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dc.creatorSilva, Bianka dos Santos da
dc.date.accessioned2022-05-02T21:50:50Z
dc.date.available2022-05-02T21:50:50Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.identifier.citationSILVA, Bianka dos Santos da. Estágio supervisionado: a influência no ser professor para os estudantes da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife . 46f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/547
dc.description.abstractSeeking to address the influence of the Supervised Curriculum Internship in teacher education, we reflect on the impact that the internship promotes in the education of students, analyzing the internship reports of students, graduates and through the speeches of the professors responsible for the curricular component in the Degree in Geography at IFPE Recife Campus. To answer these questions, first, a survey of the literature on teaching knowledge and practices was carried out, in which we anchored mainly on the contributions of the following authors: TARDIF, PIMENTA, CAVALCANTI, among others. A documental analysis was made regarding the Licentiate Degree in Geography at IFPE. The methodological instruments used were questionnaires with students and professors of the course and analysis of reports. From this, we obtained important speeches from both teachers and students who guide this research for a better understanding and understanding of the issues of teacher vision and identity that some have obtained since kindergarten. We hope, based on the results, to contribute to the reflection on the teacher training of undergraduates offered in the course.pt_BR
dc.format.extent46f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARREIRO, I. M. F. Estágio Curricular na formação de Professores: Propostas e Possibilidades no Espaço Escolar In: ___. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006. p. 87115. BEZERRA, COSTA, MARQUES. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, 212 – 221, set/dez. de 2016. Disponível em: www.ebrapem2016.ufpr.br.Acesso em: 25 fev.2020. BORGES, V. J.; BITTE, R. C. F. Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 30-47, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799. Disponível em: www.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6900. Acesso em: 29 abr. 2021. BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Modalidade presencial. Recife: MEC/SETEC, 2014. 164 p. Disponível em:http://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/Licenciaturas/geografia/pr ojeto-pedagogico/ppc_Geografia.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020. BRASIL. ResoluçãoCNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília, 2015. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138p. CASTELLAR, S.M. V. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre, v. 1, n. 14, p. 51-59, 2015. CASTROGIOVANNI, A.C. Turismo e Espaço: reflexões necessárias na pós modernidade. In GASTAL, S.; CASTROGIOVANNI, A.C. (ORGS). Turismo na pósmodernidade (des) inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Necessidades formativas do professor de Ciências. In:______ Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 9-64 CATANI, D. B.et al. (orgs). Universidade, escola e formação de Professores. São Paulo: Brasiliense,1987. 199p. CAVACO, M. H. Ofício de professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto, 1995. p. 84-107. FÁVERO, L. L. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p. FELDKERCHER, N. S. Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores.Revista Paidéia-Revista Científica de Educação a Distância 2 (1). Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/viewFile/83/4 9. Acesso em: 18fev.2021. HALBWACHS, M. (2004). La memoria colectiva (Vol. 6). Prensas de laUniversidad de Zaragoza. LIMA, M. S. L. A escola como espaço de formação docente. In: ____ Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber livro, 2012. p.85-120. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 28 jul. 2020. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 4 ed. p.43 e 44. 1992. MARTINS, R. E. M.;TONINI I.M. A importância do Estágio Supervisionado em Geografia do saber/ fazer docente.Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, 2016. MELLO, S. P. T.; LINDNER, L. M. T. A contribuição dos estágios na formação docente: observações de alunos e professores. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9, 2012, Caxias do Sul – RN. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012. Online. MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2010. NÓVOA, A. (Org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida.(Org.)Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992. PASSINI, E. Y. Prática de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade entre Teoria e Prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 73p. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009. PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: ____ Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.33-57. SILVA, C. V. R.; SILVA, R. D. A formação inicial do(a) professor(a) de Geografia: um estudo das representações sociais do ser professor(a).ColloquiumHumanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 17, p. 264–279, 2020. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3681. Acesso em: 23 abr. 2021. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. VESENTINI, J. W. (org). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas/SP: Papirus, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia -Ensinopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectInfluência docentept_BR
dc.subjectProfessor formadorpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleEstágio supervisionado: a influência no ser professor para os estudantes da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8198226194091055pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Fernanda Guarany Mendonça
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783592629711288pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Ana Paula Torres
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902195199314415pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoBuscando abordar a influência do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente, refletimos sobre o impacto que o estágio promove na formação dos estudantes, analisando os relatórios de estágio de estudantes, egressos e através das falas dos docentes responsáveis pelo componente curricular na Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife. Para responder a essas questões, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os saberes e práticas docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF, PIMENTA, CAVALCANTI , entre outros. Foi feita uma análise documental a respeito do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE.Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionários com estudantes e docentes do curso e análise dos relatórios. A partir disso obtivemos falas importantes tanto de docentes quando de estudantes que norteiam essa pesquisa para um melhor entendimento e compreensão das questões de visão docente e identidade que alguns obtém desde o jardim da infância.Esperamos a partir dos resultados contribuir para a reflexão sobre a formação docente dos licenciandos ofertada no curso.pt_BR


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