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dc.creatorSouza, Edilma Carvalho de
dc.date.accessioned2022-05-20T12:27:25Z
dc.date.available2022-05-20T12:27:25Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.identifier.citationSOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609
dc.description.abstractThis article aims to answer the following question: which rhetorical resources constitute the advertising text of print media? The purpose of advertising is to sell products, services and ideas and, for that, it uses persuasion in order to change the behavior of the interlocutor/consumer so that he starts the act of consumption. Therefore, ads need to be expressive, creative and objective, so that they can reach their target audience. Thus, the advertising text resorts to the resources of language, specifically, those of rhetoric, in order to fulfill its role. This work has as general objective to understand the resources of rhetoric in the constitution of two advertising texts in print media and to describe and analyze the resources of rhetoric used in the structure of texts to promote persuasion. Through a documentary analysis with an explanatory approach, the resources that make up the rhetoric in the construction of advertisements were identified, elucidating the elements that, in the light of Aristotelian rhetoric, build the persuasion process.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento. Conjecturas para uma retórica do design [gráfico], 2009. Tese (Doutorado) PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999. CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a lingaguem da sedução. 3. ed., 7. impres. São Paulo: Ática, 2006. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16. ed., 4. impres., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios). FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Franscisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed., 2. impres. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MESQUITA, António Pedro (coord.). Obras completas de Aristóteles. vol VIII, tomo I. Lisboa, 2005. (Biblioteca de Autores Clássicos). REVISTA QUATRO RODAS, ed. 742., São Paulo: Abril, Fev. 2021. ROCHA, Júlio César (org.) et.al. Grandes temas de marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza,CE: Ponta, 2001. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa). SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. 4. reinp., rev e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subjectAnúncios - Jornaispt_BR
dc.subjectTexto publicitáriopt_BR
dc.titleOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000480474620805pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee2Cortez, Joilza Xavier Cortez
dc.contributor.referee3Silva, Karla Janaína Alexandre da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6416582391544732pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380888014695775pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasãopt_BR


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