Mostrar registro simples

dc.creatorSilva Junior, José Benedito Siqueira da
dc.date.accessioned2021-11-22T19:40:44Z
dc.date.available2021-11-22T19:40:44Z
dc.date.issued2021-08-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/390
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, [S. I.], v. 7, n. 1, p. 257-275, maio 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 15 jun. 2021 BARRERE, E. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. In: Jornada de Atualização em Informática na Educação, 03., 2014, Mato Grosso do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. Disponível em: http://brie.org/pub/index.php/pie/article/view/3154/2668. Acesso em: 15 jun.2021 BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Artigo publicado em 06/07/20. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensinoremoto-emergencial-e-a-educacao-a- -distancia/. Acesso em 28 jun. 2021. BRECHT, H. D.; OGILBY, S. M. E. A Comprehensive Teaching Strategy: Video Lectures. Journal of Information Technology Education: Innovations in practice, California, v. 7, p 72-86. jan. 2008. CAMARGO, L. D. V. L.; GAROFALO, S.; COURA-SOBRINHO, J. Migrações da aula presencial para a videoaula: uma análise da alteração de mídium. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 13, n. 2, p. 71-86, nov. 2011. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/690. Acesso em: 3 maio 2021. CINELLI, N. P. F. A influência do vídeo no processo de aprendizagem. 2003. Engenharia de Produção. 2003. 72 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. CRUZ, D. M. Aprendizagem por videoconferência. In: LITTO F. M.; FORMIGA M. C. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, v. 1, p. 87-94. DOTTA, S. C. et al.. Abordagem dialógica para a condução de aulas síncronas em uma webconferência. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 10., 2013, Belém. Anais[...] Belém: Unirede, 2013. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/. Acesso em: 16 jul. 2021. DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: CONEDU - Edição Online, 07., 2020, Maceió. Anais [...]. CONEDU - Edição Online, 07., 2020,2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anaisvii-conedu---edicao-online. Acesso em: 16 jul. 2021. FRANCISCONI, V.; KRYSZCZUN, G. W. ; BOFF, E. T. O. O uso de vídeo como material didático relevante para a significação dos conceitos de ciências da educação básica. In: Seminário de Iniciação Científica, 23., 2015, Ijuí. Anais[…] [S.I.] Salão do Conhecimento, 2015. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/iss ue/view/169. Acesso em: 16 jul. 2021 FISCARELLI, R. B. de O. Material didático e prática docente. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 4 maio. 2021. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 171 p. GONÇALVES, R. V. da S. Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do COVID 19. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em química). Instituto Federal de Pernambuco, Ipojuca. GRUBER, Arthur. Covid-19: o que se sabe sobre a origem da doença. Jornal da USP, 14 abr.2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-quese-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/. Acesso em: 12 jun. 2021. GOOGLE. Google workspace, c2006. Página inicial. Disponível em https://workspace.google.com/intl/pt-BR/products/forms/ Acesso em: 12 jun. 202. HODGES, C. et al. A diferença entre ensino remoto emergencial e ensino a distância. Debate Terminológico, [S. I.], n. 18. p. 92-100, 2020. MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EaD in: CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 15., 2009. Fortaleza. Anais[...]. [S. I.], Associação Brasileira de Educação a Distância, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/trabalhos1.asp. Acesso em: 16 jul. 2021. MEDEIROS, S. F. de L. Estudo das Preferências de Alunos e Professores sobre Videoaula para Identificar Requisitos de Software para Ferramentas de Produção. 2016, 127 p. Dissertação (Mestrado em Informática) Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. MENEZES, A. H. N. et al.. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina: Univasf, 2019. v. 1. 83 p. MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Informática na Educação, [Porto Alegre], v. 3, n.1, p. 137-144, 2000. MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 1-35 2020. DOI 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 16 jul. 2021. MOREIRA, J. A.; Henriques, S.; Barros, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em:https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 16 jul. 2021. PIRES BRITO, S. B. et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Deebat, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 54-63, abr. 2020. DOI: 10.22239/2317-269x.01531. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531. Acesso em: 11 jul. 2021. ROCHA, H. C. G. Estudo de caso acerca da timidez na Educação Infantil. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2018. SILVA, P. A. dos S. Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Pernambuco, Ipojuca. SILVA, J. L. et al. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012. YIN, R. k. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2001. 205 p.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.titleAulas síncronas gravadas: influência no estudo individual do estudantept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4830549959360359pt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Paula Barone da Paz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548417315843934pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples