• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Recife
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Recife
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Processo de análise hierárquica para a definição do melhor destino de Pernambuco

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (2.078Mb)
    Data
    2021-12-17
    Autor
    Lima, Alyson de Souza
    http://lattes.cnpq.br/6242324207238858
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade pois promove a geração de emprego, renda, qualificação profissional, atração de investimentos em infraestrutura e arrecadação de impostos. Em Pernambuco, a atividade se concentra na zona litorânea devido ao destaque do segmento turístico de Sol e Praia, o que resulta na convergência de grande parte dos fluxos turísticos, assim como investimentos dos setores público e privado na região. Por isso, o turismo deve ser planejado e executado de maneira descentralizada, com foco na promoção do crescimento regional, do litoral ao sertão do estado. Para esse fim, o presente trabalho tem como objetivo analisar e hierarquizar os critérios que melhor representam as demandas dos turistas na eleição de um bom destino turístico. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para entender as expectativas, motivações e o perfil dos turistas e, com base nos resultados, eleitos os principais critérios a serem analisados por especialistas da área através do método “Analytic Hierarchy Process” - AHP, que auxilia na tomada de decisão a partir da lógica matemática. Os resultados das matrizes AHP elegeram os três critérios mais importantes, utilizados para a análise comparativa dos 35 municípios divulgados como os principais destinos turísticos do estado na campanha “Bora Pernambucar”. Destes, 3 destinos apresentaram a melhor pontuação nos cálculos das matrizes, reunindo as seguintes características: oferta de atividades emocionantes, como turismo de aventura, grande diversidade de atrativos naturais e culturais e ações de marketing digital na sua divulgação e comercialização. A matriz final projetou o melhor destino turístico de Pernambuco e suas principais atribuições, o que pode auxiliar no planejamento de estratégias de promoção deste e de outros destinos inseridos nas rotas turísticas espalhadas pelo estado.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/660
    Collections
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião