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dc.creatorGomes, Daniel Carlos Pessoa
dc.date.accessioned13/12/2022pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T12:54:35Z
dc.date.available2022-09-13T12:54:35Z
dc.date.issued2022-03-24
dc.identifier.citationGOMES, Daniel Carlos Pessoa; VASCONCELOS, Wellytânia Santana de. Estágio na área de administração em uma instituição pública de Pernambuco: a percepção dos estudantes sobre disfunções do estágio na unidade concedente. Orientador: Alexandre Hochman Behar. 2022. 22 p. p. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Pernambuco, Paulista, PE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/706
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze the possible dysfunctions of the internship in Administration in a public granting unit in Pernambuco. Taking into account research addressed by authors who claim to have found dysfunctions in the stages in relation to the granting party. The methodology was carried out through qualitative research conducting interviews with students in the administration area in a public institution in Pernambuco. The interviews were conducted by WhatsApp. A script formulated to guide the interviews was also followed. Through the interviews, aspects similar to those found by other authors were found and analyzed; as stage dysfunctions.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Acesso em 27 de dez. 2022. BRASIL. Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 17 de maio. 2021. BRASIL. Lei n° 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6494.htm. Acesso em 17 de jun. 2021. BRASIL. Conselho Regional de Administração. Resolução Normativa n° 569, de 8 de agosto de 2019. Dispõe sobre as atividades de supervisor de estágio nos campos da Administração e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-normativa-n-569-de-8-de-agosto-de-2019- 209842504. Acesso: 08 de abr. 2022. CUSTÓDIO, T, V; CARRÃO, A, M, R. Os impactos do estágio na formação do administrador. Piracicaba, p.1-18, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293820618_OS_IMPACTOS_DO_ESTAO_ _FORMACAO_DO_ADMINISTRADOR. Acesso em 05 de jul. 21. DECRETO. n° 87.497, de 18 de agosto de 1982. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d87497.htm. Acesso: 17 de jun. 2021. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 215, 2004. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/QPr8CLhy4XhdJsChj7YW7jh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 17 de jun.2021 FUZYAMA, C. A escola da precarização: a produção do consentimento ao trabalho precário nas experiências de estágio em administração. Rio de Janeiro, 2020. 108 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50883/50883.PDF. Acesso: 17 de maio. 2021. GODOY, A,S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29 mai/jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 17 de maio. 2021. LOURENÇO, M. L.; LEMOS, I. S.; PÉCORA JUNIOR, J. E. Desafios e possibilidades no estágio supervisionado obrigatório: a visão dos estudantes do Curso de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 559-596, 2012. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/31426/desafios-e-possibilidades-no-estagio-s upervisio. Acesso: 01 de jun. 2021. MESQUITA, Sheila Mendonça; FRANÇA, Luiz Braga França. A importância do estágio supervisionado na inserção de alunos no mercado de trabalho. VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO 12 e 13 de agosto de 2011. Disponível em: https://www.inovarse.org/node/2805. Acesso: 01 de maio. 2021. OLIVEIRA, I,C,M; GOUVÊA, L,C; COSTA, M,S; PACHECO, M,N. A importância do estágio supervisionado na formação do profissional em administração. Revista Augustus, ISSN: 1981-1896. Rio de Janeiro. mar/jun 2020. Disponível: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/467. Acesso: 01 de jun. 2021. PEREIRA, Mariane Camboim. O papel do estágio na formação dos alunos do curso de administração da UFRGS. Porto Alegre 2013. Disponível em:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/87864/000910853.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 de jun. 2021. PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? cad. Pesq, São Paulo, n.94, p.58-73, ago. 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/839/845. Acesso em: 17 de jun. 2021. PINHEIRO, A. M. A importância do estágio. [s.l.]; [2009]. Disponível em: https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1369. Acesso em: 17 de jun. 2021. RIBEIRO, A, D, S; TOLFO, S, R. Estagiários, vínculos e comprometimento com as organizações concedentes de estágio. Arq. bras. psicol, Rio de Janeiro , v. 63,n. spe, p. 15-25, 2011.Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext & pid=S1809-52672011000300003 & lng= pt\ nrm=iso. acesso em 31 de maio. 2021. ROCHA-DE-OLIVEIRA, S; PICININI, V. A construção do mercado de estágio em administração na cidade de Porto Alegre. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 6, núm. 4, Out-dez, 2012, pp. 29-48. Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Brasil. Disponível: ttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/11108. Acesso 31 de maio. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDisfunções do estágiopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.titleEstágio na área de administração em uma instituição pública de Pernambuco: a percepção dos estudantes sobre disfunções do estágio na unidade concedentept_BR
dc.title.alternativeInternship in the administration area in a pulic instituition in Pernambuco: the students' perception of dysfunctions of the internship in the granting unitpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635558568695798pt_BR
dc.contributor.advisor1Behar, Alexandre Hochman
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988993702717451pt_BR
dc.contributor.referee1Lorêto, Myrna Suely Silva
dc.contributor.referee2Medeiros, Saulo Emmanuel Rocha de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672496010569879pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702550062041526pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar as possíveis disfunções do estágio em Administração, numa instituição pública de Pernambuco. Levando em consideração pesquisas abordadas por autores que afirmam ter encontrado disfunções nos estágios em relação à parte concedente. A metodologia foi feita por meio de uma pesquisa qualitativa realizando entrevistas com estudantes da área de administração em uma Instituição pública de Pernambuco. As entrevistas foram realizadas pelo WhatsApp. Também foi seguido um roteiro formulado para guiar as entrevistas. Através das entrevistas foram encontrados e analisados aspectos semelhantes aos encontrados por outros autores; como disfunções no estágio.pt_BR
dc.creator.name2Vasconcelo, Wellytânia Santana de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2972518623001011pt_BR


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