dc.creator | Silva, Pierre Ramon Tenório da, | |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T17:49:56Z | |
dc.date.available | 2022-06-02T17:49:56Z | |
dc.date.issued | 2022-02-14 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/619 | |
dc.description.abstract | This case study aims to understand and analyze three processes of ruptures and transitions in the artistic-musical trajectory of Di Melo from Recife: break with the record company after non-payment of the homonymous album released in 1975; pseudo-death and resurgence, and recording of a documentary about his life. In order to develop the argument of this study, we adopted the theoretical-methodological assumptions of Semiotic Cultural Psychology, specifically the concepts of life trajectory, spheres of experience and rupture-and-transition. For data construction, we used the analysis of interviews for TV shows, documentary, in addition to a semi-structured interview with the artist, through a social network. The results indicate that through the analysis of three flows that can occur in the transition processes (Construction of meaning, Redimensioning of identity and Acquisition of skills and knowledge), it was possible to recognize a sociocultural phenomenon that occurred in the trajectory of the artist's life, which we call expansion of the sphere of experience, which expanded from musical to artistic, in order to integrate the various expressions of art that Di Melo was building throughout his career. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAÚJO, Peu. Entrevistamos Di Melo, Compositor de um dos Discos Mais Importantes da Música Negra Brasileira. Site Vice. 20.12.14. Disponível em:
https://www.vice.com/pt/article/rdp9ej/entrevista-di-melo-2014 Acesso em. 22/01/2022.
AZEVEDO, Graciana Vieira de. Construção de significados na transição escolar para o 6º ano do Ensino Fundamental. Recife, 2017.
DANTO, Arthur (1964), “The Artworld”, The Journal of Philosophy, 61, 19, pp. 571-584
DINIZ, Sheyla Castro. Desbundados e marginais: MPB e contracultura nos "anos de chumbo" (1969-1974). Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2017
EM ENTREVISTA, Di Melo conta a história por trás de seu desaparecimento. NSC Total. 25/02/2014 - 15h30. Disponível em:
https://www.nsctotal.com.br/noticias/em-entrevista-di-melo-conta-a-historia-por-tras-de-seu-desaparecimento. Acesso em. 31/01/2022.
GALLETA, Thiago. Arte em Revista. Independentes. São Paulo: CEAC, ano 6, n. 8, 1984.
MOURA, Adailton. 'Negrão pra conseguir alguma coisa é f*da', diz músico Roberto Di Melo. Site da Uol. 21/08/2021. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/21/negrao-pra-conseguir-alguma-coisa-e-foda-diz-musico-roberto-di-melo.htm. Acesso em. 11/01/2022.
MEDAGLIA, Júlio. Música impopular. São Paulo: Global, 1988. MELO, Di. Lázaro Ramos e a sensibilização através da música. Programa Espelho com Lázaro Ramos. Canal Brasil. 2018. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=w57YFWIQ1Po&t=577s&ab_channel=CanalBrasil. Acesso em. 14/02/2022 OLIVEIRA, Alan e Rubens Pássaro. Documentário Di Melo, O Imorrível. 2011. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SPedp3RSZ4U&ab_channel=DiMeloOImorr%C3%ADvel. Acesso em. 14/02/2022
27
PRUDÊNCIO, Washington Luís Teodoro. SÉRGIO SAMPAIO: ANTITROPICALISMO NA CANÇÃO DE UM TROPICALISTA CONVICTO, Universidade federal do Rio Grande do Sul, 2010.
RONDEL, L. D. S. Las Perspectivas Nomotética e Ideográfica em el trato a la realidad estudiada por las ciências sociales .Orientación y Consulta, v.9, n.0, 2003.
SALVATORE, S.; VALSINER, J. Between the general and the unique: Overcoming the nomothetic versus idiographic opposition. Theory & Psychology, v. 20, n. 6, p. 817-833, 2010.
VALÉRIO, T.A.M., Ferreira-Novaes, N.M. Preserved Traces of Destroyed Sign Hierarchy: From Genetic Parenting to Adoptive Parenting. M. M. C. D. P. Lyra, M. A. Pinheiro (eds.), Cultural Psychology as Basic Science, SpringerBriefs in Psychology, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-01467-4_9 Acesso em. 15/12/2021.
VALSINER, J. (1998). The Guided Mind. USA: Harvard University Press.
VALSINER, J. (2008). Open intransitivity cycles in development and education: Pathways to synthesis. European Journal of Psychology of Education. Vol.XXIII, nº 2, 131-147. I.S.P.A.
VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Trad. Ana Cecília S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
ZAN, José Roberto. Jards Macalé: desafinando coros em tempos sombrios. Revista USP, dossiê música brasileira, São Paulo, n.º 87, set./out. 2010.
ZITTOUN. T. Dynamics of life-course transitions: a methodological reflection. Dynamic Process Methodology in the Social and Developmental Sciences. Chapter 18. Springer US, 2009, 405-429.
ZITTOUN. T. Life-course: a social-cultural perspective. In: VALSINER, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Culture and Psychology. New York: Oxford University Press, 2012.
ZITTOUN, T.; GILLESPIE, A. Imagination in human and cultural development. London: Routledge, 2016. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Música - história e crítica | pt_BR |
dc.title | Di Melo, um olhar sobre a expansão na esfera de experiência artística: entre rupturas e transições | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5843775470725266 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valério, Tatiana Alves de Melo, | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.b r/830418818221097 0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, João Roberto Ratis Tenório da, | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Robson Rodrigues, | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2 659442558566241 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 5797130447200641 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo de caso busca entender e analisar três processos de rupturas e transições na trajetória artístico-musical do recifense Di Melo: rompimento com a gravadora após não remuneração devida do disco homônimo lançado em 1975; pseudo-morte e ressurgimento e gravação de um documentário sobre sua vida. Para desenvolver a argumentação deste estudo, adotamos os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Cultural Semiótica, especificamente os conceitos de trajetória de vida, esferas de experiência e ruptura-e- transição. Para construção de dados, recorremos à análise de entrevistas para programas de TV, documentário, além de uma entrevista semiestruturada com o artista, através de uma rede social. Os resultados sinalizam que através da análise de três fluxos que podem ocorrer nos processos de transição (Construção de significado, Redimensionamento da identidade e Aquisição de habilidades e conhecimento), foi possível reconhecer um fenômeno sociocultural que ocorreu na trajetória de vida do artista, que nominamos expansão da esfera de experiência, que expandiu de musical para artística, de modo a integrar as diversas expressões de arte que Di Melo foi construindo ao longo de sua trajetória. | pt_BR |