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dc.creatorViana, José Eduardo de Arruda
dc.date.accessioned2022-10-03T20:11:32Z
dc.date.available2022-10-03T20:11:32Z
dc.date.issued2022-06-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/714
dc.description.abstractThere are few musical training centers in our society, given that the State invests little in this area. In this sense, musicalization starts to be done by musical bands and evangelical churches that, in order to promote a greater dynamism of their members towards the religious institution, work and develop musical projects in order to encourage the growth of the congregation, being this space a generator knowledge that will end up contributing to higher education courses or will demarcate borders that will be incompatible with higher education institutions. It is in this context that we seek to understand the evangelical church and the degree in music as spheres of experiences of musical formation, making visible the ruptures and continuities promoted by the church to students of the Degree in Music of the Instituto Federal de Pernambuco, Campus Belo Jardim, from of student reports, which will show, in part, the percentage of students coming from evangelical churches and their musical training experiences. In this way, we will seek to understand which aspects of the formation of the Licentiate in Music course at IFPE, Campus Belo Jardim are compatible with aspects of musical, religious and doctrinal formation given in evangelical churches, and which generate a state of tension in the students. In this relational context, marked by approximations and distances, we seek to understand compatibilities, incompatibilities and tensions, as well as the possible causes of ruptures with some of these environments.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationREFERÊNCIAS CAMPOS, Bernardo. Da Reforma Protestante à pentecostalidade da igreja. São Leopoldo: 2002. CUNHA, Magali do Nascimento. “Vinho Novo em Odres Velhos”. Um Olhar Comunicacional Sobre a Explosão Gospel no Cenário Religioso Evangélico no Brasil. São Paulo, 2004. 34 FONTOURA, Marcos Aragão; SILVA, Cleide Alves da. O Ensino de Música na IEADERN - Cidade da Esperança. Natal/RN, 20--. FREITAS, Débora. Educação musical formal, não-formal e informal: um estudo sobre processos de ensino da música nas igrejas evangélicas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. GRAEFF, Nina. Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afro brasileira: o exemplo do Samba de Roda. 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: Inquietações e Buscas. Editora da UFPR. Educar, n. 17, p. 153-176. Curitiba: 2001. LIMA, Luciana da Silva de. Educação Musical nas Igrejas: Contribuições Para a Prática Pedagógica em Outros Ambientes. Rio de Janeiro, 2012. MALDONATO-TORRE, Nelson. Sobre La Colonialidad Del Ser: Contribuciones Al Desarrolo De Um Concepto. Publicado em: El Giro Decolonial:reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167. Disponível em: <https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt BR&user=4_vuQI8AAAAJ&citation_for_view=4_vuQI8AAAAJ:GnPB-g6toBACm)>. MARSICO, Giuseppina; TATEO, Luca. Borders, Tensegrity and Development in Dialogue. Integrative Psychological & Behavioral Science, 2017. MESQUITA, Antônio. Assembléia de Deus no Brasil é a Maior do Mundo. Publicado em: 02 de jul. de 2011. Disponível em:https://fronteirafinal.wordpress.com/2011/07/02/assembleia-de-deus-brasil-maior-do mundo/. Acesso em: 27 de set. de 2021. MORAES, Gerson Leite de. Neopentecostalismo - um conceito-obstáculo na compreensão do subcampo religioso pentecostal brasileiro. Revista de Estudos da Religião. São Paulo: 2010. Número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias censo?id=3&idnoticia=2170&view=noticia. Acesso em: 27 de maio de 2022. PENHA, João Batista Barbosa da. O Interesse Pela Música Como Escolha Profissional: A Motivação em Igrejas Evangélicas de Ceará- Mirim/RN. Natal: 2019. SOUZA, Priscila Gomes de. A Banda de Música da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Templo Central em Natal-RN. Natal, 2009. SOUZA, Priscila Gomes de. Um Estudo Sobre Música, Educação Musical e Contexto na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Natal/RN: Templo Central. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo, 2014. TRAVASSOS, Elizabeth. Perfis culturais de estudantes de música. Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. México, 2002. TRAVASSOS, Elizabeth. Redesenhando as Fronteiras do Gosto: Estudantes de Música e Diversidade Musical. Porto Alegre: 1999. 35 VALENTIN, Ismael Forte. A Reforma Protestante e a educação. Revista de Educação do COGEIME - Ano 19 - n. 37 - julho/dezembro 2010. WEINGÄRTNER, Daniela; MÜLLER, Vânia Beatriz. Coeducação Musical e os “Encontros de Flauta Doce”. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, 2019, p.1-17. ZITTOUN, Tania. A Socialcultural Psychology of the life-course. 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - ensinopt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectInfluência musicalpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleA igreja evangélica e a licenciatura como esferas de experiências na formação de professores de músicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629895353665960pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Bernadina Santos Araújo de,
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Tatiana Alves de Melo,
dc.contributor.referee2Ribeiro, Robson Rodrigues,
dc.contributor.referee3Torres, Vanessa Cavalcanti de,
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 5797130447200641pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6232711235861562pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoExistem poucos centros de formação musical em nossa sociedade, tendo em vista que o Estado pouco investe nessa área. Nesse sentido, a musicalização passa a ser feita por bandas musicais e igrejas evangélicas que, para promoverem um maior dinamismo de seus membros para com a instituição religiosa, trabalham e desenvolvem projetos musicais a fim de incentivar o crescimento da congregação, sendo esse espaço um gerador de conhecimentos que acabará contribuindo para os cursos superiores ou irá demarcar fronteiras que serão incompatíveis com as instituições de ensino superior. É nesse contexto que buscamos entender a igreja evangélica e a licenciatura em música como esferas de experiências de formação musical, visibilizando as rupturas e continuidades promovidas pela igreja a alunos do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Belo Jardim, a partir dos relatos de estudantes, que mostrará, parcialmente, a porcentagem de alunos oriundos de igrejas evangélicas e suas experiências de formação musical. Desse modo, buscaremos compreender quais os aspectos da formação do curso de Licenciatura em Música do IFPE, Campus Belo Jardim são compatíveis com aspectos da formação musical, religiosa e doutrinária dada em igrejas evangélicas, e quais geram um estado de tensão nos alunos. Nesse contexto relacional, marcado por aproximações e distanciamentos, buscamos entender compatibilidades, incompatibilidades e tensões, bem como as possíveis causas de rupturas com alguns desses ambientes.pt_BR


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