dc.relation | BARREIRO, I. M. F. Estágio Curricular na formação de Professores: Propostas e Possibilidades no Espaço Escolar In: ___. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006. p. 87115.
BEZERRA, COSTA, MARQUES. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, 212 – 221, set/dez. de 2016. Disponível em: www.ebrapem2016.ufpr.br.Acesso em: 25 fev.2020.
BORGES, V. J.; BITTE, R. C. F. Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 30-47, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799. Disponível em: www.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6900. Acesso em: 29 abr. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Modalidade presencial. Recife: MEC/SETEC, 2014. 164 p. Disponível em:http://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/Licenciaturas/geografia/pr ojeto-pedagogico/ppc_Geografia.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020.
BRASIL. ResoluçãoCNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138p.
CASTELLAR, S.M. V. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre, v. 1, n. 14, p. 51-59, 2015.
CASTROGIOVANNI, A.C. Turismo e Espaço: reflexões necessárias na pós modernidade. In GASTAL, S.; CASTROGIOVANNI, A.C. (ORGS). Turismo na pósmodernidade (des) inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Necessidades formativas do professor de Ciências. In:______ Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 9-64
CATANI, D. B.et al. (orgs). Universidade, escola e formação de Professores. São Paulo: Brasiliense,1987. 199p.
CAVACO, M. H. Ofício de professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto, 1995. p. 84-107.
FÁVERO, L. L. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p.
FELDKERCHER, N. S. Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores.Revista Paidéia-Revista Científica de Educação a Distância 2 (1). Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/viewFile/83/4 9. Acesso em: 18fev.2021.
HALBWACHS, M. (2004). La memoria colectiva (Vol. 6). Prensas de laUniversidad de Zaragoza.
LIMA, M. S. L. A escola como espaço de formação docente. In: ____ Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber livro, 2012. p.85-120.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 28 jul. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 4 ed. p.43 e 44. 1992.
MARTINS, R. E. M.;TONINI I.M. A importância do Estágio Supervisionado em Geografia do saber/ fazer docente.Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, 2016.
MELLO, S. P. T.; LINDNER, L. M. T. A contribuição dos estágios na formação docente: observações de alunos e professores. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9, 2012, Caxias do Sul – RN. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012. Online.
MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2010.
NÓVOA, A. (Org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida.(Org.)Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992.
PASSINI, E. Y. Prática de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade entre Teoria e Prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 73p.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: ____ Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.33-57.
SILVA, C. V. R.; SILVA, R. D. A formação inicial do(a) professor(a) de Geografia: um estudo das representações sociais do ser professor(a).ColloquiumHumanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 17, p. 264–279, 2020. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3681. Acesso em: 23 abr. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VESENTINI, J. W. (org). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas/SP: Papirus, 2007. | pt_BR |