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dc.creatorMesquita, Mariana Xavier de
dc.date.accessioned2022-08-01T18:02:19Z
dc.date.available2022-08-01T18:02:19Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Xavier de Mesquita. Ecoturismo em Pernambuco: potencialidades x realidades. 65f. 2021. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/657
dc.description.abstractIn this work, conceptualizations about the ecotourism segment and how it finds itself in the context of tourism in the State were addressed. In addition, the objetctive of this work was to study and analyze the potential of Pernambuco in the field of ecotourism, together with perspectives on what is projected in the reality of the mesoregions of the State. In order to describe and understand how ecotourism out in the State of Pernambuco, the contacts initiated were made through social networks such as whatsapp, Instagran and e-mails. We sought to know the profile of ecotourists in Pernambuco, which was included through the creation of a Google forms form, in which we tried to reach the maximum number of responses. The contact and submission of the form was also successful with professors and students from the Federal Institute of Pernambuco with a high level of knowledge of the interest of tourists in the segment. The manager of the Pernambuco Tourism Company- EMPETUR contributed by providing some data on the ecotourism potential of Pernambuco and according to thw State Database – BDE, Pernambuco is divided into 5 mesoregions: Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana and the Metropolitan Region of Recife. Finally, we will discover during the work how Ecotourism develops in Pernambuco and its potential arising from digital marketing in the dissemination of ecotourism practices.pt_BR
dc.format.extent65f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARRETO, M. Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP. Papirus, 1991. BENI, M. C. Conceito de Turismo. c. 2010. Disponível em: http://turismofaibi2010.blogspot.com/2010/04/conceito-de-turismo-mario-carlos beni.html. Acesso em: 21 de abr. de 2021. CANDIOTTO, L. Z. Considerações sobre o conceito de Turismo Sustentável. Revista Formação, n. 16, v. 1, p.48-59, 2009. CERQUEIRA, W. EMBRATUR: Conceito de ecoturismo. Mar. de 2021. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/ecoturismo.htm. Acesso em: 07 de mar. 2021. ; CIDADES BRASIL. Mesorregião do Agreste Pernambucano. c. 2021. Página quatro. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/mesorregiao-do agreste-pernambucano.html. Acesso em: 10 de abr. de 2021. COOPER, C. Turismo, princípios e prática. Org. Chris Cooper, John Fletcher, Stephen Wanhill, David Gilbert, Rebecca Shepherd; trad, Roberto Cataldo Costa – 2 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001. CURTA BONITO. Uma das 7 maravilhas do Estado! Mergulhe de cabeça na nossa natureza e #CurtaBonito. c. 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/curtabonito/. Acesso em: 05 de ago. de 2021. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 8° edição. São Paulo: Gaia, 2003. INFOESCOLA: Cidades de Pernambuco. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/clima-de-pernambuco/. Acesso em: 10 de abr. de 2021. EMBRATUR. Estudo sobre o Turismo Praticado em Ambientes Naturais Conservados. Relatório Final. São Paulo, 2002. EMBRATUR. Plano de Ação 2021. c. 2021 Disponível em: https://embratur.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Plano-de Ac%CC%A7a%CC%83o-2021.pdf. Acesso em: 12 de fev. de 2021. EMPETUR. Estudo Perfil Turismo de Natureza (Turismo de Aventura, Ecoturismo, turismo sustentável e educacional). Jan. mai. dez. de 2019. FOLHA DE PERNAMBUCO. Bora Pernambucar: Agreste e Sertão. c 2021. Recife: nov. de 2019. KRIPPENDORF, J. Sociologia do Turismo: para uma compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Editora Aleph, 2000. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. MARANHÃO, C. H. S. AZEVEDO, F. F. Representatividade do Ecoturismo para a gestão pública do turismo no Brasil: uma análise do Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Fev./abr. de 2019. MINISTÉRIO DO TURISMO. Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro. IBGE - Terceiro Trimestre de 2019. Disponível em: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda tur%C3%ADstica-nacional/item/400-boletim-do-turismo-dom%C3%A9stico brasileiro/400-boletim-do-turismo-dom%C3%A9stico-brasileiro.html Acesso em: 17 de abr. de 2021. MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha Retomada do Turismo. c. 2021. Disponível em: https://retomada.turismo.gov.br/wp content/uploads/2020/11/Cartilha-Retorno-pelo-Turismo-On-line-min.pdf. Acesso em: 05 de fev. 2021. MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano Nacional de Turismo 2018-2022. c. 2019. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/images/pdf/PNT_2018-2022.pdf. Acesso em: 26 de mar. 2021. MMA. Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo. Brasília, 2020. OLIVEIRA, A. et al. Cadernos de Educação Ambiental. Ecoturismo. São Paulo: SMA, 2010. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO – OMT, 2002. Declaração de Ecoturismo de Quebec. Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/2014/11/5-ECOTURISMO.pdf Acesso em: 29 de abr. de 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE EXU. Principais Pontos Turísticos. c. 2017. [s.d.]. Disponível em: https://exu.pe.gov.br/site/prefeitura/conhecaexu/turismo/ . Acesso em: 29 de junho de 2021. QUINTANA-GÓMEZ, Á., BARRIENTOS-BÁEZ, A., VARGAS-DELGADO, J. J. Atracción de turistas a través de las redes sociales. Las redes sociales como herramienta de comunicación persuasiva, pp. 729-742. Mc GrawHill, (2020). RUSCHMANN, D. V. M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2001. SERRANO, C. LUCHIARI, M. T. (Eco)turismo e meio ambiente no Brasil: territorialidades e contradições. In: TRIGO, L. G. G. (Edit.) Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: ROCA, p. 505-515, 2005. SEABRA (2001, pag. 89). Comunicação de marketing em destinações de ecoturismo sob a ótica da sustentabilidade ambiental: um estudo de caso na cidade de Brotas-SP1. p. 3, 2006. American Marketing Association (AMA). Marketing Turístico. Curso Técnico em Hospedagem. Escola Técnica Aberta do Brasil. Pag. 16, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcoturismopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectPotencialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleEcoturismo em Pernambuco : potencialidades X realidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593678439342416pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Cristina Amorim da
dc.contributor.referee3Silva, Elton Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748292222264752pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5978220150010040pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foram abordadas conceituações sobre o segmento do ecoturismo e como encontra-se no contexto do turismo do Estado. Além disso, o objetivo deste trabalho foi de estudar e analisar o potencial de Pernambuco no campo do ecoturismo, em conjunto com perspectivas do que se projeta na realidade das mesorregiões do Estado. A fim de descrever e entender como o ecoturismo se destaca no Estado de Pernambuco, os contatos iniciais foram realizados através das redes sociais como whatsapp, Instagram e E-mails. Buscou-se conhecer o perfil do ecoturista em Pernambuco, que foi obtido através da criação de um formulário do Google forms, no qual se tentou atingir o número máximo de respostas. O contato e envio do formulário também foi sucedido com professores e estudantes do Instituto Federal de Pernambuco com a finalidade de conhecer o interesse dos turistas sobre o segmento. O gerente da Empresa de Turismo de Pernambuco - EMPETUR contribuiu disponibilizando alguns dados do potencial eco turístico de Pernambuco e segundo a Base de Dados do Estado - BDE, Pernambuco é dividido em 5 mesorregiões, sendo: Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana e a Região Metropolitana do Recife. Por fim, descobriremos no decorrer do trabalho como o Ecoturismo se desenvolve em Pernambuco e seu potencial advindo do marketing digital na divulgação das práticas ecoturísticas.pt_BR


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