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dc.creatorSantos, Giselia Marques dos
dc.date.accessioned2022-08-11T14:54:14Z
dc.date.available2022-08-11T14:54:14Z
dc.date.issued2022-03-24
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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/670
dc.description.abstractThis work proposes the implementation of Leisure and Cultural Program activities for the students of the State School Pintor Lauro Villares, located in the community of Roda de Fogo, west of the city of Recife. In order to make it a reference and wake up in others public education units, whether state or municipal, interest in developing similar projects in your spaces. The scarcity of public policies aimed at communities and public education units was the main reason why I became interested to promote this proposal, inspired by a program offered by UNESCO: the Escola Aberta, offered cultural and teaching activities to students, alumni and locals. The main purpose is to awaken the local protagonism and to be able to reach the possibility of the emergence of opportunities, conquest and autonomy of this population. I used the following methodological tool: interviews with former students, questionnaire to current students and reflective record, just as licensed the theory to authors such as: Ladislau Dowbor, Paulo Freire and Egberto Turato. The results of the virtual field research indicate the lack of actions such as this one proposed in this study, as well as the desire of most young people in the community to participate.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePolítica pública de turismo, lazer e cultura: programa sábado na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869090053472729pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudia da SIlva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609256874213369pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Flavia Viviana Cavalcanti
dc.contributor.referee2Sena, Evelyn Bispo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106191718179158pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6946367914052828pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a implantação de um Programa de Atividades de Lazer e Cultura para os alunos da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, localizada na comunidade de Roda de Fogo, zona Oeste da cidade Recife. A fim de torná-la uma referência e despertar nas demais unidades de ensino público, sejam estaduais ou municipais, o interesse em desenvolver projetos semelhantes em seus espaços. A escassez das políticas públicas voltadas às comunidades e às unidades de ensino público foi a principal razão pela qual me interessei em promover esta proposta, inspirada em um programa oferecido pela UNESCO: o Escola Aberta, que oferecia atividades culturais e de ensino aos estudantes, ex-alunos e moradores locais. A principal finalidade é despertar o protagonismo local e poder chegar à possibilidade de surgimento de oportunidades, conquistas e empoderamento desta população. Lancei mão dos seguintes instrumentos metodológicos: entrevistas com ex-alunos, questionário aos atuais estudantes e registro reflexivo, assim como alicercei a teoria em autores tais como: Ladislau Dowbor, Paulo Freire e Egberto Turato. Os resultados da pesquisa de campo virtual indicam a carência de ações como a proposta neste estudo, assim como o desejo da maior parte dos jovens da comunidade em participar.pt_BR


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