dc.creator | Santos, Maria Franciely Freitas dos | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T11:24:53Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T11:24:53Z | |
dc.date.issued | 2021-12-30 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Franciely Freitas dos. Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas. 2021. 28 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/584 | |
dc.description.abstract | Astronomy is the kind of subject that naturally arouses people's curiosity, regardless
of their age group. The internet is able to connect people all over the world. Soon,
preparing an astronomy course for students from anywhere in the country became
possible. This article aims to report the development of a didactic intervention for the
teaching of stellar astronomy. The intervention was performed on the condition of an
online short course, with 76 students and duration of 10 hours. At the conclusion of
the study, it was observed to analyze that the teaching of stellar astronomy remotely
is accessible to students of different academic levels becoming an effective method
to complement the teaching of various subjects of physics. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | A fonte de energia das estrelas – fusão e núcleo-síntese. 11 slides. Universidade de
Coimbra. Acesso em 02 dez. 2021.
CARCIOF, A.C. O NASCIMENTO DAS ESTRELAS EVOLUÇÃO ESTELAR.
Disponível em <http://www.astro.iag.usp.br/~carciofi/aulas_aga0210/aula9.pdf>.
Acesso em 07 dez. 2021.
DIAS, C. A. C. M.; SANTA RITA, J. R. INSERÇÃO DA ASTRONOMIA COMO
DISCIPLINA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana de
Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 6, p. 55–65, 2008. DOI:
10.37156/RELEA/2008.06.055. Disponível em:
https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 28 jun.
2021.
FILHO, Kepler de Souza Oliveira. Reações nucleares. Astronomia e astrofísica,
2014. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/evol/reacoes/reacoes.htm>. Acesso em
16 dez. 2021.
HAWKING, S. W. Buracos negros: palestras da BBC Reith Lectures / Stephen
Hawking; tradução Cássio de Arantes Leite. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca,
2017.
HORVATH, Jorge Ernesto. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA
E ASTROFÍSICA ESTELARES NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino
de Física, v. 35, n. 4, 4501, 2013. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/cQ7WGXc3QJvJYFLvRk6fTvd/?lang=pt&format=pdf.
Acesso em 29 jun. 2021.
Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância /CARVALHO, Luis
Osete Ribeiro. DUARTE, Francisco Ricardo. MENEZES, Afonso Henrique Novaes.
SOUZA Tito Eugênio Santos [et al.]. – Petrolina-PE, 2019.
83 p.: 20 cm. 1 Livro digital.
MOREIRA, MARCO ANTONIO. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos
Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 94 [Acessado 12 Janeiro 2022], pp. 73-80.
Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006>. ISSN 1806-
9592. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria de
Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2006. 135 p.
PERCY, J. R. TEACHING ASTRONOMY: WHY AND HOW?. The Journal of the
American Association of Variable Star Observers, Massachusetts (EUA), n. 1, p.
248-254, 2006. Disponível em: http://adsabs.harvard.edu/pdf/2006JAVSO..35..248P.
Acesso em 28 de jun. 2021.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. PANDEMIA DO COVID-19 E O
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE.
EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-
3828.2020v10n1p41-57. Disponível em:
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 7 dez. 2021.
Santos, Harley & Lucas, Lucken & Trevisan Sanzovo, Daniel & Pimentel, Renan.
(2019). O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão
sistemática de literatura. Research, Society and Development. 8. 2284812.
10.33448/rsd-v8i4.812.
SCHWARZA. Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia. São
Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa,
São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VIEIRA, Mônica Bandecchi da Fonseca. Astrofísica Estelar para o Ensino Médio:
análise de uma proposta. 2018. Dissertação (Mestrado em História da Astronomia e
da Cosmologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, University of São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.14.2019.tde-07072018-
124501. Acesso em: 2021-06-29. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Astronomia estelar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de astronomia | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.title | Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Magda Cristina Pedroza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9772869666291565 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souto, Thiago Vinicius Sousa | |
dc.contributor.referee2 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491708141334633 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das
pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar
pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia para alunos de
qualquer lugar do país tornou-se possível. Este artigo tem como objetivo relatar o
desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino da astronomia estelar. A
intervenção foi realizada na condição de um minicurso online, com 76 estudantes e
duração de 10 horas. Ao concluir o estudo, foi observado que o ensino de
astronomia estelar de forma remota é acessível para alunos de diferentes níveis
acadêmicos, tornando-se um método que favorece a complementação do ensino de
diversos assuntos da física. | pt_BR |