dc.relation | ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas
públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EMREDE - REVISTA
DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, [S. I.], v. 7, n. 1, p. 257-275, maio 2020.
Disponível em:
https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso
em: 15 jun. 2021
BARRERE, E. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e
bricolagem. In: Jornada de Atualização em Informática na Educação, 03., 2014,
Mato Grosso do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de
Computação, 2014. Disponível em: http://brie.org/pub/index.php/pie/article/view/3154/2668. Acesso em: 15 jun.2021
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância.
Artigo publicado em 06/07/20. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensinoremoto-emergencial-e-a-educacao-a- -distancia/. Acesso em 28 jun. 2021.
BRECHT, H. D.; OGILBY, S. M. E. A Comprehensive Teaching Strategy: Video
Lectures. Journal of Information Technology Education: Innovations in
practice, California, v. 7, p 72-86. jan. 2008.
CAMARGO, L. D. V. L.; GAROFALO, S.; COURA-SOBRINHO, J. Migrações da
aula presencial para a videoaula: uma análise da alteração de mídium.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 13, n. 2, p. 71-86,
nov. 2011. Disponível em:
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/690. Acesso em: 3
maio 2021.
CINELLI, N. P. F. A influência do vídeo no processo de aprendizagem.
2003. Engenharia de Produção. 2003. 72 p. Dissertação (Mestrado em
Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2003.
CRUZ, D. M. Aprendizagem por videoconferência. In: LITTO F. M.; FORMIGA
M. C. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2009, v. 1, p. 87-94.
DOTTA, S. C. et al.. Abordagem dialógica para a condução de aulas síncronas
em uma webconferência. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a
Distância, 10., 2013, Belém. Anais[...] Belém: Unirede, 2013. Disponível em:
https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/. Acesso em: 16 jul. 2021.
DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da
mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: CONEDU - Edição
Online, 07., 2020, Maceió. Anais [...]. CONEDU - Edição Online, 07., 2020,2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anaisvii-conedu---edicao-online. Acesso em: 16 jul. 2021.
FRANCISCONI, V.; KRYSZCZUN, G. W. ; BOFF, E. T. O. O uso de vídeo
como material didático relevante para a significação dos conceitos de ciências
da educação básica. In: Seminário de Iniciação Científica, 23., 2015, Ijuí.
Anais[…] [S.I.] Salão do Conhecimento, 2015. Disponível em:
https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/iss
ue/view/169. Acesso em: 16 jul. 2021
FISCARELLI, R. B. de O. Material didático e prática docente. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007.
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454.
Acesso em: 4 maio. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,
2002. 171 p.
GONÇALVES, R. V. da S. Novos desafios e estratégias de ensino dos
professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do COVID 19.
2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em química).
Instituto Federal de Pernambuco, Ipojuca.
GRUBER, Arthur. Covid-19: o que se sabe sobre a origem da doença. Jornal
da USP, 14 abr.2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-quese-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/. Acesso em: 12 jun. 2021.
GOOGLE. Google workspace, c2006. Página inicial. Disponível em
https://workspace.google.com/intl/pt-BR/products/forms/ Acesso em: 12 jun.
202.
HODGES, C. et al. A diferença entre ensino remoto emergencial e ensino a
distância. Debate Terminológico, [S. I.], n. 18. p. 92-100, 2020.
MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EaD in: CIAED -
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 15., 2009. Fortaleza.
Anais[...]. [S. I.], Associação Brasileira de Educação a Distância, 2009.
Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/trabalhos1.asp. Acesso
em: 16 jul. 2021.
MEDEIROS, S. F. de L. Estudo das Preferências de Alunos e Professores
sobre Videoaula para Identificar Requisitos de Software para Ferramentas
de Produção. 2016, 127 p. Dissertação (Mestrado em Informática)
Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
MENEZES, A. H. N. et al.. Metodologia científica: teoria e aplicação na
educação a distância. Petrolina: Univasf, 2019. v. 1. 83 p.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias.
Informática na Educação, [Porto Alegre], v. 3, n.1, p. 137-144, 2000.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de
educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 1-35 2020. DOI
10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 16 jul.
2021.
MOREIRA, J. A.; Henriques, S.; Barros, D. Transitando de um ensino remoto
emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia.
Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI
10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível
em:https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 16 jul.
2021.
PIRES BRITO, S. B. et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século
XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health
Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Deebat,
[S. l.], v. 8, n. 2, p. 54-63, abr. 2020. DOI: 10.22239/2317-269x.01531.
Disponível em:
https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531.
Acesso em: 11 jul. 2021.
ROCHA, H. C. G. Estudo de caso acerca da timidez na Educação Infantil.
2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente,
2018.
SILVA, P. A. dos S. Abordagem pedagógica no ensino de química em
tempos de aulas remotas. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Licenciatura em Química). Instituto Federal de Pernambuco, Ipojuca.
SILVA, J. L. et al. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do
ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros.
Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012.
YIN, R. k. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre:
Bookman; 2001. 205 p. | pt_BR |