influenza. BmcPublic Health. Noruega, p. 1-17. 9 nov. 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23140513/. Acesso em: 20 fev. 2021. WILLIAMS, Phoebe C. M. et al,.SARS-CoV-2 em crianças: espectro da doença, transmissão e fundamentos imunopatológicos. Pathology. Austrália, p. 801- 808. 19 ago. 2020. Disponível em: https://www.pathologyjournal.rcpa.edu.au/article/S0031-3025(20)30884- 9/fulltext. Acesso em: 20 ago. 2021. World Health Organization (WHO). Declaração do Diretor-Geral sobre o Comitê de Emergência do RSI sobre o Novo Coronavírus (2019- nCoV).Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health regulations-(2005)-emergency-committeeregarding-the-outbreak-of-novel coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 20 maio 2020. World Health Organization (WHO). Discurso de abertura do Diretor-Geral na coletiva de imprensa sobre COVID-19-11 de março de 2020. Geneva: WHO; 2020 Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 20 maio 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVírus SARS-CoV-2pt_BR
dc.subjectVírus da COVID-19 - transmissão em criançaspt_BR
dc.subjectInfecção pelo SARS-CoV-2pt_BR
dc.subjectEscolas - transmissão vírus da COVID-19pt_BR
dc.titleEvidências de transmissão infantil do sars-cov-2 e medidas mitigatórias para reabertura escolar segura durante a pandemia da covid-19: revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5337586219688674pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Daniela Bezerra de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825599754419067pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alcoforado, Josicleide Montenegro da Silva Guedes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4536554280785587pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Valdirene pereira da Silva
dc.contributor.referee2Pedroza, Robervam de Moura
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4178153420030947pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9100858477299357pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIApt_BR
dc.description.resumoObjetivo: identificar na literatura quais são as evidências científicas disponíveis sobre o papel das crianças na transmissão do SARS-CoV-2 e a reabertura das escolas de forma segura durante a pandemia da COVID-19. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual foi desenvolvida a partir da busca nas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF de artigos publicados no período entre 11 de março de 2020 e 11 de março de 2021. Resultados: Foi evidenciado que as crianças podem fazer parte da rede de transmissão, contudo, possuem um menor drive, sendo sua capacidade de transmissão menos expressiva e que podem ser minimizadas com medidas de mitigação nas quais estão voltadas para higiene das mãos, uso de máscaras, ampla testagem, rastreamento de contactantes, distanciamento físico e isolamento quando positivo para COVID-19. Considerações finais: medidas preventivas bem delimitadas e em contexto onde a infra-estrutura e as condições sanitárias são eficazes juntamente com o controle da transmissão na comunidade é possível manter as escolas abertas sem risco significativo na transmissão comunitária durante o período pandêmico.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples