dc.creator | Santos, Giselia Marques dos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T14:54:14Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T14:54:14Z | |
dc.date.issued | 2022-03-24 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Giselia Marques dos. Política pública de turismo, lazer e cultura: programa sábado na escola. 2022. 72 f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/670 | |
dc.description.abstract | This work proposes the implementation of Leisure and Cultural Program activities for
the students of the State School Pintor Lauro Villares, located in the community of
Roda de Fogo, west of the city of Recife. In order to make it a reference and wake up
in others public education units, whether state or municipal, interest in developing
similar projects in your spaces. The scarcity of public policies aimed at communities
and public education units was the main reason why I became interested to promote
this proposal, inspired by a program offered by UNESCO: the Escola Aberta, offered
cultural and teaching activities to students, alumni and locals. The main purpose is to
awaken the local protagonism and to be able to reach the possibility of the emergence
of opportunities, conquest and autonomy of this population. I used the following
methodological tool: interviews with former students, questionnaire to current students
and reflective record, just as licensed the theory to authors such as: Ladislau Dowbor,
Paulo Freire and Egberto Turato. The results of the virtual field research indicate the
lack of actions such as this one proposed in this study, as well as the desire of most
young people in the community to participate. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Agência Brasil – Isolamento social pode prejudicar desenvolvimento de fala das
crianças. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-
12/isolamento-social-pode-prejudicar-desenvolvimento-da-fala-de-criancas> Acesso
em: 03 de fevereiro de 2022
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUITIERREZ, Gustavo luis. SUBSÍDIOS
TEÓRICOS DO CONCEITO CULTURA PARA ENTENDER O LAZER E SUAS
POLÍTICAS PÚBLICAS. Disponível em: <
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637910>.Ace
sso em: 03 de abril de 2019.
Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s
ite.pdf >Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.
Blog Brincante- Cultura e danças populares brasileiras. Disponível em:
<https://blogbrincante.wordpress.com/instrumentos/> Acesso em: 04 de fevereiro de
2022.
Blog Caboclinho. Disponível em:
<http://6fcaboclinho.blogspot.com/2009/02/historico.html> Acesso em: 19 de junho de
2019.
Brasil de Fato: Bairro Roda de Fogo. Disponível em:
<https://www.brasildefato.com.br/2018/07/03/roda-de-fogo-no-recife-e-resultado-deluta-e-organizacao-popular/ > Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
COMPAZ – Prefeitura do Recife. Disponível em:
<http://www2.recife.pe.gov.br/18/05/2016/centro-comunitario-da-paz-compazgovernador-eduardo-campos> Acesso em: 19 de junho de 2019.
CNN Internacional: Putin afirma que só encerrará guerra se Ucrânia parar de
resistir. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/putin-afirma-queso-encerrara-guerra-se-ucrania-parar-de-resistir/ > Acesso em 06 de março de 2022.
DOWBOR, Ladislau. O que é poder local? Imperatriz - MA: Ética, 2016.
Entendendo os conceitos básicos de políticas públicas. Disponível em:
<https://www.clp.org.br/entendendo-os-conceitos-basicos-mlg2-de-politicas-publicasmlg2/?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo0usUZ5ht1wC5qQ5yBe8hdUGuLIs5M
kfoDbw0XDo8rf-JZOcO0JY_8aAoJbEALw_wcB> Acesso em: 04 de fevereiro de
2022.
Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm >Acesso em: 27/03/2022.
Funcultura – Governo de Pernambuco. Disponível em:
<http://www.cultura.pe.gov.br/pagina/funcultura/sobre/introducao-ao-funcultura/>
Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
Fundarpe – Governo de Pernambuco. Disponível em:
<http://www.cultura.pe.gov.br/pagina/fundarpe/institucional/a-fundarpe/>Acesso em:
02 de fevereiro de 2022.
FRAGATA, Claudio; MATSUSHITA, Raquel. O sol se põe na tinturaria Yamada. São
Paulo: Pulo do gato, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56ª. ed.São Paulo: Paz e Terra, 2014.
Frente popular do Recife – Programa de governo da cidade do Recife 4.0 pronto para
fazer o futuro acontecer. Disponível em:
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/PE/25313/426/candidat
os/447583/5_1600480344671.pdf Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
G1 Portal de notícias: Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/ucraniarussia/noticia/2022/03/06/ucrania-diz-que-mais-de-11-mil-soldados-russos-jamorreram.ghtml Acesso em: 06 de março de 2022.
GODTSFRIEDT, Jonas – Prática do lazer: uma revisão de conceitos, barreiras e
facilidades. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd142/pratica-do-lazeruma-revisao-de-conceitos.htm> Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
Info Escola: Amigos Da escola. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/educacao/amigos-da-escola/> Acesso em 19/06/2019.
Instituto Alicerce - https://blog.institutoalicerceedu.org.br/universo-institutoalicerce/cenario-educacional/as-principais-consequencias-da-pandemia-naeducacao/?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs7F0vnaDWTSmoJ1gylDivBKHo
Vlwl8BlWKqeXKIhduLN7UOtGanU80aAm36EALw_wcB >Acesso em: 03 de fevereiro
de 2022.
Instituto Aurora – ODS o que esta sigla significa e como ela impacta o mundo
hoje. Disponível em: <https://institutoaurora.org/ods-o-que-esta-sigla-significa/>
Acesso em: 03 de fevereiro de 2022.
Instituto Aurora – ODS 4: por uma educação de qualidade para todas as pessoas.
Disponível em: <https://institutoaurora.org/ods-4-por-uma-educacao-dequalidade/?gclid=CjwKCAjw4KyJBhAbEiwAaAQbE4MZAZwBa4_F2_5VVp3CODmC
6JrXztYbL6JVZPBn6qRQMGzaCft0NRoC3soQAvD_BwE> Acesso em: 03 de
fevereiro de 2022.
Instituto Butantan – Como surgiu o novo coronavírus? Conheça as teorias mais
aceitas sobre sua origem. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantantira-duvida/tira-duvida-noticias/como-surgiu-o-novo-coronavirus-conheca-as-teoriasmais-aceitas-sobre-sua-origem> Acesso em: 03 de fevereiro de 2022.
Instituto Educar – As principais consequências da pandemia na educação.
Disponível em: https://blog.institutoalicerceedu.org.br/universo-institutoalicerce/cenario-educacional/as-principais-consequencias-da-pandemia-naeducacao/?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs7F0vnaDWTSmoJ1gylDivBKHo
Vlwl8BlWKqeXKIhduLN7UOtGanU80aAm36EALw_wcB> Acesso em: 04 de fevereiro
de 2022.
Jornal do Commercio – Do Pina à Várzea, veja os bairros mais caros e os mais
baratos para morar de aluguel no Recife. Disponível em:
<https://jc.ne10.uol.com.br/economia/2021/05/12125363-do-pina-a-varzea-veja-os
bairros-mais-caros-e-os-mais-baratos-para-morar-de-aluguel-no-recife.html> Acesso
em: 16 de fevereiro de 2022.
Ministério da Educação: Programa escola aberta. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=16739:programa-escolaaberta> Acesso em 04 de fevereiro de 2022.
NETO, Darcy Ramos da Silva; OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de. Políticas sociais
e pobreza no Brasil: Desafios em direção ao desenvolvimento humano. Disponível
em: <
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:WE260Wq_iDcJ:https://pe
riodicos.ufsc.br/index.php/economia/article/download/2175-
8085.2017v20n1p51/35330+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 19 de
janeiro de 2022.
Notícias – Prefeitura do Recife. Cais da Aurora passará por ampla requalificação
urbanística. Disponível em: <http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/17/05/2021/caisda-aurora-passara-por-ampla-requalificacao-urbanistica> Acesso em 10 de Janeiro
2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo – SP: Paz e Terra, 1996.
Pernambuco na frente – Plano de governo do estado de Pernambuco. Disponível
em:
<https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/PE/2022802018/1
70000604547/proposta_1533914794087.pdf> Acesso em: 04 de fevereiro de 2022.
PIRES, Antonio: Direito constitucional ao lazer: como anda o seu? Disponível em:
<https://antoniopires.jusbrasil.com.br/artigos/121940598/direito-constitucional-aolazer-como-anda-o-seu> Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
PINTO, Suely Lima de Assis – A cultura e as diferentes concepções apreendidas
nas determinações históricas. Disponível em:
https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/17204/5/Artigo%20-%20Suely%20Lima%20d
e%20Assis%20Pinto%20-%202007.pdf > Acesso em: 03 de fevereiro de 2022.
Pistas do método da cartografia. Disponível em:
https://desarquivo.org/sites/default/files/virginia-kastrup-liliana-da-escossia-eduardopassos-pistas-para-o-metodo-da-cartografia.pdf <Acesso em 16 de fevereiro de 2022.
Políticas Públicas Conceitos e Práticas. Disponível em:
<http://www.mp.ce.gov.br/nespeciais/promulher/manuais/manual%20de%20politicas
%20p%C3%9Ablicas.pdf> Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.
Politize – Políticas públicas: o que são e para que servem? Disponível em:
https://www.politize.com.br/politicas-publicas/ > Acesso em 03 de fevereiro de 2022.
Portal educação – Projetos e ações. Disponível em:
http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/projetoseacoes> Acesso em: 02 de
fevereiro de 2022.
Projeto educar – Governo de Pernambuco. Disponível em:
http://www.educacao.pe.gov.br/educar/?pag=1&men=16> Acesso em: 10 de janeiro
de 2022.
QEdu – Escola Pintor Lauro Villares https://qedu.org.br/escola/88484-escola-pintorlauro-villares/censo-escolar> Acesso em 03 de novembro de 2021.
SEMINS, Laís; PERES, Paula. O castelo de cartas da Base. Revista Nova Escola.
Ano 32 ed. n.303 (junho-julho). São Paulo: abril, 2017.
SENA, Evelyn do Amaral Bispo; SILVA, da José Cláudio; SILVA, Maria do Rosário.
Cartografia de uma viagem pelos sabores do Grande Recife: Comida Di Buteco e
crônicas da cidade (TCC). Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Recife, 2018. p-
63.
The City Fix Brasil; Participação Popular e o empoderamento das pessoas.
Disponível em: < http://thecityfixbrasil.com/2015/02/06/participacao-popular-e-oempoderamento-das-pessoas/> Acesso em: 04 de abril de 2019.
TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da Metodologia da Pesquisa ClínicoQualitativa. 5ª. Edição. Petrópolis: 2003.
UNDIME – Unesco quer levar escola aberta para outros países. Disponível em:
https://undime.org.br/noticia/unesco-quer-levar-escola-aberta-para-outrospaises >Acesso em: 25 de novembro de 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Política pública de turismo, lazer e cultura: programa sábado na escola | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7869090053472729 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudia da SIlva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9609256874213369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Flavia Viviana Cavalcanti | |
dc.contributor.referee2 | Sena, Evelyn Bispo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3106191718179158 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6946367914052828 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a implantação de um Programa de Atividades de Lazer e Cultura
para os alunos da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, localizada na comunidade
de Roda de Fogo, zona Oeste da cidade Recife. A fim de torná-la uma referência e
despertar nas demais unidades de ensino público, sejam estaduais ou municipais, o
interesse em desenvolver projetos semelhantes em seus espaços. A escassez das
políticas públicas voltadas às comunidades e às unidades de ensino público foi a
principal razão pela qual me interessei em promover esta proposta, inspirada em um
programa oferecido pela UNESCO: o Escola Aberta, que oferecia atividades culturais
e de ensino aos estudantes, ex-alunos e moradores locais. A principal finalidade é
despertar o protagonismo local e poder chegar à possibilidade de surgimento de
oportunidades, conquistas e empoderamento desta população. Lancei mão dos
seguintes instrumentos metodológicos: entrevistas com ex-alunos, questionário aos
atuais estudantes e registro reflexivo, assim como alicercei a teoria em autores tais
como: Ladislau Dowbor, Paulo Freire e Egberto Turato. Os resultados da pesquisa de
campo virtual indicam a carência de ações como a proposta neste estudo, assim como
o desejo da maior parte dos jovens da comunidade em participar. | pt_BR |