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dc.creatorSantos, Maria Franciely Freitas dos
dc.date.accessioned2022-05-12T11:24:53Z
dc.date.available2022-05-12T11:24:53Z
dc.date.issued2021-12-30
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Franciely Freitas dos. Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas. 2021. 28 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/584
dc.description.abstractAstronomy is the kind of subject that naturally arouses people's curiosity, regardless of their age group. The internet is able to connect people all over the world. Soon, preparing an astronomy course for students from anywhere in the country became possible. This article aims to report the development of a didactic intervention for the teaching of stellar astronomy. The intervention was performed on the condition of an online short course, with 76 students and duration of 10 hours. At the conclusion of the study, it was observed to analyze that the teaching of stellar astronomy remotely is accessible to students of different academic levels becoming an effective method to complement the teaching of various subjects of physics.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationA fonte de energia das estrelas – fusão e núcleo-síntese. 11 slides. Universidade de Coimbra. Acesso em 02 dez. 2021. CARCIOF, A.C. O NASCIMENTO DAS ESTRELAS EVOLUÇÃO ESTELAR. Disponível em <http://www.astro.iag.usp.br/~carciofi/aulas_aga0210/aula9.pdf>. Acesso em 07 dez. 2021. DIAS, C. A. C. M.; SANTA RITA, J. R. INSERÇÃO DA ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 6, p. 55–65, 2008. DOI: 10.37156/RELEA/2008.06.055. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 28 jun. 2021. FILHO, Kepler de Souza Oliveira. Reações nucleares. Astronomia e astrofísica, 2014. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/evol/reacoes/reacoes.htm>. Acesso em 16 dez. 2021. HAWKING, S. W. Buracos negros: palestras da BBC Reith Lectures / Stephen Hawking; tradução Cássio de Arantes Leite. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. HORVATH, Jorge Ernesto. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA ESTELARES NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, 4501, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/cQ7WGXc3QJvJYFLvRk6fTvd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 29 jun. 2021. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância /CARVALHO, Luis Osete Ribeiro. DUARTE, Francisco Ricardo. MENEZES, Afonso Henrique Novaes. SOUZA Tito Eugênio Santos [et al.]. – Petrolina-PE, 2019. 83 p.: 20 cm. 1 Livro digital. MOREIRA, MARCO ANTONIO. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 94 [Acessado 12 Janeiro 2022], pp. 73-80. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006>. ISSN 1806- 9592. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. PERCY, J. R. TEACHING ASTRONOMY: WHY AND HOW?. The Journal of the American Association of Variable Star Observers, Massachusetts (EUA), n. 1, p. 248-254, 2006. Disponível em: http://adsabs.harvard.edu/pdf/2006JAVSO..35..248P. Acesso em 28 de jun. 2021. RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316- 3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 7 dez. 2021. Santos, Harley & Lucas, Lucken & Trevisan Sanzovo, Daniel & Pimentel, Renan. (2019). O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development. 8. 2284812. 10.33448/rsd-v8i4.812. SCHWARZA. Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. VIEIRA, Mônica Bandecchi da Fonseca. Astrofísica Estelar para o Ensino Médio: análise de uma proposta. 2018. Dissertação (Mestrado em História da Astronomia e da Cosmologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, University of São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.14.2019.tde-07072018- 124501. Acesso em: 2021-06-29.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomia estelarpt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleIntrodução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194934005077164pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Magda Cristina Pedroza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772869666291565pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia para alunos de qualquer lugar do país tornou-se possível. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino da astronomia estelar. A intervenção foi realizada na condição de um minicurso online, com 76 estudantes e duração de 10 horas. Ao concluir o estudo, foi observado que o ensino de astronomia estelar de forma remota é acessível para alunos de diferentes níveis acadêmicos, tornando-se um método que favorece a complementação do ensino de diversos assuntos da física.pt_BR


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