Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Maria Izabelly dospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T20:19:50Z
dc.date.available2022-07-28T20:19:50Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.identifier.citationAZEVÊDO, Camila Mendes Oliveira dos Santos; SANTOS, Maria Izabelly Pereira dos. Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. 2020.77f.TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653
dc.description.abstractA Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional.pt_BR
dc.format.extent77f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, Francineuma Gomes; COSTA, Hugo Sampaio; PERINOTTO, André Riani; Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review. v.2, n.2. Minas Gerais: Belo Horizonte, 2017. BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 9. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. CARDOSO, Simone da Silva; Et al. Benchmarking: ferramenta a serviço da inovação. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery [on-line]. Jul-Dez 2007. N-3. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MjAx. Acesso em: 12 nov. 2019. CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, 3, 1985, São Paulo. Estratégias de comunicação nas empresas modernas. São Paulo: Mimeo, 1985. BRASIL. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p. DANTAS, Monique de Andrade. Turismo e Comunicação: A dimensão do jornalismo no turismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/turismo-e-comunicacao-a-dimensao-do jornalismo-no-turismo/4871047/. Acesso em: 16 jun. 2019. BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Ecoturismo: orientações básicas. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008 Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_ publicacoes/Livro_Ecoturismo.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019. FANDÉ, Morto Baiém; PEREIRA, Vania Filippi Goulart Carvalho. Impactos Ambientais do turismo: um estudo sobre a percepção de moradores e turistas no Município de Paraty-RJ. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET [on-line]. Set-Dez 2014, p.1170-1178. V.18, n-3. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/13864. Acesso em: jun. 2019. FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambiente de aprendizagem. Revista Renole Novas Tecnologias na Educação. V.11, n.1. Universidade Rederal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 de setembro de 2019. ABOATÃO DOS GUARARAPES (Município). Constituição (2008). Lei Complementar nº 00002, de 2008. INSTITUI O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES E ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A 74 SUA IMPLANTAÇÃO. Plano Diretor. Seção 5, p. 14-15. Disponível em: leismunicipais.com.br/plano-diretor-jaboatao-dos-guararapes-pe. Acesso em: 06 abr. 2017. JORNAL DO COMÉRCIO. Jaboatão lança campanha para divulgar pontos turísticos, 22 fev. 2017. Disponível em: jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2017/02/22/jaboatao lanca-campanha-para-divulgar-pontos-turisticos-271762.php. Acesso em: 15 maio. 2019. MANTOVANI, Flávia. Viajante usa rede social para escolher destino e fazer inveja nos amigos. G1, 2013. Disponível em: < http://g1.globo.com/turismo-e viagem/noticia/2013/10/viajante-usa-rede-social-para-escolher-destino-e-fazer inveja-nos-amigos.html>. Acesso em: 06, nov. de 2019. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2009. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. LIMA, James Daivson. Lagoa Azul. 2011. Disponível em: jaboataodosguararapes.blogspot.com.br/2011/07/lagoa-azul.html. Acesso em: 06 abr. 2017. OMT. Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001. OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003. ONU - Organização das Nações Unidas. ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-declara-2017-o-ano-internacional-do-turismo sustentavel-para-o-desenvolvimento/. Acesso em: 11 abr. 2019. IBGE. População no último censo: IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: ibge.gov.br/brasil/pe/jaboatao-dos-guararapes/panorama. Acesso em: 15 maio. 2019. STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Books, 2001. ZENZONE, Luiz Claudio; DIAS, Reinaldo. Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEco aventurapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.subjectLagoa azulpt_BR
dc.titlePlano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102726963356832pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Pereira dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee2Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.referee3Loreto, Myrna Suely Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672496010569879pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoA Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional.pt_BR
dc.creator.name2Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9147124320184899pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples