dc.creator | Santos, Maria Izabelly dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T20:19:50Z | |
dc.date.available | 2022-07-28T20:19:50Z | |
dc.date.issued | 2020-11-11 | |
dc.identifier.citation | AZEVÊDO, Camila Mendes Oliveira dos Santos; SANTOS, Maria Izabelly Pereira dos. Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. 2020.77f.TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653 | |
dc.description.abstract | A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes –
Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões
postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa
Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram
identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia
alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos
a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi
utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das
redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram
que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus
públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas
detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa,
possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através
do novo formato implementado para sua área comunicacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 77f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, Francineuma Gomes; COSTA, Hugo Sampaio; PERINOTTO, André Riani;
Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e
Turismo. Marketing & Tourism Review. v.2, n.2. Minas Gerais: Belo Horizonte,
2017.
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 9. ed. São Paulo: Senac São
Paulo, 2003.
CARDOSO, Simone da Silva; Et al. Benchmarking: ferramenta a serviço da
inovação. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery [on-line]. Jul-Dez
2007. N-3. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MjAx. Acesso em: 12 nov.
2019.
CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, 3, 1985, São
Paulo. Estratégias de comunicação nas empresas modernas. São Paulo: Mimeo,
1985.
BRASIL. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers
International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p.
DANTAS, Monique de Andrade. Turismo e Comunicação: A dimensão do
jornalismo no turismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011.
Disponível em: https://www.docsity.com/pt/turismo-e-comunicacao-a-dimensao-do jornalismo-no-turismo/4871047/. Acesso em: 16 jun. 2019.
BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de
Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de
Segmentação. Ecoturismo: orientações básicas. – Brasília: Ministério do Turismo,
2008 Disponível em:
http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_
publicacoes/Livro_Ecoturismo.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.
FANDÉ, Morto Baiém; PEREIRA, Vania Filippi Goulart Carvalho. Impactos
Ambientais do turismo: um estudo sobre a percepção de moradores e turistas no
Município de Paraty-RJ. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia
Ambiental – REGET [on-line]. Set-Dez 2014, p.1170-1178. V.18, n-3. Disponível
em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/13864. Acesso em: jun.
2019.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambiente de aprendizagem.
Revista Renole Novas Tecnologias na Educação. V.11, n.1. Universidade Rederal
do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em:
https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 de setembro de 2019.
ABOATÃO DOS GUARARAPES (Município). Constituição (2008). Lei
Complementar nº 00002, de 2008. INSTITUI O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO
DO JABOATÃO DOS GUARARAPES E ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A
74
SUA IMPLANTAÇÃO. Plano Diretor. Seção 5, p. 14-15. Disponível em:
leismunicipais.com.br/plano-diretor-jaboatao-dos-guararapes-pe. Acesso em: 06 abr.
2017.
JORNAL DO COMÉRCIO. Jaboatão lança campanha para divulgar pontos
turísticos, 22 fev. 2017. Disponível em:
jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2017/02/22/jaboatao lanca-campanha-para-divulgar-pontos-turisticos-271762.php. Acesso em: 15 maio.
2019.
MANTOVANI, Flávia. Viajante usa rede social para escolher destino e fazer
inveja nos amigos. G1, 2013. Disponível em: < http://g1.globo.com/turismo-e viagem/noticia/2013/10/viajante-usa-rede-social-para-escolher-destino-e-fazer inveja-nos-amigos.html>. Acesso em: 06, nov. de 2019.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do
lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2009.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na
comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LIMA, James Daivson. Lagoa Azul. 2011. Disponível em:
jaboataodosguararapes.blogspot.com.br/2011/07/lagoa-azul.html. Acesso em: 06
abr. 2017.
OMT. Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001.
OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. São Paulo: Bookman,
2003.
ONU - Organização das Nações Unidas. ONU declara 2017 o Ano Internacional
do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/onu-declara-2017-o-ano-internacional-do-turismo sustentavel-para-o-desenvolvimento/. Acesso em: 11 abr. 2019.
IBGE. População no último censo: IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível
em: ibge.gov.br/brasil/pe/jaboatao-dos-guararapes/panorama. Acesso em: 15 maio.
2019.
STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de
sucesso. Rio de Janeiro: Books, 2001.
ZENZONE, Luiz Claudio; DIAS, Reinaldo. Marketing sustentável: valor social,
econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Eco aventura | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Jaboatão dos Guararapes | pt_BR |
dc.subject | Lagoa azul | pt_BR |
dc.title | Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5102726963356832 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciana Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Iraneide Pereira da | |
dc.contributor.referee3 | Loreto, Myrna Suely Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2257907784859315 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1672496010569879 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes –
Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões
postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa
Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram
identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia
alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos
a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi
utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das
redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram
que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus
públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas
detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa,
possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através
do novo formato implementado para sua área comunicacional. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/9147124320184899 | pt_BR |