dc.creator | Viana, José Eduardo de Arruda | |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T20:11:32Z | |
dc.date.available | 2022-10-03T20:11:32Z | |
dc.date.issued | 2022-06-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/714 | |
dc.description.abstract | There are few musical training centers in our society, given that the State invests little in this
area. In this sense, musicalization starts to be done by musical bands and evangelical churches
that, in order to promote a greater dynamism of their members towards the religious
institution, work and develop musical projects in order to encourage the growth of the
congregation, being this space a generator knowledge that will end up contributing to higher
education courses or will demarcate borders that will be incompatible with higher education
institutions. It is in this context that we seek to understand the evangelical church and the
degree in music as spheres of experiences of musical formation, making visible the ruptures
and continuities promoted by the church to students of the Degree in Music of the Instituto
Federal de Pernambuco, Campus Belo Jardim, from of student reports, which will show, in
part, the percentage of students coming from evangelical churches and their musical training
experiences. In this way, we will seek to understand which aspects of the formation of the
Licentiate in Music course at IFPE, Campus Belo Jardim are compatible with aspects of
musical, religious and doctrinal formation given in evangelical churches, and which generate
a state of tension in the students. In this relational context, marked by approximations and
distances, we seek to understand compatibilities, incompatibilities and tensions, as well as the
possible causes of ruptures with some of these environments. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | REFERÊNCIAS
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ZITTOUN, Tania. A Socialcultural Psychology of the life-course. 2016. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação musical | pt_BR |
dc.subject | Influência musical | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.title | A igreja evangélica e a licenciatura como esferas de experiências na formação de professores de música | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8629895353665960 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Bernadina Santos Araújo de, | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valério, Tatiana Alves de Melo, | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Robson Rodrigues, | |
dc.contributor.referee3 | Torres, Vanessa Cavalcanti de, | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8304188182210970 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 5797130447200641 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 6232711235861562 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem poucos centros de formação musical em nossa sociedade, tendo em vista que o
Estado pouco investe nessa área. Nesse sentido, a musicalização passa a ser feita por bandas
musicais e igrejas evangélicas que, para promoverem um maior dinamismo de seus membros
para com a instituição religiosa, trabalham e desenvolvem projetos musicais a fim de
incentivar o crescimento da congregação, sendo esse espaço um gerador de conhecimentos
que acabará contribuindo para os cursos superiores ou irá demarcar fronteiras que serão
incompatíveis com as instituições de ensino superior. É nesse contexto que buscamos
entender a igreja evangélica e a licenciatura em música como esferas de experiências de
formação musical, visibilizando as rupturas e continuidades promovidas pela igreja a alunos
do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Belo
Jardim, a partir dos relatos de estudantes, que mostrará, parcialmente, a porcentagem de
alunos oriundos de igrejas evangélicas e suas experiências de formação musical. Desse modo,
buscaremos compreender quais os aspectos da formação do curso de Licenciatura em Música
do IFPE, Campus Belo Jardim são compatíveis com aspectos da formação musical, religiosa e
doutrinária dada em igrejas evangélicas, e quais geram um estado de tensão nos alunos. Nesse
contexto relacional, marcado por aproximações e distanciamentos, buscamos entender
compatibilidades, incompatibilidades e tensões, bem como as possíveis causas de rupturas
com alguns desses ambientes. | pt_BR |