dc.creator | Mesquita, Mariana Xavier de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T18:02:19Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T18:02:19Z | |
dc.date.issued | 2021-12-01 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Xavier de Mesquita. Ecoturismo em Pernambuco: potencialidades x realidades. 65f. 2021. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/657 | |
dc.description.abstract | In this work, conceptualizations about the ecotourism segment and how it finds
itself in the context of tourism in the State were addressed. In addition, the
objetctive of this work was to study and analyze the potential of Pernambuco in
the field of ecotourism, together with perspectives on what is projected in the
reality of the mesoregions of the State. In order to describe and understand how
ecotourism out in the State of Pernambuco, the contacts initiated were made
through social networks such as whatsapp, Instagran and e-mails. We sought to
know the profile of ecotourists in Pernambuco, which was included through the
creation of a Google forms form, in which we tried to reach the maximum
number of responses. The contact and submission of the form was also
successful with professors and students from the Federal Institute of
Pernambuco with a high level of knowledge of the interest of tourists in the
segment. The manager of the Pernambuco Tourism Company- EMPETUR
contributed by providing some data on the ecotourism potential of Pernambuco
and according to thw State Database – BDE, Pernambuco is divided into 5
mesoregions: Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Agreste
Pernambucano, Mata Pernambucana and the Metropolitan Region of Recife.
Finally, we will discover during the work how Ecotourism develops in
Pernambuco and its potential arising from digital marketing in the dissemination
of ecotourism practices. | pt_BR |
dc.format.extent | 65f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARRETO, M. Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP.
Papirus, 1991.
BENI, M. C. Conceito de Turismo. c. 2010. Disponível em:
http://turismofaibi2010.blogspot.com/2010/04/conceito-de-turismo-mario-carlos beni.html. Acesso em: 21 de abr. de 2021.
CANDIOTTO, L. Z. Considerações sobre o conceito de Turismo Sustentável.
Revista Formação, n. 16, v. 1, p.48-59, 2009.
CERQUEIRA, W. EMBRATUR: Conceito de ecoturismo. Mar. de 2021.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/ecoturismo.htm.
Acesso em: 07 de mar. 2021. ;
CIDADES BRASIL. Mesorregião do Agreste Pernambucano. c. 2021. Página
quatro. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/mesorregiao-do agreste-pernambucano.html. Acesso em: 10 de abr. de 2021.
COOPER, C. Turismo, princípios e prática. Org. Chris Cooper, John Fletcher,
Stephen Wanhill, David Gilbert, Rebecca Shepherd; trad, Roberto Cataldo
Costa – 2 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.
CURTA BONITO. Uma das 7 maravilhas do Estado! Mergulhe de cabeça na
nossa natureza e #CurtaBonito. c. 2021. Disponível em:
https://www.instagram.com/curtabonito/. Acesso em: 05 de ago. de 2021.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 8° edição. São
Paulo: Gaia, 2003.
INFOESCOLA: Cidades de Pernambuco. Disponível em:
https://www.infoescola.com/geografia/clima-de-pernambuco/. Acesso em: 10 de
abr. de 2021.
EMBRATUR. Estudo sobre o Turismo Praticado em Ambientes Naturais
Conservados. Relatório Final. São Paulo, 2002.
EMBRATUR. Plano de Ação 2021. c. 2021 Disponível em:
https://embratur.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Plano-de Ac%CC%A7a%CC%83o-2021.pdf. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
EMPETUR. Estudo Perfil Turismo de Natureza (Turismo de Aventura,
Ecoturismo, turismo sustentável e educacional). Jan. mai. dez. de 2019.
FOLHA DE PERNAMBUCO. Bora Pernambucar: Agreste e Sertão. c 2021.
Recife: nov. de 2019.
KRIPPENDORF, J. Sociologia do Turismo: para uma compreensão do
lazer e das viagens. São Paulo: Editora Aleph, 2000.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade,
poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARANHÃO, C. H. S. AZEVEDO, F. F. Representatividade do Ecoturismo para
a gestão pública do turismo no Brasil: uma análise do Plano Nacional de
Turismo 2018-2022. Fev./abr. de 2019.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro.
IBGE - Terceiro Trimestre de 2019. Disponível em:
http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda tur%C3%ADstica-nacional/item/400-boletim-do-turismo-dom%C3%A9stico brasileiro/400-boletim-do-turismo-dom%C3%A9stico-brasileiro.html Acesso em: 17 de abr. de 2021.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha Retomada do Turismo. c. 2021.
Disponível em: https://retomada.turismo.gov.br/wp content/uploads/2020/11/Cartilha-Retorno-pelo-Turismo-On-line-min.pdf. Acesso em: 05 de fev. 2021.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano Nacional de Turismo 2018-2022. c. 2019.
Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/images/pdf/PNT_2018-2022.pdf.
Acesso em: 26 de mar. 2021.
MMA. Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo. Brasília,
2020.
OLIVEIRA, A. et al. Cadernos de Educação Ambiental. Ecoturismo. São
Paulo: SMA, 2010.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO – OMT, 2002. Declaração de
Ecoturismo de Quebec. Disponível em:
https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/2014/11/5-ECOTURISMO.pdf
Acesso em: 29 de abr. de 2021.
PREFEITURA MUNICIPAL DE EXU. Principais Pontos Turísticos. c. 2017.
[s.d.]. Disponível em: https://exu.pe.gov.br/site/prefeitura/conhecaexu/turismo/ .
Acesso em: 29 de junho de 2021.
QUINTANA-GÓMEZ, Á., BARRIENTOS-BÁEZ, A., VARGAS-DELGADO, J. J.
Atracción de turistas a través de las redes sociales. Las redes sociales
como herramienta de comunicación persuasiva, pp. 729-742. Mc GrawHill,
(2020).
RUSCHMANN, D. V. M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do
meio ambiente. Campinas: Papirus, 2001.
SERRANO, C. LUCHIARI, M. T. (Eco)turismo e meio ambiente no Brasil:
territorialidades e contradições. In: TRIGO, L. G. G. (Edit.) Análises regionais
e globais do turismo brasileiro. São Paulo: ROCA, p. 505-515, 2005.
SEABRA (2001, pag. 89). Comunicação de marketing em destinações de
ecoturismo sob a ótica da sustentabilidade ambiental: um estudo de caso
na cidade de Brotas-SP1. p. 3, 2006.
American Marketing Association (AMA). Marketing Turístico. Curso Técnico
em Hospedagem. Escola Técnica Aberta do Brasil. Pag. 16, 2011. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ecoturismo | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Potencial | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.title | Ecoturismo em Pernambuco : potencialidades X realidades | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4593678439342416 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Thales Ramon de Queiroz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4731505337833549 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Thales Ramon de Queiroz | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sônia Cristina Amorim da | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Elton Pereira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4731505337833549 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748292222264752 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5978220150010040 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho foram abordadas conceituações sobre o segmento do
ecoturismo e como encontra-se no contexto do turismo do Estado. Além disso,
o objetivo deste trabalho foi de estudar e analisar o potencial de Pernambuco
no campo do ecoturismo, em conjunto com perspectivas do que se projeta na
realidade das mesorregiões do Estado. A fim de descrever e entender como o
ecoturismo se destaca no Estado de Pernambuco, os contatos iniciais foram
realizados através das redes sociais como whatsapp, Instagram e E-mails.
Buscou-se conhecer o perfil do ecoturista em Pernambuco, que foi obtido
através da criação de um formulário do Google forms, no qual se tentou atingir
o número máximo de respostas. O contato e envio do formulário também foi
sucedido com professores e estudantes do Instituto Federal de Pernambuco
com a finalidade de conhecer o interesse dos turistas sobre o segmento. O
gerente da Empresa de Turismo de Pernambuco - EMPETUR contribuiu
disponibilizando alguns dados do potencial eco turístico de Pernambuco e
segundo a Base de Dados do Estado - BDE, Pernambuco é dividido em 5
mesorregiões, sendo: Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano,
Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana e a Região Metropolitana do
Recife. Por fim, descobriremos no decorrer do trabalho como o Ecoturismo se
desenvolve em Pernambuco e seu potencial advindo do marketing digital na
divulgação das práticas ecoturísticas. | pt_BR |